Estante Entrevista: Conheça os livros indicados por Eduardo Spohr

(5 Estrelas - 1 Votos)

Autor de “Santo Guerreiro: Roma Invicta”, Eduardo Spohr falou sobre romances históricos em mais uma live do Estante Entrevista

Nesta quinta-feira (17), o jornalista, professor e escritor, Eduardo Spohr, foi o convidado de mais uma edição do Estante Entrevista. No início desse mês, Spohr lançou o primeiro romance histórico de sua carreira, Santo Guerreiro: Roma Invicta, e falou sobre o livro na live. A obra trata da trajetória de São Jorge, identificado no livro pelo seu nome grego, Georgios.

Durante a conversa, Eduardo Spohr explicou que o livro é o o primeiro de uma trilogia dedicada à história de São Jorge. Neste volume, a narrativa se inicia com a trajetória dos pais de Georgios, que, segundo Spohr, foram personagens fundamentais em sua formação, e chega ao momento em que ele se consagra como um importante cavaleiro romano. Mas, como o autor afirma, muita água ainda irá rolar nos próximos livros.

Spohr falou também sobre as possibilidades e os desafios de se escrever um romance histórico. Ele afirma que, embora haja algum espaço para a ficção, neste gênero literário a realidade é um elemento fundamental. Por isso, o autor destaca a importância da pesquisa no processo de escrita do romance, sobretudo, no que diz respeito aos personagens e à época em que eles viveram.

Para escrever Santo Guerreiro: Roma Invicta, Spohr recorreu a documentos e registros históricos e visitou sítios arqueológicos em lugares presentes no livro, como a cidade de Lod, em Israel, onde São Jorge teria nascido.

Além disso, o escritor recomendou livros fundamentais para quem deseja mergulhar no mundo dos romances e, de quebra, aprofundar os conhecimentos sobre o contexto da Roma Antiga. Confira as dicas e aproveite a leitura!


As Aventuras de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle

Com ilustrações originais de Sidney Paget, As Aventuras de Sherlock Holmes apresenta os doze primeiros contos de Holmes, publicados originalmente entre julho de 1891 e junho de 1892 por Arthur Conan Doyle na revista britânica Strand Magazine. Dentre os contos encontrados no livro estão histórias como “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, “Escândalo na Boêmia” e “A banda malhada”.


Imperium, Robert Harris

Primeiro volume da Trilogia de Cícero, Imperium se inicia com a história de Cícero, um jovem advogado e orador, determinado a obter o imperium. O livro de Robert Harris nos conduz ao violento e traiçoeiro mundo da política romana ao descrever como um homem lutou para alcançar o topo do poder.


Juliano, Gore Vidal

O romance de Gore Vidal aborda a trajetória de Juliano (331-363), o último imperador romano pagão, que tentou reconduzir Roma à religião pré-Cristianismo. Em formato de memórias, o livro oferece momentos de ação e de reflexão sobre os valores humanos presentes no Século IV.


O Romano, Mika Waltari

Publicado em 1964, O Romano reconstitui em detalhes os costumes do povo romano. Além disso, o romance de Mika Waltari denuncia as tiranias políticas que, por mais eficientes e simpáticas que fossem na aparência, só interessam efetivamente aos tiranos e aos seus áulicos.


Santo Guerreiro: Roma Invicta, Eduardo Spohr

Santo guerreiro: Roma invicta fala sobre a vida de Gergios, o soldado romano eternizado e admirado em todo o planeta como São Jorge. Filho de Laios Graco, alto oficial da cavalaria, Georgios perde o pai e foge para a capital com o objetivo de se apresentar ao imperador Diocleciano, antigo companheiro de Laios. Além de desejar ser aceito no exército e tornar-se soldado, o jovem quer recuperar as suas posses e vingar a família.


Xógum, a Gloriosa Saga do Japão, James Clavell 

Em Xógum, a Gloriosa Saga do Japão, conhecemos o piloto inglês John Blackthorne. Depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, ele chega à costa do Japão que vive na disputa pela posição de xógum, a mais importante autoridade militar do país. Com o tempo, Blackthorne desenvolve uma estranha relação de confiança com o poderoso senhor feudal Toranaga e uma paixão proibida com a sua intérprete, Mariko.


Você já leu os livros de Eduardo Spohr?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *