Qual livro marcou a sua vida escolar?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Preparamos uma seleção com doze obras literárias que mudaram a vida de quem nos acompanha nas redes sociais. Confira a lista e boa leitura!

A infância é uma fase marcada por aprendizados e experiências fundamentais no desenvolvimento humano. Neste momento da vida, entramos em contato com lugares, pessoas e situações tão marcantes que passam a nos acompanhar pelo resto de nossas trajetórias. E, na lista das vivências inesquecíveis apreendidas nos primeiros anos de vida, não poderia faltar ela, a literatura.

Você se lembra de qual o melhor livro que leu na época da escola? Nós fizemos essa pergunta aos nossos seguidores nas redes sociais e, a partir das respostas, criamos uma seleção com doze das obras literárias que marcaram a vida de quem nos acompanha. Confira a lista e aproveite a leitura!


A Ilha Perdida, Maria José Dupré

Considerado um clássico da literatura juvenil brasileira, A Ilha Perdida acompanha as aventuras de Eduardo e Henrique, dois garotos que estão de férias na casa do padrinho e resolvem explorar uma ilha que fica próxima do local. Em sua trajetória, porém, os meninos vão descobrir que o lugar é habitado por um estranho eremita.


A Marca de Uma Lágrima, Pedro Bandeira

No livro A Marca de Uma Lágrima conhecemos Isabel, uma jovem que vive uma grande confusão em sua vida: o seu grande amor começou a namorar com sua melhor amiga. E como se isso já não fosse suficiente, um dia a diretora da escola de Isabel é assassinada e ela é a única testemunha. Será que a menina vai conseguir acalmar o seu coração e os seus medos?


A Turma da Rua Quinze, Marçal Aquino

O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua Quinze a investigar um casarão suspeito. Por lá, vive um homem estranho que parece guardar muitos segredos sobre a vida. Em busca de informações, eles acabam se envolvendo com uma perigosa quadrilha. 


As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária. A obra de Marion Zimmer Bradley aborda desde as suas desesperadas guerras para sobreviver ante a invasão saxônica, a glória de Camelot e um mundo de paz, até as tragédias que acompanham a morte de Artur e a destruição da influência mítica por ele personificada.


Capitães da Areia, Jorge Amado

O romance de formação de Jorge Amado narra a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Com críticas à miséria e ausência de oportunidades para tantos jovens no país, o autor nos aproxima dos capitães da areia, liderados por Pedro Bala, e nos contagia com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos.


Dom Casmurro, Machado de Assis

Conhecido por levantar uma das maiores polêmicas da literatura brasileira, Dom Casmurro trata da trajetória de Bento Santiago, a partir das lembranças de sua infância na Rua de Matacavalos e da história de amor e desventuras que viveu com Capitu. Ao longo da narrativa, Bentinho revela-se um homem perturbado pelo ciúme diante da possibilidade de adultério da mulher com “olhos de ressaca” e o colega Escobar.


O Grande Mentecapto, Fernando Sabino

Em O grande mentecapto, Geraldo Viramundo, um rapaz nascido na cidade de Rio Acima, frequenta o seminário, o hospício, o Exército, a política, mas não consegue se encaixar em nenhuma dessas realidades. Ele então avança na busca por autoconhecimento, passando por Ouro Preto, Barbacena, e tantas outras cidades mineiras, envolvendo-se em divertidas aventuras, até encerrar a sua jornada em Belo Horizonte.


O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais, no entanto, são enviados do Líbano, por um major desconhecido, com destino a uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.


Moby Dick, Herman Melville

Considerado um dos maiores romances norte-americanos, Moby Dick apresenta o relato de Ishmael, um marinheiro que viajou a bordo do navio baleeiro Pequod desde a costa leste dos Estados Unidos ao Pacífico Sul. No caminho, a tripulação encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancou a perna do vingativo capitão Ahab.


Para Todos os Garotos Que Já Amei, Jenny Han

Para todos os garotos que já amei conta a história de Lara Jean, uma garota que guarda cinco cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Nas mensagens, escritas para cada garoto que amou, Lara diz coisas que nunca havia falado para alguém e faz confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas são misteriosamente enviadas aos seus destinatários.


Pollyanna, Eleanor H. Porter

Órfã de pai e mãe, a jovem Pollyanna é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de afetividade e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo e sua alegria de viver.


Procurando Firme, Ruth Rocha

Nas histórias da série Procurando Firme, as crianças são sempre protagonistas. Altas ou baixas, comportadas ou arteiras, o que elas têm em comum é a alegria de viver, além de muita atitude e personalidade. A obra apresenta a trajetória de um príncipe e uma princesa um pouco diferentes dos demais: ambos não costumam aceitar convenções de maneira passiva. Essa característica dos dois pode deixar um certo reino de pernas para o ar.


E você, qual livro escolheria?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “Qual livro marcou a sua vida escolar?

  • 10.05.2021 a 12:56 pm
    Permalink

    Dos listados Don Casmurro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *