11 livros de história para ficar longe das fake news

(0 Estrelas - 0 Votos)

Para celebrar a a importância da história em tempos de fake news, nós selecionamos onze livros que você precisa conhecer hoje. Boa leitura!

Como nós já falamos por aqui, as fake news são um mal a ser combatido pelos países com urgência. Mais do que informações falsas compartilhadas nas redes sociais, as notícias inverídicas se tornaram ferramentas de poder e de desinformação controlada na mão de instituições e de chefes de estado.

O debate é tão sério que aqui no Brasil ele saiu da Internet e foi parar no Congresso Nacional: em trâmite desde o ano passado, o projeto de lei 2630/20, também conhecido como “Lei das Fakes News”, pretende moderar a disseminação de informações nas redes. Essa PL, no entanto, ainda divide opiniões, sobretudo pela possibilidade de restrição às liberdades de expressão.

Dentro ou fora do Congresso, fato é que as chamadas fake news (ou notícias inverídicas, se traduzirmos para o português) são inimigas declaradas dos acontecimentos, dos marcos históricos e da memória. E, como já dizia a historiadora paulista Emília Viotti da Costa: “Um povo sem memória é um povo sem história. Um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”.

Para não nos esquecermos das histórias e de sua importância em tempos de fake news, nós preparamos uma curadoria com onze livros escritos por historiadores, professores e jornalistas que você precisa conhecer hoje. Confira a lista e aproveite a leitura!


Abuso: A Cultura do Estupro no Brasil, Ana Paula Araújo

Abuso: A Cultura do Estupro no Brasil é resultado de quatro anos de pesquisas realizadas pela jornalista Ana Paula Araújo, viagens pelo país e mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares, criminosos, psiquiatras e especialistas. No livro, Ana Paula analisa casos que chocaram os brasileiros, acompanha o caminho das vítimas por justiça e mostra todas as facetas e implicações desse crime tão cruel e, infelizmente, tão corriqueiro no Brasil.


Almanaque Brasilidades – Um Inventário do Brasil Popular, Luiz Antonio Simas

No Almanaque Brasilidades – Um Inventário Popular do Brasil, o historiador Luiz Antonio Simas apresenta as mais diversas tradições e manifestações culturais brasileiras que se inscrevem no tempo, indo desde as festas dos santos católicos às crenças de origem indígena e a forte herança religiosa afro-brasileira.


American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson, Jeffrey Toobin

Escrito pelo repórter Jeffrey Toobin, American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson apresenta informações minuciosas do julgamento do astro do futebol americano, O.J. Simpson, acusado em 1994 pelo assassinato de sua esposa, Nicole Brown, e do amigo dela, Ronald Goldman. Neste livro, Toobin ajuda a desvendar por que O.J. foi inocentado naquele grande acontecimento midiático nos Estados Unidos.


A Marcha da Insensatez de Tróia ao Vietnã, Barbara W. Tuchman

Em A marcha da insensatez, a historiadora Barbara W. Tuchman reflete sobre a insistência dos governos em adotarem políticas contrárias aos próprios interesses. A partir de quatro conflitos históricos (a Guerra de Troia, a reforma protestante, a independência dos Estados Unidos e a Guerra do Vietnã), a autora mostra como ações equivocadas acabaram gerando consequências desastrosas para milhares de pessoas.


Escravidão – Volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, Laurentino Gomes

No livro Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1, Laurentino Gomes documenta o período da escravidão no Brasil, considerado o maior território escravista do hemisfério ocidental, recebendo cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio.


Histórias da Gente Brasileira: Volume 1, Mary del Priore

No primeiro volume da série Histórias da gente brasileira, a historiadora Mary del Priore apresenta as verdadeiras histórias do país e que retratam intimamente a vida da gente brasileira. No livro, os leitores vão saber de detalhes como onde as pessoas moravam, como se vestiam, o que comiam, e conhecer personagens muito importantes na nossa história.


Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari

Neste livro, Yuval Noah Harari debate a existência do Sapiens ao longo de toda a história da humanidade. Nesse sentido, o autor recorre a explicações sobre o capitalismo e o imperialismo e oferece aos leitores um relato eletrizante sobre a aventura de nossa espécie, desde insignificantes primatas a senhores do mundo.


Sobre o Autoritarismo Brasileiro, Lilia Moritz Schwarcz

Neste livro, Lilia M. Schwarcz investiga a fundo as raízes do autoritarismo brasileiro e, através de uma série de dados estatísticos, conclui que a sua origem é bastante antiga, por mais que seja com frequência mascarada pela mitologia nacional. Em Sobre o Autoritarismo Brasileiro, a autora ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.


Todo dia a mesma noite, Daniela Arbex

Todo dia a mesma noite relembra detalhes sobre o incêndio da Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Através dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde, a jornalista Daniela Arbex nos teletransporta àquela noite tenebrosa de 2013.


Valsa Brasileira, Laura Carvalho

Em Valsa Brasileira, Laura Carvalho oferece um diagnóstico da economia brasileira entre os anos de 2006 e 2017 e propõe uma nova agenda para o país, partindo do princípio de que o aprofundamento da democracia cabe, sim, no orçamento. Para a autora, essa deve ser uma agenda para todos, que não tema os investimentos públicos nem o Estado de bem-estar social.


Vozes de Tchernóbil, Svetlana Aleksiévitch

Em Vozes de Tchernóbil, Svetlana Aleksiévitch fala sobre a tragédia que atingiu Tchernóbil, na Ucrânia, em 1968. Através dos depoimentos de pessoas envolvidas no acidente, a autora reconstrói em detalhes a explosão na usina nuclear que tornou-se uma catástrofe sem precedentes na história mundial.


Qual dos títulos da lista você quer conhecer?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses