Veja 12 livros para dar de presente

(5 Estrelas - 1 Votos)

Dos clássicos aos lançamentos, nós preparamos uma seleção de dozes livros incríveis para presentear a quem você ama. Confira!

As festas de fim de ano estão chegando e nada melhor do que presentear quem nós amamos com livros. Então, que tal arrasar nos presentes da família com obras literárias incríveis a preços imperdíveis? Para ajudar a você nessa escolha, nós preparamos uma lista com doze títulos para dar de presente, que vão desde clássicos aos lançamentos desse ano. Confira a seleção e aproveite!


Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

O livro de Montgomery Lucy Maud conta a história de Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, que é adotada por engano com os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables. Apesar do erro, Anne, com a sua natureza expansiva, a imaginação peculiar e a tagarelice, conquista os pais adotivos e a todas as pessoas da comunidade.


A Vida Não é Útil, Ailton Krenak

A vida não é útil reúne cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020. Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Ailton Krenak volta a apontar as tendências destrutivas da chamada “civilização”: consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade.


A Vida Mentirosa dos Adultos, Elena Ferrante

As mudanças no rosto de Giovanna anunciam o início da adolescência e não passam despercebidas em casa. Dois anos antes de abandonar a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles, Andrea não se dá conta do que sentencia quando sussurra para a esposa que a filha é muito feia. Essa feiura estética, mas que também indica uma possível falha de caráter, recai sobre Giovanna como uma herança indesejável de Vittoria, a irmã há muito renegada por Andrea. Aos 12 anos, a menina vê um rosto no espelho e, embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que algo está irremediavelmente à beira de um abismo. O amor e a proteção oferecidos pelo lar são as primeiras estruturas a desmoronar quando Giovanna decide conhecer a mulher que pode encarnar seu futuro.


Dois Irmãos, Milton Hatoum

Dois Irmãos acompanha a trajetória dos irmãos gêmeos Yaqub e Omar. Os dois vivem com a mãe, o pai, a irmã, Domingas, empregada da família, e seu filho. Trinta anos depois, o filho de Domingas narra os dramas que presenciou na casa da família, com as histórias de personagens que se entregam ao incesto, à vingança e a paixões desmedidas.


Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Eleanor e Park, Rainbow Rowell

Eleanor e Park são dois jovens de 16 anos que vivem próximos um do outro. Os encontros diários no ônibus escolar faz com que, aos poucos, eles se aproximem e se apaixonem um pelo outro. Em meio a desaprovação da família e as brincadeiras dos amigos, Eleanor e Park vivem o seu primeiro amor, um momento importante da vida que você se sentir desespero, alegria e desesperança — tudo ao mesmo tempo.


Memórias da Plantação, Grada Kilomba

Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano reúne uma série de episódios cotidianos de racismo, que abordam desde as políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo. No livro, Grada Kilomba
combina teoria pós-colonial, estudos da branquitude e de gênero, psicanálise, feminismo negro e narrativa poética, construindo uma reflexão essencial para as práticas descoloniais.


Memórias, Xuxa Meneghel

Em Memórias, Xuxa Meneghel não se esconde: conta desde a infância – e os terríveis abusos que sofreu –, namoros famosos (como Pelé e Ayrton Senna), o estouro na Globo com o Xou da Xuxa, as polêmicas, além de seu ativismo pela causa animal e pelos direitos das crianças, o nascimento de Sasha, até chegar aos dias atuais.


Mulherzinhas, Louisa May Alcott

Publicado originalmente em 1868 e com inspirações autobiográficas, Mulherzinhas discorre sobre a trajetória de Josephine, Meg, Beth e Amy, jovens irmãs da família March que vivem em meio a Guerra Civil dos Estados Unidos. As quatro, embora unidas por laços familiares e pela amizade, se apresentam bastante diferentes entre si.


O Estrangeiro, Albert Camus

O Estrangeiro narra a história de Meursault, um homem que, após cometer um crime quase que inconscientemente, se depara com os absurdos da condição humana. O rapaz, que antes vivia plenamente a sua liberdade sem ter consciência dela, agora passa a viver perdido em meio às circunstâncias e encontra uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar.


Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro

Em Pequeno Manual Antirracista, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro discute temas como o racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Nos onze capítulos deste pequeno manual, a autora revela possibilidades de reflexão para que as pessoas aprofundem conhecimentos sobre discriminações racistas estruturais, assumindo o seu papel na luta pela transformação do estado das coisas.


Verity, Colleen Hoover

Verity é uma autora best-seller vivendo o auge de sua carreira. Porém, ao ser vítima de um súbito acidente, ela precisa interromper o trabalho e não consegue terminar as histórias que estava escrevendo. Lowen Ashleigh, uma escritora prestes a declarar falência, é convidada, então, para escrever os três livros restante da série de Verity e decide passar um tempo na casa dos Crawford para aprender mais sobre o seu processo criativo. Porém, Lowen descobre verdades secretas sobre a vida de Verity e acaba se apaixonando pelo marido da escritora. Como deve lidar com tudo isso?


Qual livro da lista você vai dar de presente?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “Veja 12 livros para dar de presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *