Enem 2020: saiba como se preparar para o exame

(5 Estrelas - 1 Votos)

Vai fazer o Enem 2020? Nós explicamos a você os detalhes de como funcionará essa edição do exame. Confira as dicas e boa prova!

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição na Página do Participante. O documento contém informações como o número de inscrição, data, hora e local do exame. Informações para atendimento especializado, como nome social, estão presentes no cartão para quem fez a solicitação e recebeu a aprovação.

Depois do adiamento por conta da pandemia de Covid-19, as provas do Enem 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital. De acordo com o Inep, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para a próxima edição do exame

Neste ano, o Enem irá adotar medidas específicas para a redução dos riscos de contaminação pela Covid. Durante toda a aplicação da prova, os candidatos deverão se manter de máscara e distanciados uns dos outros. Segundo o Inep, os participantes poderão levar álcool em gel individual e máscaras para trocar durante o exame.

Reprodução Google

Além disso, a ocupação das salas de prova será reduzida em aproximadamente 50% de sua capacidade original. Por esse motivo, o Ministério da Educação explica que o número de locais de aplicação do exame será aumentado a fim de comportar todos os inscritos. Como dito pelo MEC, uma das salas, com limite de até 12 pessoas, será destinada aos participantes mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes.

Aos participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou alguma outra doença infectocontagiosa será oferecida uma nova chance de fazer o exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, será necessário acessar a Página do Participante e enviar uma cópia do atestado médico que comprove a doença até um dia antes da aplicação da prova. Caso a confirmação se dê no dia do exame, o candidato deverá entrar em contato com o número 0800 616161.

Aqui, nós preparamos uma lista com cinco livros que podem cair no Enem 2020. Confira a seleção e boa sorte na prova!


A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Lançado pouco antes de sua morte, a obra de Clarice Lispector narra os momentos em que o escritor Rodrigo S. M. cria a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, levada ao Rio de Janeiro por uma tia tirana. A Hora da Estrela é, no fim das contas, uma despedida de Clarice, que põe um pouco de si nas personagens de Rodrigo e de Macabéa.

A_Hora_da_Estrela

Dom Casmurro, Machado de Assis

Conhecido por levantar uma das maiores polêmicas da literatura brasileira, Dom Casmurro trata da trajetória de Bento Santiago, a partir das lembranças de sua infância na Rua de Matacavalos e da história de amor e desventuras que viveu com Capitu. Ao longo da narrativa, Bentinho revela-se um homem perturbado pelo ciúme diante da possibilidade de adultério da mulher com “olhos de ressaca” e o colega Escobar.


Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é o diário de Carolina Maria de Jesus. Moradora da comunidade do Canindé, em São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina registra a sua rotina como catadora de papel e revela aos leitores um sensível e contundente relato da dura realidade vivida na periferia da capital paulista.


Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade

Publicado em 1940, Sentimento do mundo é, ainda hoje, um dos livros mais celebrados da carreira de Carlos Drummond de Andrade. A obra reúne poemas clássicos na carreira de Drummond como “Sentimento do mundo”, “Confidência do Itabirano” e “Poema da necessidade”. Estabelecido no Rio e observando o mundo por uma perspectiva urbana, o poeta oscila entre polos distintos: cidade x interior, atualidade x memórias, eu x mundo.


Toda Mafalda, Quino

Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de setenta tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca.


Você vai fazer o Enem 2020?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *