Dia da Toalha: Confira 8 livros e 8 filmes para celebrar a data

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos obras e longos para todos os nerds comemorarem a data especial. Veja as dicas e aproveite!

Nerds do mundo, uni-vos… e não se esqueçam, é claro, de levar as suas toalhas. 25 de maio marca a celebração mundial do Dia da Toalha e também do Orgulho Nerd. O dia foi escolhido em homenagem a dois acontecimentos emblemáticos no mundo nerd: além de marcar a data de estreia do filme “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977, esse foi o dia em que os fãs de Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, saíram às ruas em uma linda homenagem duas semanas após a morte do escritor, em 2001.

Para comemorar esse dia tão especial, nós selecionamos oito filmes e oito livros que todo nerd precisa conhecer. Confira as dicas e aproveite o dica de hoje!


2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Stanley Kubrick

Quatro milhões de anos após a aparição de um misterioso monolito em nosso planeta, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para saber mais sobre o enigmático objeto. Mas, no meio da viagem o sistema de controle da nave Discovery entra em pane e tenta assumir a nave, eliminando um a um os tripulantes.

Para ir além do filme…

2001: Uma Odisseia no Espaço, Arthur C. Clarke

Quando a fome e os predadores ameaçavam a espécie humana de extinção, um objeto impossível chegou para prenunciar o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente.


Duna (1984), David Lynch

Em 10.190 D.C., um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna. Eles são levados a esse lugar porque o Imperador planeja destruí-los. Porém, o filho do duque escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.

Para ir além do filme…

Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Eu, Robô (2004), Alex Proyas

Em 2035 a existência de robôs é algo cotidiano e eles vivem de acordo com um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. No entanto, esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime é justamente o robô Sonny. Para investigar o caso o detetive Del Spooner (Will Smith) e a Dra. Susan Calvin (Bridget Monayhan) precisarão desvendar o que realmente aconteceu.

Para ir além do filme…

Eu, Robô, Isaac Asimov

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô reúne nove contos que abordam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que Isaac Asimov apresenta as Três Leis da Robótica, princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência.


Homem-Aranha no Aranhaverso (2019), Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman

Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Mas, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter. A surpresa se torna ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

Para ir além do filme…

O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar, J Michael Straczynski & John Romita Jr

Ao longo da vida, Peter Parker se sentiu muito sozinho. Quando descobriu suas habilidades aracnídeas, ele as manteve em segredo. Até que um dia uma misteriosa figura surgiu de repente, exibindo poderes similares aos de Peter. Quem é esse homem misterioso? Quem são as pessoas que ele representa? E o que é esse mal ancestral que chegou em busca de Peter?


O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005), Garth Jennings

Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur Dent (Martin Freeman) descobre que o melhor amigo Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída. Sem ter o que fazer para evitar a destruição, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que passa por lá.

Para ir além do filme…

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

Com introdução inédita de Douglas Adams e prefácio de Neil Gaiman, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias trata-se de uma edição de luxo que reúne os cinco livros da série que acompanha Arthur Dent pela Galáxia. Com o humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams, o livro vai levar você a aventuras incríveis e totalmente improváveis.


O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002), Peter Jackson

Depois que os orcs capturam de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd), a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem juntos para resgatar os hobbits sequestrados.

Para ir além do filme…

O Senhor Dos Anéis, J.R.R. Tolkien

Em O Senhor dos Anéis, Tolkien construiu uma nova mitologia em um mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa da obra é desenvolvida em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário, porém bastante convincente.


Scott Pilgrim contra o mundo (2010), Edgar Wright

Aos 23 anos, Scott Pilgrim (Michael Cera) faz parte de uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. A vida do garoto parece maravilhosa até ele conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead) e apaixonar-se perdidamente por ela. Mas, para conquistar o amor de Ramona, ele precisará enfrentar os sete ex-namorados dela.

Para ir além do filme…

Scott Pilgrim Contra o Mundo, Bryan Lee O’Malley

Aos vinte e poucos anos, Scott Pilgrim vive feliz entre o ócio do desemprego voluntário, os ensaios de sua banda de rock, Sex Bob-Omb, e o namoro com a jovem chinesa Knives Chau. Porém, a sua vida será profundamente abalada com a chegada de Ramona Flowers, uma americana que acabou de se mudar para o Canadá. O que Pilgrim não poderia imaginar é que, para namorar Ramona, terá de enfrentar a Liga dos Ex-namorados da garota.


Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), Irvin Kershner

As forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda para aprender a dominar a “Força”, Darth Vader planeja levá-lo para o Lado Negro.

Para ir além do filme…

Star Wars: Herdeiro do Império, Timothy Zahn

No primeiro volume da trilogia Thrawn, Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa terão de enfrentar uma nova ameaça. Passaram-se cinco anos desde a destruição da Estrela da Morte, mas a República continua tentando restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. Além disso, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, seguirá com sua luta para reconquistar o poder perdido.


Qual filme você quer assistir hoje?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *