Otávio Júnior é o convidado de live do Estante Entrevista

(5 Estrelas - 1 Votos)

Vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria literatura infantil, o escritor carioca vai debater a representividade negra nas histórias infantojuvenis

Nesta primeira edição do mês de junho, o Estante Entrevista recebe o escritor, ator, produtor teatral e contador de histórias, Otávio Júnior. Conhecido como “Livreiro do Alemão”, Júnior desenvolve diversos projetos literários no Rio de Janeiro e é responsável pela abertura da primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha. Na sexta-feira (11), às 16h, o autor vai falar sobre a representatividade negra na literatura infantil.

Além de escrever livros como O garoto da camisa vermelha e Da Minha Janela, que venceu a última edição do Prêmio Jabuti na categoria “literatura infantil”, Otávio Júnior se autodescreve como um “ativista da literatura.” Em sua trajetória no meio literário, o escritor carioca trabalha para democratizar o acesso à leitura, fazendo com que as histórias cheguem às crianças e jovens de lugares como a Favela do Caracol, onde ele nascido e criado.

E, falando sobre representatividade, o protagonismo de pessoas negras e a sua identificação com as histórias são dois dos aspectos mais importantes na obra de Otávio Júnior. Como o próprio autor já deixou claro em algumas entrevistas, o seu sonho é ver meninas e meninos pretos seguirem os seus objetivos e a favela conseguir vencer através da arte e, sobretudo, dos seus livros. Na live de sexta-feira, ele comentará mais sobre esse e outros assuntos.

Aqui, nós preparamos uma curadoria com seis livros fundamentais no debate sobre a representatividade negra na literatura infantil brasileira. Confira a lista e venha participar da conversa com Otávio Júnior. Esperamos você!


E Foi Assim Que Eu e A Escuridão Ficamos Amigas, Emicida

Uma menininha vive com medo da escuridão. Quando chega a noite, ela se sente preocupada e ansiosa e se pergunta: “afinal, o que o escuro pode esconder?” O que a garota nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.


O Cabelo de Lelê, Valéria Belém

O Cabelo de Lelê conta a história de uma menina que, ao se olhar no espelho, parece não gostar muito de seus cabelos. Lelê vive a se perguntar de onde vieram todos aqueles cachinhos em sua cabeça. Mas a sua percepção sobre si mesma irá mudar quando ela descobrir detalhes sobre a sua história e a beleza da herança africana em um livro.


O Garoto da Camisa Vermelha, Otávio Júnior

Otávio foi um jovem negro em uma das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro. Um dia, ele encontrou, em meio ao lixo, livros que lhe ajudaram a seguir novas trilhas. Graças ao seu esforço e dedicação, Júnior conseguiu realizar o sonho de construir uma biblioteca comunitária e passou a ser reconhecido no Brasil e no mundo através de sua experiência como incentivador da leitura.


O Mundo Black Power de Tayó, Kiusam de Oliveira

Tayó é uma menina negra que tem orgulho de seu cabelo e de seu penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Cheia de autoestima, a menina é capaz de enfrentar as agressões dos colegas da escola, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, é o que Tayó responde a eles.


O Pequeno Príncipe Preto, Rodrigo França

Derivado de uma peça infantil que circulou pelo país, Pequeno Príncipe Preto conta a história de um menino que viaja por diversos planetas, dividindo amor e empatia com quem encontra pelo caminho. Em sua trajetória, o garoto tem como sua grande companheira a árvore Baobá. O conto de Rodrigo França apresenta aos leitores uma narrativa que aborda a importância de valorizarmos quem nós somos, bem como de onde viemos, com muito carinho e afeto.


Sinto o que sinto, Lázaro Ramos

Em Sinto o que sinto, Dan sente muitas coisas ao mesmo tempo, mas nem sempre sabe lidar com elas. Ao longo da história, o menino enfrenta diferentes situações que, aos poucos, vão lhe ensinando a lidar com uma mistura bastante diversa de sentimentos. Além disso, antes de dormir, Dan ouve uma história muito especial de seu avô a respeito de seus ancestrais.


Você também vai assistir à live?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *