10 livros para ler com as crianças nas férias

(0 Estrelas - 0 Votos)

Que tal aproveitar esse momento para apresentar novas histórias aos pequenos? Nós preparamos uma seleção especial para você!

A leitura é uma ferramenta de grande importância no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças. Os livros, além de fundamentais na formação dos indivíduos, são excelentes companheiros e nos apresentam universos, dimensões, experiências e personagens memoráveis em histórias que levamos conosco pelo resto de nossas vidas.

Então, que tal aproveitar o período das férias para descobrir novas histórias na companhia dos pequenos? Aqui, nós preparamos uma lista especial para você com dez dos melhores livros infantis lançados em 2020. Confira a seleção e boa leitura!


A água e a águia, Mia Couto

Em um tempo antes do nosso, as águias dominavam os céus e viviam em comunhão com a terra e a água. Mas, um dia, parou de chover e, para evitar uma grande catástrofe, as águias recorreram ao próprio nome para criar água: tiraram o “i” dele. Assim, a água voltou a surgir.


Ah…Nisso Eu Não Tinha Pensado!, Ludovic Souliman

Em uma cidade imensa, barulhenta e com milhões de pessoas fechadas em si mesmas, o que poderia reunir um velho, um grilo sem teto, uma boneca de pano, uma menina órfã, um gigante medroso e uma casa abandonada? Ah…Nisso Eu Não Tinha Pensado! nos mostra que vidas podem ser alteradas, quando tocadas pela solidariedade e pela fraternidade.


Álbum de Família – Aventuras, memorias e efabulações da trupe familiar, Gabriela Romeu

O livro da escritora, jornalista, documentarista e crítica teatral, Gabriela Romeu, nos faz refletir sobre as mais diversas possibilidades existentes de se contar uma história. Com ilustrações de Catarina Bessell e apresentação de Chico César, Álbum de família é uma biografia poética, a biofantasia da trupe familiar “Carroça de Mamulengos”, uma das mais importantes companhias culturais do país.


Da Minha Janela, Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.


E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, Emicida

Uma menininha vive com medo da escuridão. Quando chega a noite, ela se sente preocupada e ansiosa e se pergunta: “afinal, o que o escuro pode esconder?” O que a garota nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.


Estranhas Criaturas, Cristóbal León e Cristina Sitja Rubio

“Festa!” Assim anuncia um misterioso cartaz no meio da floresta. Animados, os animais vão ao evento, dançam e comem muito bolo de chocolate. Mas, na volta para os seus lares, eles descobrem que já não podem abrigar-se debaixo das árvores e nem obter alimentos na natureza. O seu habitat teria sido destruído por estranhas criaturas, os homens.


O Colecionador de Chuvas, André Neves

Em uma cidade onde a chuva demora a cair, um menino deseja colecionar gotas de chuva. No dia em que a chuva cai, os moradores do lugar saem às ruas e comemoram junto com o menino. Quando a chuva vai embora, ela deixa ao garotinho lembranças de felicidade e gotas de sonhos que, como a chuva refrescante, trazem esperança e renovam a vida.


O Muro no Meio do Livro, Jon Agee

Em O Muro no Meio do Livro, um pequeno cavaleiro vive confiante de que o muro protege o seu lado bom do livro dos muitos perigos que existem do outro lado: um tigre faminto, um rinoceronte gigante, além do pior de todos, um ogro terrível que seria capaz de comê-lo com uma só mordida. Porém, nem tudo é o que parece ser.


O Pequeno Príncipe Preto, Rodrigo França

Derivado de uma peça infantil que circulou pelo país, Pequeno Príncipe Preto conta a história de um menino que viaja por diversos planetas, dividindo amor e empatia com quem encontra pelo caminho. Em sua trajetória, o garoto tem como sua grande companheira a árvore Baobá. O conto de Rodrigo França apresenta aos leitores uma narrativa que aborda a importância de valorizarmos quem nós somos, bem como de onde viemos com muito carinho e afeto.


Uma canção de urso, Benjamin Chaud

Papai Urso já estava pronto para a sua hibernação, quando se depara com uma abelha que passa a toda velocidade espalhando um bzzzzzz. Sabendo que quem diz abelha diz mel, seu filho, Ursinho, decide segui-la. Papai Urso sente uma corrente de ar onde deveria sentir o quentinho da barriga do Ursinho e passa, então, a se perguntar: “mas onde será que ele se meteu?”


Qual livro da lista você quer ler com os pequenos?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas