Filmes e Séries

Conheça os melhores filmes e livros para aproveitar em dias frios

(0 Estrelas - 0 Votos)

Que tal aproveitar o clima para colocar atualizar a lista dos filmes e livros que você vai conferir durante o mês? Confira a nossa seleção!

Não tem jeito! Quando o frio se aproxima, nós, brasileiros, pensamos logo em tudo o que podemos fazer para aproveitar estes dias tão agradáveis no interior de nossas cobertas confortáveis e na companhia de uma boa bebida quentinha, é claro. Que tal aproveitar o clima de montanha para colocar atualizar a lista dos filmes e livros que você vai conferir durante este mês?

Como sabemos que essa é uma tarefa super importante, nós selecionamos alguns dos melhores filmes e livros para você aproveitar nestes dias frios de junho. Pegue a pipoca, um cházinho e confira a lista!


A Era do Gelo (2002), Chris Wedge e Carlos Saldanha

Em uma época muito distante vivem o mamute Manny (Ray Romano/Diogo Vilela), o tigre de dente de sabre Diego (Dennis Leary/Márcio Garcia) e a preguiça-gigante Sid (John Leguizamo/Tadeu Melo). Um dia, os amigos encontram um menino esquimó totalmente sozinho e decidem ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na saga para manter a sua amada noz protegida de outros predadores.

Para ir além do filme…

A Era do Gelo – A confusão com a mamãe, Sierra Harimann

Sid vivia sozinho , até ter a ideia de adotar três filhotes de dinossauro! O problema é que eles já tinham mãe. Quando aparece para buscar os bebês na caverna do Sid, ela o leva junto para um lugar que ele nunca tinha visto. No fim, os dois até são bem. Será que a preguiça resolveu ficar de vez na selva dos dinossauros?


As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), Andrew Adamson

Os irmãos Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) vivem em plena 2ª Guerra Mundial em uma propriedade rural na Inglaterra. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Neste mundo, seres estranhos vivem sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton). Orientados pelo leão Aslam, as crianças decidem ajudar na luta contra o domínio de Jadis.

Para ir além do filme…

As Crônicas de Nárnia – Volume Único, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia – Volume Único oferece aos leitores viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal em seis livros que, juntos, ficaram conhecidos como ”As crônicas de Nárnia”, e estão reunidos nesse volume de C. S. Lewis.


Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), Michel Gondry

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) tentaram durante anos fazer com que o seu relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecê-lo para sempre e aceita passar por um tratamento experimental que retira de sua memória os momentos vividos com o ex. Depois de saber da atitude de Clementine, Joel decide se submeter também ao tratamento. Porém, ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória.


Comer, Rezar, Amar (2010), Ryan Murphy

Depois de identificar problemas em todos os seus relacionamentos amorosos, Elizabeth (Julia Roberts) decide largar tudo para viver experiência em diferentes lugares do mundo durante um ano. Nesse período, ela vai para a Índia, Itália e Bali e tenta se reencontrar em uma viagem profunda de autoconhecimento.

Para ir além do filme…

Comer Rezar Amar, Elizabeth Gilbert

Em Comer Rezar Amar, Elizabeth Gilbert apresenta um relato autobiográfico sobre as mudanças drásticas que fez na vida em prol da felicidade. Neste livro, a autora conta sobre as viagens que fez para explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas.


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), Jean-Pierre Jeunet

Em sua nova casa no bairro parisiense de Montmartre, Amélie (Audrey Tautou) encontra uma caixa escondida no banheiro. Com a percepção de que o objeto pertenceria ao antigo morador, ela decide procurá-lo e, assim, encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao perceber a alegria do rapaz em recuperar o objeto, Amélie passa a ajudar as pessoas que a rodeiam e cria um novo sentido para a sua existência.


O Iluminado (1980), Stanley Kubrick

No inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para o trabalho como vigia em um hotel no Colorado e se muda para lá com a mulher (Shelley Duvall) e o filho (Danny Lloyd). Mas isolamento começa a lhe causar problemas mentais e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos do passado, também causados pelo isolamento excessivo.

Para ir além do filme…

O Iluminado, Stephen King

“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que ele deseja é um pouco de paz para dedicar-se à escrita. Mas, conforme o inverno chega, o paraíso começa a parecer cada vez mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.


Orgulho e Preconceito (2005), Joe Wright

Na Inglaterra de 1797 vivem as irmãs Bennet: Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan). Criadas por uma mãe preocupada em encontrar maridos para as filhas, na juventude, cada uma das irmãs escolhe um destino diferente para si. Enquanto algumas vivem agitadas em busca de um casamento, Elizabeth decide que não irá se dedicar aos cuidados de um homem. Isso, pelo menos, até conhecer o sr. Darcy (Matthew Macfadyen).

Para ir além do filme…

Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade. Isso pelo menos até Catherine casar-se com um outro homem. A nova relação trará consequências irreversíveis para todos os que se relacionam com ela.


Recife Frio (2009), Kleber Mendonça Filho

Em Recife, cidade onde as temperaturas geralmente eram elevadas, há uma grande reviravolta climática: o lugar passa de tropical para frio, chuvoso e triste. A partir de agora, os habitantes da capital precisarão se adaptar a essa nova Recife.

Para ir além do filme…

Três roteiros, Kleber Mendonça Filho

Em Três Roteiros, Kleber Mendonça Filho apresenta os roteiros finalizados dos seus três longa-metragens: “O Som Ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”. Alinhados com os acontecimentos reais do Brasil, os roteiros do cineasta pernambucano apresentam uma maneira de encarar o país de frente, tanto na tela quanto nas páginas.


What Happened, Miss Simone? (2015), Liz Garbus

What Happened, Miss Simone? narra a história da cantora, pianista e ativista norte-americana Nina Simone. Com gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas, o documentário constrói um retrato de Miss Simone, uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos na história da música.

Para ir além do filme…

História Social do Jazz, Eric J. Hobsbawm

Em História Social do Jazz, Eric J. Hobsbawm analisa o jazz como criação revolucionária dos negros diante de uma história de escravidão. No livro, a música é analisada como elemento em um contexto de resistência e em um quadro mais amplo: a industrialização e as transformações no padrão de consumo de pretos e brancos, a relação do jazz com a indústria de discos e espetáculos, a popularização e seus cultores.


Quais dicas da lista você vai curtir hoje?


Yasmin Lisboa

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

One thought on “Conheça os melhores filmes e livros para aproveitar em dias frios

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores