Dia Mundial do Livro: 12 livros para celebrar a data

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que leitura você quer conhecer hoje? Nós preparamos uma seleção especial com obras para você aproveitar o Dia Mundial do Livro.

Todo ano, o Dia Mundial do Livro, também conhecido como Dia do Livro, é celebrado em 23 de abril. Além disso, nesta mesma data comemora-se também o Dia dos Direitos de Autor. Criada pela UNESCO em 1995, durante um congresso em Paris, a celebração exalta a importância dos livros e pretende conscientizar pessoas do mundo inteiro a respeito dos benefícios da leitura, além de, claro, homenagear autores e obras fundamentais da literatura.

A escolha do dia 23 de abril para a comemoração remete tanto a uma tradição catalã que, no dia de São Jorge (23), oferece rosas a quem comprar um livro, como a uma homenagem à trajetória de três grandes escritores da história da literatura mundial que faleceram neste mesmo dia: Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare.

E aí, já sabe qual leitura você vai aproveitar no Dia do Livro? Para ajudar você nesta escolha tão importante, nós selecionamos dez obras que vão fazer você mergulhar em mundo de histórias incríveis. Confira!


A Cor Púrpura, Alice Walker

O romance de Alice Walker narra a trajetória de Celie, uma mulher negra que vive ao sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX. Desde a infância, Celie sofre com abusos físicos e psicológicos por parte do padrasto e do marido. A Cor Púrpura, no entanto, se constrói a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor que a protagonista vive, sobretudo com a inesquecível Shug Avery.


Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

O livro de Montgomery Lucy Maud conta a história de Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, que é adotada por engano com os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables. Apesar do erro, Anne, com a sua natureza expansiva, a imaginação peculiar e a tagarelice, conquista os pais adotivos e a todas as pessoas da comunidade.


As Mais Belas Coisas Do Mundo, Valter Hugo Mãe

Em As Mais Belas Coisas do Mundo, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, lembrando de seus ensinamentos e a maneira como ele provocava sua curiosidade na investigação dos sentimentos das pessoas. Este é um pequeno conto de Valter Hugo Mãe que, a partir da perspectiva infantil, examina o que seriam as mais belas coisas do mundo.


Bom dia, Verônica, Raphael Montes e Ilana Casoy (Andrea Killmore)

No thriller Bom dia, Verônica, acompanhamos a trajetória de Verônica Torres, uma secretária da polícia Verônica Torres que, na mesma semana, presencia o suicídio de uma jovem e recebe a ligação de uma mulher desesperada por sua vida. Diante dessas situações, Verônica embarca na investigação dos dois crimes e é surpreendida ao descobrir um mundo perverso e irreal que precisa ser confrontado.


Box: Todos os Romances e Contos Consagrados, Machado de Assis

O Box: Todos os Romances e Contos Consagrados contém, no primeiro volume, os quatro romances iniciais de Machado de Assis, que compõem o que se convencionou chamar de fase romântica do escritor. Os títulos são “Ressurreição”, “A mão e a luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”.


Crônica da Casa Assassinada, Lúcio Cardoso

Crônica da Casa Assassinada conta a história dos Meneses, uma família que enfrenta uma espiral de decadência, pobreza e submissões que se aprofunda ainda mais a cada nova geração. Por lá, os Meneses são donos de uma enorme Chácara, casa que, na mesma medida em que lhes orgulha, também gera desconfiança nos habitantes da comunidade.


Da Poesia, Hilda Hilst

Da Poesia inclui mais de 20 títulos de Hilda Hilst, além de uma seção de inéditos e fortuna crítica sobre a obra da escritora. Através de poemas de verso livre, baladas, sonetos e cantigas, a poesia de Hilda funde sagrado e profano e explora temas como a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo


Depois, Stephen King

Em Depois conhecemos James Conklin, um menino que tem a habilidade de ver pessoas mortas. Isso se mantém como um segredo guardado a sete chaves pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista.


Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


O Duque e Eu – Livro 1, Julia Quinn

Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele tem o firme propósito de nunca se casar. Para se livrar das garras dessas mulheres, ele pede ajuda à irmã mais nova de seu melhor amigo, Daphne Bridgerton. Simon finge que a corteja, mas, com tempo, os olhos cheios de desejo de Simon tornarão cada vez mais difícil a missão de Daphne.


Torto Arado, Itamar Vieira Júnior

Em Torto Arado, acompanhamos a trajetória de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem no sertão baiano. Um dia, elas encontram uma faca na mala guardada sob a cama de sua avó e acontece, então, um acidente. A partir daquele momento, as vidas das duas estarão para sempre ligadas e uma será a voz da outra quando isso for necessário.


Uma Terra Prometida, Barack Obama

Em Uma Terra Prometida, Barack Obama fala com sinceridade sobre os obstáculos de concorrer a um cargo eletivo sendo um americano negro e os desafios de corresponder às expectativas de uma geração inspirada por mensagens de “esperança e mudança”. O ex-presidente dos Estados Unidos confessa as suas dúvidas e desilusões, mas sem jamais duvidar do progresso de seu país.


Qual título da lista é o seu favorito?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *