11 filmes inspirados em histórias em quadrinhos

(5 Estrelas - 1 Votos)

É fã de HQs? Nós preparamos uma seleção especial com dez filmes que surgiram de adaptações dos quadrinhos. Confira a lista e boa sessão!

Assim como outros tipos de obras literárias, as histórias em quadrinhos têm sido amplamente adaptadas para o audiovisual em formato de séries, programas de TV e filmes. É verdade que muitas dessas adaptações para o cinema partem de HQs produzidas pela Marvel e pela DC e tratam especificamente do universo dos super-heróis.

Porém, engana-se quem pensa que os filmes inspirados em histórias em quadrinhos se restringem apenas a essa fórmula. Longas como “MIB – Homens de Preto (1997)” e “V de Vingança (2006)” foram adaptados de HQs sem super-heróis e tornaram-se clássicos do cinema mundial. E, assim como essas produções, muitos outros filmes seguem na mesma linha.

Aqui, nós preparamos uma seleção especial para você com dez filmes que surgiram de adaptações de histórias em quadrinhos. Confira a lista e boa sessão!


As Aventuras de Tintim (2012), Steven Spielberg

Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Quando seu cachorro, Milu, quebra sem querer o galeão, Tintim percebe que há dentro dele uma pista para um tesouro perdido. Esse será o início de uma aventura onde Tintim, Milu e o capitão Haddock (Andy Serkis) disputarão com Sakharine na busca pelo tesouro.


Azul É A Cor Mais Quente (2013), Abdellatif Kechiche

Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux) a sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.


Ghost World – Aprendendo a Viver (2002), Terry Zwigoff

Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas amigas que acabaram de terminar o segundo grau e precisam enfrentar as incertezas da existência. Enid e Rebecca planejam um futuro cheio de possibilidades, onde serão sempre próximas uma da outra. Mas logo as duas vão perceber que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam.


Kingsman: Serviço Secreto (2014), Matthew Vaughn

Eggsy (Taron Egerton) é um jovem com problemas de disciplina. Depois de entrar em contato com Harry (Colin Firth), ele conhece a agência de espionagem Kingsman e se une, então, a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência. Nesse mesmo momento, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine (Samuel L. Jackson).


MIB – Homens de Preto (1997), Barry Sonnenfeld

Em uma agência secreta governamental responsável por fiscalizar os alienígenas que já vivem na Terra, o novato James Edwards (Will Smith) e o agente veterano K (Tommy Lee Jones) tentam impedir que um terrorista intergalático assassine dois representantes de galáxias opostas e destrua o planeta Terra.


Oldboy (2003), Park Chan-Wook

Depois de ser levado a uma estranha prisão onde recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente, Oh Dae-su (Choi Min-sik) descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa. Sem ter opção, ele se adapta à escuridão de seu quarto e se prepara para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.


O Máskara (1994), Chuck Russell

Em Edge City vive Stanley Ipkiss (Jim Carrey), um cara decente, mas socialmente desajeitado. Depois de um dos piores dias da sua vida, ele acha no mar a máscara de Loki, um deus escandinavo. Quando Stanley coloca a máscara, se transforma em O Máskara, um ser com o rosto verde que possui coragem para fazer coisas arriscadas e divertidas que Stanley receia fazer, como flertar com a bela cantora Tina Carlyle (Cameron Diaz).


Persépolis (2007), Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de oito anos que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país e ao início da nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. No novo sistema político Marjane seja obrigada a usar véu e isso será fundamental para que a menina se torne uma revolucionária.


Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), Edgar Wright

Aos 23 anos, Scott Pilgrim (Michael Cera) tem uma banda, um emprego e um namoro firme. A vida do garoto parece maravilhosa até conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Pilgrim se apaixona perdidamente pela jovem americana, mas não será nada fácil conquistar o seu amor.


V de Vingança (2006), James McTeigue

No futuro, a Inglaterra vive sob um regime totalitário. Lá, Evey Hammond (Natalie Portman) é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado conhecido pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução.


As Aventuras de Tintim – Os Charutos do Faraó, Hergé

Em Os Charutos do Faraó, Tintim e Milu embarcam em aventura em busca da tumba perdida do faraó KihOskh. Ao chegarem à tumba, os dois percebem que o lugar na verdade esconde uma sociedade secreta de traficantes internacionais. Para mandá-los para trás das grades, Tintim e seu fiel companheiro precisarão de muita sorte e coragem.


Azul é a Cor Mais Quente, Julie Maroh

Azul É A Cor Mais Quente conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, presenciamos o primeiro encontro das duas e caminhamos entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação poderá trazer a elas.


Ghost World, Daniel Clowes

Ghost World conta a história de duas adolescentes irônicas e cheias de si que tentam viver as incertezas da vida pós ensino médio. Se por um lado elas buscam conduzir a sua longa amizade a uma nova era, as estruturas de sua relação serão profundamente abaladas. E o que parecia ser um futuro cheio de possibilidades, aos poucos se tornará uma incômoda realidade que envolve shoppings, subempregos e memórias dissolventes.


Persépolis, Marjane Satrapi

Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico em uma sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política da adulta em que se transformou, Marjane emociona leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos.


Scott Pilgrim Contra o Mundo, Bryan Lee O’Malley

Aos vinte e poucos anos, Scott Pilgrim vive feliz entre o ócio do desemprego voluntário, os ensaios de sua banda de rock, Sex Bob-Omb, e o namoro com a jovem chinesa Knives Chau. Porém, a sua vida será profundamente abalada com a chegada de Ramona Flowers, uma americana que acabou de se mudar para o Canadá. O que Pilgrim não poderia imaginar é que, para namorar Ramona, terá de enfrentar a Liga dos Ex-namorados da garota.


Você já viu algum filme da lista?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “11 filmes inspirados em histórias em quadrinhos

  • 10.02.2021 a 12:41 pm
    Permalink

    Outra adaptacao que chegara as telonas e The Kitchen . Baseado na serie de quadrinhos homonima escrita por  Ollie Masters e  Ming Doyle para a DC, o longa narrara as historias das esposas ( Melissa McCarthy ,  Tiffany Haddish e Elizabeth Moss ) de tres dos maiores chefes da mafia irlandesa de Nova Iorque, sediada no bairro de Hell’s Kitchen na decada de 1970. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *