10 livros que vão melhorar as suas habilidades interpessoais

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal aproveitar o momento para começar a expandir essas capacidades? Conheça dez livros que vão ajudar você neste processo. Boa leitura!

As habilidades interpessoais representam uma série de capacidades que cada um de nós deve desenvolver ao longo da vida. Através do exercício de aspectos como o autoconhecimento, a escuta e a empatia, os indivíduos tornam-se melhores tanto no aspecto individual como no interior de suas relações. 

Ao elaborarem os potenciais que são específicos à sua própria natureza, os indivíduos aprendem a ser mais generosos e abertos diante da vida, estabelecendo, assim, trocas positivas com os outros bem como vínculos profundos e duradouros.

No mundo do trabalho, as competências interpessoais também são um aspecto fundamental, tanto para os colaboradores como para chefes e gestores. Isso porque, além de proporcionar trocas benéficas e saudáveis, tais habilidades contribuem com a eficácia do trabalho em equipe, otimizando processos e acelerando o caminho de chegada a grandes objetivos.

Que tal começar agora a expandir as suas habilidades interpessoais? Para você, nós selecionamos dez livros que vão auxiliá-lo ao longo deste percurso. Confira!


A parte que falta encontra o grande O, Shel Silverstein

Após ser abandonada pelo ser circular, a parte que falta aguarda um par perfeito em que possa se encaixar. Ela quer conhecer o mundo, e precisa de alguém que a faça rolar. Mas muitos seres não sabem nada sobre encaixe, outros já têm partes demais e alguns não sabem nada de nada. Um dia a parte que falta encontra um encaixe perfeito, mas a sua jornada juntos dura muito pouco. Até que ela se depara com o Grande O, um ser completo, que rola sozinho, e que pode dar a ela um ensinamento capaz de mudar o seu modo de enxergar a vida.


A Coragem de Não Agradar, Fumitake Koga e Ichiro Kishimi

Na periferia de uma cidade milenar vivia um filósofo que ensinava que o mundo era simples e que a felicidade estava ao alcance de todos. Certo dia, um jovem insatisfeito com a vida foi desafiá-lo a provar sua tese. Inspirado nas ideias de Alfred Adler, A coragem de não agradar prova que libertar-se das expectativas alheias e das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos.


A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Mark Manson

Em A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, o autor americano Mark Manson propõe aos leitores de maneira franca, inteligente e bem-humorada novos caminhos para a construção de uma vida melhor, que levem em consideração a realidade e a consciência dos limites que atravessam as trajetórias de cada um de nós.


Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie

O famoso livro de Dale Carnegie é um ótimo guia para quem quer aprender a se relacionar melhor no âmbito profissional ou no âmbito pessoal. Na obra, o autor oferece conselhos, dicas e métodos eficientes para que qualquer um possa alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.


Comunicação Não-violenta, Marshall B. Rosenberg

Em Comunicação Não-Violenta, o escritor Marshall B. Rosenberg apresenta o método de comunicação que ele criou com o objetivo de melhorar os relacionamentos interpessoais, reduzindo a violência no mundo, e que pode ser aplicado em diferentes situações que exijam clareza na comunicação.


Essencialismo – A disciplinada busca por menos, Greg McKeown

No livro, Greg McKeown apresenta o método essencialista como uma forma de identificação do que é vital para que se mantenha o foco no que realmente importa. Para o autor, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal deve vir da concentração no que é essencial, isto é, a partir da eliminação de tudo que se pode considerar como desperdício de tempo.


Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck

Em Mindset, a professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck revela como o sucesso pode ser atingido a partir do modo como exploramos o nosso potencial e lidamos com os nossos objetivos. Para isso, Carol recorre ao conceito de “mindset”, uma atitude mental que define o modo como encaramos a vida, bem como a nossa relação com o trabalho e com as pessoas.


O Cérebro e a Inteligência Emocional, Daniel Goleman

Na obra, Daniel Goleman propõe caminhos para a melhoria dos estados cerebrais e para o encontro da empatia e apresenta em detalhes a ação do circuito de nosso cérebro nas relações no ambiente de trabalho. Além disso, O Cérebro e a Inteligência Emocional aborda temas como o potencial criativo e o “radar ético” do cérebro e um lado obscuro da inteligência emocional: a sociopatia.


O Poder da Autorresponsabilidade, Paulo Vieira

Neste livro, Paulo Vieira apresenta ao leitor o conceito de autorresponsabilidade em um manual com seis leis que farão com que o leitor assuma o comando de sua vida. Ao aplicar a metodologia proposta em O Poder da Autorresponsabilidade, você será capaz de levar alta performance à vida pessoal e profissional, saindo de um estado não satisfatório para uma vida de abundância e de sucesso.


Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey

Em Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey apresenta hábitos que, além de essenciais, são eternos e imutáveis em nossas vidas. O livro guia e ajuda uma quantidade enorme de pessoas desde o seu lançamento, sejam elas indivíduos comuns ou chefes de Estado.


E aí, gostou da lista?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *