“Lupin”: o ladrão que tornou-se herói
Protagonizada por Omar Sy, série da Netflix oferece uma versão moderna de Àrsene Lupin, o ladrão cavalheiro dos romances de Maurice Leblanc
Lançada no dia 8 de janeiro, Lupin é uma das grandes novidades da Netflix para 2021. Criada por George Kay e François Uzan, a série francesa apresenta uma versão moderna de Arsène Lupin, que apareceu pela primeira vez nos livros de Maurice Leblanc em 1847 e é protagonista em uma sequência de romances policiais escritos pelo autor francês. Desde a sua estreia, a produção tem registrado picos de audiência não só na França, mas também em países como México, Polônia, Vietnã, Filipinas e Brasil.
Dividida em dez episódios, disponibilizados na plataforma em duas partes, a produção acompanha a trajetória de Assane Diop (Omar Sy), um homem negro que vive na França em 1995 e que foi criado pelo pai, Babakar Diop (Fargass Assandé), um imigrante senegalês radicado em Paris.
Quando adolescente, Assane viu o pai ser acusado pelo roubo de um colar que pertenceu à rainha Maria Antonieta na casa dos Pellegrini, família da alta sociedade parisiense onde trabalhava. Babakar, além de não ter alguma chance de provar a sua inocência, foi condenado à prisão e, pouco tempo depois de ser detido, foi encontrado morto em sua cela.
Sem a presença de Babakar, o rapaz, que também não tinha mãe, viveu um tempo em um orfanato, até receber a notícia de que estudaria em uma das melhores escolas do país com o patrocínio de um doador anônimo. A experiência fez com que Assane tornasse um homem culto e tomado pela vontade de vingar-se da injustiça sofrida pelo pai.
Uma das grandes heranças que Assane recebeu de Babakar foi o amor pela literatura e, sobretudo, pelas aventuras de Àrsene Lupin. As incontáveis vezes que leu a história do cavalheiro ladrão fizeram com que o homem aprendesse com ele todas as técnicas, disfarces e um talento incomparável para conduzir roubos.
Inspirado pelos truques cheios de classe de Lupin, Assane monta o plano perfeito para roubar a tal joia da família Pellegrini, que hoje em dia está guardada no Museu do Louvre. Esse é só o início de uma vingança de tirar o fôlego, conduzida por um personagem que foge aos clichês do ladrão clássico e se aproxima muito mais à figura heroica de um homem racial e socialmente oprimido em busca de justiça.
Segunda parte confirmada
Em um comunicado oficial, a Netflix confirmou que disponibilizará a parte dois de Lupin. A previsão é de que os próximos episódios sejam lançados na plataforma de streaming no segundo semestre de 2021.
Embora a Netflix continue misteriosa a respeito de uma segunda temporada da série, George Kay já confirmou ao público que a sequência está sendo preparada. Além disso, em entrevista ao canal francês TF1, o próprio Omar Sy confessou que deseja interpretar Assane Diop durante um bom tempo ainda. “(Assane) é tão múltiplo, tão transformista, que será divertido vivê-lo durante várias temporadas sem me cansar”, afirmou.
As Aventuras de Robin Hood, Alexandre Dumas
Considerado um dos maiores heróis da Grã-Bretanha, Robin Hood é um fora da lei dos tempos do rei Ricardo Coração de Leão e rouba dos ricos para dar aos pobres. Em suas aventuras, Hood é ajudado por outros habitantes da Floresta de Sherwood, como John Pequeno, Frei Tuck e Will Escarlate.
Arsène Lupin, Ladrão de Casaca, Maurice Leblanc
Brilhante, mestre do disfarce e do jiu-jítsu, Arsène Lupin é um ladrão francês refinado e anarquista que mais parece uma espécie de Robin Hood da Belle Époque. Uma irônica resposta francesa a Sherlock Holmes, o livro de Maurice Leblanc apresenta as primeiras aventuras do anti-herói que atormenta oponentes, zomba das convenções, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos.
Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias, Edgar Allan Poe
Assassinatos na Rua Morgue conta a história do francês Monsieur C. Auguste Dupin. Através de seu sistema de dedução e da sua capacidade de observação dos fatos, Dupin irá desvendar um dos mais obscuros casos já enfrentados pela polícia francesa: um assassinato brutal em um apartamento da rua Morgue.
O Código da Vinci, Dan Brown
O assassinato do respeitado curador, Jacques Saunière, dentro do Museu do Louvre traz à tona uma conspiração para revelar um segredo protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. Antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e o simbologista Robert Langdon podem desvendar. Os dois tentam decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um mistério milenar que envolve a Igreja Católica.
Sherlock Holmes – Um Estudo Em Vermelho, Sir Arthur Conan Doyle
Lançado em formato de livro em 1988, Um Estudo Em Vermelho foi a primeira obra de sucesso de Sherlock Holmes. O livro de Arthur Conan Doyle narra detalhes do primeiro encontro que o detetive tem com o seu fiel amigo, Dr. Watson, para, juntos, resolverem mais um intrigante mistério.
O que você achou de “Lupin”?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022