9 livros para conversar com as crianças sobre os sonhos

(5 Estrelas - 1 Votos)

Você costuma falar com os pequenos sobre a importância dos sonhos? Conheça nove livros infantis que abordam esse assunto. Boa leitura!

Comum a todos os seres humanos, o ato de sonhar permite com que os indivíduos vivam experiências que habitam a sua consciência, mas costumam serem bloqueadas por sua mente em estado de vigília. No livro “A interpretação dos sonhos”, Sigmund Freud ressalta a importância da busca pelo entendimento do que os nossos sonhos têm a dizer, visto que, de acordo com o psiquiatra, eles representam uma “mensagem” enviada pelo nosso inconsciente e, portanto, têm um significado.

Durante o sono ou fora dele, verdade é que os sonhos oferecem novos sentidos às vidas de cada um de nós e orientam os indivíduos em direção aos seus desejos e aspirações mais íntimos. Por isso, é fundamental que os adultos conversem com as crianças sobre esse assunto e, principalmente, as incentivem a sonhar. Você costuma falar com as crianças sobre a importância dos sonhos? Nós selecionamos nove livros que vão ajudar você nesta conversa. Confira!


A casa onde os sonhos se realizam (Tan Tan), Seon Hye Chang

O livro de Seon Hye Chang conta a história de uma criança que quer ser muitas coisas. Ao entrar na casas onde os sonhos se realizam, ela pode tornar-se tudo o que quiser.


Blackbird Fly: Aprendendo a Voar, Erin Entrada Kelley

Quando Apple Yengko é eleita a terceira menina mais feia da escola, sua vida começa a virar de cabeça para baixo bem rápido, e a música se torna sua única saída. Mas, aos poucos, a música, os Beatles, o sr. Z (o professor de música superlegal da escola) e, principalmente, seus dois novos e inesperados amigos mostram a Apple que, às vezes, ir contra a multidão é melhor do que se perder nela.


Da minha janela, Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.


Gente pequena, Grandes sonhos. Frida Kahlo,
María Isabel Sánchez Vegara

Quando Frida era jovem, ela sofreu um grave acidente de trânsito que mudou sua vida para sempre. Como não podia caminhar, a menina começou a pintar deitada na cama. Os autorretratos de Frida refletem a sua dor e sofrimento, mas também a sua paixão pela vida e o instinto de sobrevivência que a tornaram uma das artistas mais famosas do século XX.


Histórias de Índio, Daniel Munduruku

Em sua primeira parte, Histórias de Índio nos apresenta a história de Kaxi, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de o pajé tê-lo escolhido como seu sucessor. Para ser iniciado nos segredos da pajelança, o pajé lhe ensina que é preciso sonhar, pois nos sonhos residem os grandes mistérios da vida. Em seguida, o autor relata com bom humor as suas experiências no “mundo dos brancos” e comenta a situação dos povos indígenas no Brasil.


Histórias para Sonhar Acordado, João Anzanello Carrascoza

Baseado nas histórias contadas por seu pai, João Anzanello Carrascoza conta neste livro as narrativas que alvoroçavam o seu espírito aventureiro durante a infância, revelando os mundos que ele em tantas noites construía àquela hora tardia, imóvel na penumbra, diante dele.


Manu, Juan Chaveta

Manu é puro amor, alegria, sonhos e curiosidade. Em seu coração cabem muitas pessoas, como a mãe, o pai, a avó… A menina sempre pensa no que quer ser. Talvez uma estrela? Manu é como toda garota deveria ser: feliz!


O Colecionador de Chuvas, André Neves

Em uma cidade em que a chuva demora a molhar a terra, um menino aspira por colecionar gotas de chuva. No dia que a chuva cai, os moradores comemoram e saem à rua junto com o menino. E quando a chuva cessa, deixa ao menino as lembranças de felicidade, as gotas de sonhos que, como chuva refrescante, trazem esperança e renovam a vida.


Onda, Suzy Lee

Com um uso refinado de linha e cor e elementos muito simples, a artista Suzy Lee cria uma bela história, sem que nenhuma palavra precise ser contada. Em Onda, Lee explora a força na natureza, da amizade, dos sonhos e das novas experiências.


O que você achou da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *