Conheça a história do reggae em 5 filmes e 5 livros

(5 Estrelas - 1 Votos)

É fã do reggae jamaicano? Nós preparamos uma lista com dicas de filmes e livros para você mergulhar na história desse movimento

O reggae é um movimento musical que surgiu na Jamaica no fim da década de 1960 a partir das sonoridades do Ska e do Rocksteady, dois dos estilos mais tocados no país naquela época. Ao fundir elementos das culturas africana, caribenha, inglesa e norte-americana, o reggae não só causou uma revolução na música jamaicana como exerceu um papel fundamental no interior dos movimentos sociais e religiosos do país.

A partir dos anos 1970, o gênero musical jamaicano começou a expandir suas influências por outros países graças à iniciativa de jovens como Bob Marley. Em meados da década, o reggae desembarcou no Brasil na Ilha de São Luís, no Maranhão, e foi apropriado como um dos elementos da música maranhense, ressignificando a cultura local e o mercado fonográfico.

Quer conhecer mais sobre a história do reggae? Nós preparamos uma lista com dicas de filmes e livros para você mergulhar na trajetória desse movimento. Aproveite!


Babylon – O filme (1980), Franco Rosso

Babylon conta a história de um grupo de jamaicanos que tentam criar seu próprio sound system na Inglaterra enquanto, paralelamente, lutam contra a pobreza e o racismo na região. Além de capturar a cultura do sound system, ele apresenta a tensão racial que os imigrantes da região caribenha enfrentaram na Inglaterra.

Para ir além do filme…

A Magia do Reggae, Marco Antonio Cardoso

Considerado uma pequena enciclopédia do reggae, A Magia do Reggae explica como surgiu e como foi evoluindo este ritmo amado por milhões de pessoas em todo o mundo. No livro de Marco Antonio Cardoso os leitores viajam no tempo para conhecer mais a fundo todos os detalhes sobre o reggae.


Marley (2012), Kevin Macdonald

Dirigido por Kevin Maconald (O Último Rei da Escócia), Marley conta a história do cantor, compositor e guitarrista Bob Marley, ícone do reggae mundial e um dos grandes responsáveis por sua popularização.

Para ir além do filme…

Bob Marley, David Burnett

Com mais de 100 imagens, o livro de David Burnett acompanha desde o apogeu da carreira de Bob Marley à perturbação traumática de sua mudança para Londres, que se seguiu ao atentado contra sua vida. Os registros desse período extraordinário são obrigatórios para cada um dos fãs de Marley e de sua música.


Tribo do Reggae – A Era do Ouro do Ritmo no Maranhão (2019), Beto Matuck

Em formato de série, o documentário dirigido por Beto Matuck conta a história da banda Tribo de Jah e retorna aos momentos iniciais do reggae no Maranhão.

Para ir além do filme…

O Eterno Verão do Reggae, Carlos Albuquerque

O Eterno Verão do Reggae descreve o trajeto do som fascinante que se espalhou pelo mundo a partir dos anos 1970. Neste livro, Carlos Albuquerque conta detalhes sobre o reggae desde as origens de Bob Marley ao raggamuffin, chegando à São Luís do Maranhão, da Tribo de Jah, e às praias brasileiras de Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Cidade Negra e Skank.


One Love (2003), Ky-Mani Marley e Cherine Anderson

One Love conta a história de amor vivida entre os jovens Serena e Kassa (estrelado por Ky-Mani Marley). Ela é uma cantora gospel e ele, um rastafári cantor de reggae. Pertencentes a realidades bastante distintas, eles devem enfrentar obstáculos para que o seu relacionamento siga em frente.

Para ir além do filme…

O Futuro é o Começo, Bob Marley, Cedella Marley e Gerald Hausman

Organizado por Gerald Hausman e com prefácio escrito por Cedella Marley, O Futuro é o Começo trata-se de uma antologia de frases de Bob Marley, um dos maiores responsáveis pela divulgação do reggae jamaicano e da cultura rastafári no mundo todo.


A Jamaica Brasileira (2004), Gleyser Azevedo

O documentário dirigido por Gleyser Azevedo conta a história do reggae no Brasil e de seus personagens locais, ressaltando também a sua importância em São Luís do Maranhão.

Para ir além do filme…

Ritmos da Identidade: Mestiçagens e Sincretismos na Cultura do Maranhão, Carlos Benedito Rodrigues da Silva

O livro de Carlos Benedito Rodrigues da Silva constrói uma análise sobre as influências provocadas no cenário sociocultural de São Luís do Maranhão, por conteúdos rítmico-musicais que chegam pelo gosto popular ou pela força das mídias. O reggae jamaicano é um dessas influências que aportou na Ilha de São Luís desde meados dos anos setenta, provocando debates sobre as noções de identidade cultural do Maranhão.


Gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *