10 livros para aprender a consumir melhor

(5 Estrelas - 1 Votos)

Conheça dez livros que vão ajudar você a refletir sobre o seu consumo e lhe ensinar a fazer escolhas mais sustentáveis. Boa leitura!

O mundo não caminha em direção à sustentabilidade. É o que afirma o sexto Panorama Ambiental Global da ONU, publicado em 2019. De acordo com o relatório, caso os países não priorizem a proteção ambiental, o mundo poderá viver uma tragédia e regiões como a Ásia, Oriente Médio e África poderão testemunhar milhões de mortes prematuras até a metade deste século.

Por isso, é fundamental que governos, empresas, organizações e a própria sociedade reavaliem com urgências as suas atitudes, posturas e responsabilidades e passem a privilegiar os cuidados e a preservação do meio-ambiente. No âmbito individual, a reflexão sobre o consumo pode ser m ótimo pontapé inicial neste processo tão importante para a sobrevivência saudável do nosso planeta.

Aqui, nós preparamos uma lista com dez livros que debatem temas como desenvolvimento sustentável, moda com propósito e economia circular, e vão ajudar você a repensar os seus modos de consumo. Boa leitura!


A Lógica do Consumo, Martin Lindstorm

Em A Lógica do Consumo, o autor dinamarquês Martin Lindstrom apresenta os bastidores das pesquisas que explicam o porquê de determinado produto vender e de que maneira o cérebro humano responde aos muitos estímulos da propaganda. Além disso, Lindstrom apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos a respeito dessa área.


A Riqueza da Vida Simples, Gustavo Cerbasi

Em A Riqueza da Vida Simples, Gustavo Cerbasi propõe um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis. Na obra, Cerbasi apresenta o projeto de sua casa inteligente e autossustentável, discute os desafios da sociedade frente ao desperdício e aponta caminhos para quem busca mais equilíbrio e liberdade.


Consumo Consciente, Gente Contente!, Alvaro Modernell

O livro Consumo Consciente, Gente Contente estimula pequenos leitores a refletirem sobre os riscos do consumo desenfreado e repensarem a respeito do que realmente tem valor. Com ilustrações, o livro de Alvaro Modernell ressalta a importância da educação financeira ainda na infância para a formação de gerações de consumidores mais conscientes.


Consumo de Ativismo, Ana Paula de Miranda e Izabela Domingues

No livro Consumo de Ativismo, Ana Paula de Miranda e Izabela Domingues explicam o surgimento de uma nova tendência de consumo onde uma relação de potencial confrontação entre consumo e ativismo é transformada em um cenário onde marcas buscam se apropriar dos discursos de grupos e movimentos sociais para se mostrarem mais atentas e engajadas com as demandas do tempo presente.


Detox das Compras, Carol Sandler

Em Detox das Compras, a especialista em finanças pessoais Carol Sandler ensina os leitores a refletirem sobre o modo como gastam o seu dinheiro. De maneira acessível e humanizada, a autora mostra de que maneira o consumo exagerado pode ser prejudicial para o seu bolso, sua mente e para o meio-ambiente e lhe oferece uma chance de mudar o seu futuro.


Economia Circular, Catherine Weetman

No livro Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman estabelece as bases deste conceito, passando também por temas como economia compartilhada, e apresenta uma perspectiva estratégica para que organizações se ajustem e sejam capazes de enfrentar essa nova realidade.


Moda Com Propósito, André Carvalhal

Em Moda Com Propósito, André Carvalhal nos mostra o motivo pelo qual é necessário compreender certos valores como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural, para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. De acordo com Carvalhal, com informações atualizadas a cada segundo, não basta simplesmente trabalhar por dinheiro. É preciso, acima de tudo, buscar esse novo olhar, para se viver e conquistar com propósito.


Outra Economia É Possível, Vários autores

Outra Economia É Possível analisa casos reais de economia compartilhada, uma alternativa ao futuro padronizado do capitalismo financeiro. Organizado pelo sociólogo catalão Manuel Castells, o livro reúne artigos sobre iniciativas como redes de troca, cooperativas, moedas comunitárias, bancos de tempo e bancos para pessoas de baixa renda.


Para Entender o Desenvolvimento Sustentável, José Eli da Veiga

Neste livro, José Eli da Veiga constrói uma análise sobre a trajetória da noção de “desenvolvimento sustentável”, desde a sua emergência na década de 1980 até os mais recentes debates internacionais. Além disso, o autor defende a urgência de se conciliar crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais e a igualdade social.


Substitua Consumo Por Autoestima, Cris Zanetti e Fe Resende

Em Substitua Consumo por Autoestima, Cris Zanetti e Fe Resende apresentam um conjunto de regras que podem ajudar você a raciocinar sobre consumo, necessidade e vontades. Além disso, o livro propõe dicas que vão afinar escolhas e melhorar a nossa relação com o dinheiro, com as nossas coisas, com o tempo e com os nossos desejos mais autênticos.


Já decidiu qual livro da lista você vai ler?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *