8 livros para conhecer no Dia Mundial de Arte

(5 Estrelas - 1 Votos)

Comemorado em 15 de Abril, o Dia Mundial da Arte deseja conscientizar pessoas sobre a importância da criação artística. Saiba mais sobre a data!

Anualmente, o 15 de Abril marca as comemorações do Dia Mundial da Arte. Decretada pela Associação Internacional de Arte (em inglês, IAA) em 2012, a data surge em homenagem ao aniversário do pintor italiano Leonardo da Vinci, considerado um dos principais nomes do movimento Renascentista e um maiores artistas da história. Em sua época, Da Vinci foi uma figura fundamental na defesa da cultura e da liberdade de expressão.

Em continuidade ao legado de Da Vinci, o Dia Mundial da Arte celebra a existência das artes e trabalha para conscientizar pessoas de diferentes lugares do mundo a respeito da importância da criação artística na vida humana. Além disso, discussões como a importância da inserção das artes na educação são ressaltadas durante a comemoração.

É fã de literatura, música, cinema, dança, teatro ou pintura? Para celebrar o dia de hoje, nós apresentamos a você dez livros indispensáveis aos admiradores de diferentes manifestações artísticas. Conheça a lista e boa leitura!


A Dança, Klauss Vianna

Em A Dança, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais através da dança.


A História da Arte, Ernest Gombrich

A História da Arte apresenta desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. No livro, o autor ordena a história da arte e usa a sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a sua evolução como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro.


Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro, Betty Edwards

Desenhando com o Lado Direito do Cérebro é o livro de ensino de desenho mais isado no mundo. Dos mais iniciantes aos artistas profissionais, o livro de Betty Edwards oferece as ferramentas necessárias para quem deseja desenvolver habilidades e aprofundar a sua percepção artística.


Nova História do Cinema Brasileiro, Luís Alberto Rocha Melo e Sheila Schvarzman

Organizada por Fernão Pessoa Ramos e Sheila Schvarzam, a coletânea Nova História do Cinema Brasileiro reúne textos escritos por pesquisadores e especialistas e que delineiam um panorama atualizado e detalhado do cinema brasileiro. Nesse volume, o primeiro da coleção, a história do cinema nacional é abordada desde a década de 1910 aos anos 1950.


O Caminho da Artista, Julia Cameron

Fundamental para artistas, o livro de Julia Cameron reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas que ajudam os leitores a despertarem a sua criatividade, recuperarem a autoconfiança e se livrarem dos bloqueios criativos. Organizado em um programa de 12 semanas, O Caminho do Artista apresenta técnicas que vão ajudar você a enfrentar os seus medos, crenças e inseguranças.


Tudo sobre arte, Stephen Farthing

Tudo sobre arte guia os leitores pelas imagens mais importantes de todos os tempos. De maneira cronológica, o livro traça um panorama da evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, além de apresentar as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática.


Tudo sobre fotografia, Juliet Hacking

Tudo sobre fotografia traça um panorama da fotografia, inserindo-a no contexto dos desdobramentos socioculturais ocorridos desde o seu surgimento. Organizado em ordem cronológica, o livro de Juliet Hacking aborda a evolução fotográfica, com seus estilos e movimentos mais importantes.


Uma Breve História da Música, Roy Bennett

Uma Breve História da Música apresenta os caminhos da música que a música do Ocidente percorreu a partir do século IX, momento onde surgiram as primeiras “composições”. Além disso, o livro apresenta o desenvolvimento da escrita e das ideias musicais e também os instrumentos e práticas que foram adotadas nos diversos períodos dessa evolução.


Você já tinha ouvido falar no Dia Mundial da Arte?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *