10 livros para conversar com as crianças sobre diversidade

(5 Estrelas - 1 Votos)

Ser diferente é normal! Confira a lista com dez obras literárias que vão fazer as crianças aprenderem sobre o respeito às diferenças

“O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?” Quem nunca ouviu essa frase de algum adulto quando era criança? Embora antiga e, em certa medida, até clichê, essa máxima repetida pelos mais velhos é verdadeira e comprova que as diferenças são algo comum e constituem a modo como nos organizamos enquanto sociedade.

Por isso, é fundamental que se entenda a importância da diversidade e que se aprenda a respeitar as diferenças ainda na infância, já que é nesse momento em que a capacidade cognitiva e a percepção de mundo dos indivíduos são formadas. Nesse sentido, os livros oferecem interessantes contribuições para o debate sobre diversidade com as crianças.

Aqui, nós preparamos uma lista com dez obras literárias que vão ajudar você a conversar com os pequenos sobre a importância do respeito às diferenças, sejam elas quais forem. Boa leitura!


Amoras, Emicida

A partir da música Amoras, dedicada a sua filha, Emicida constrói o seu primeiro livro infantil. Com ilustrações de Aldo Fabrini, Amoras aborda a representatividade e fala sobrea importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos, de crianças a adultos.


Caderno de Rimas do João, Lázaro Ramos

Caderno de Rimas do João conta a história de João, um menino apaixonado por literatura que encanta os leitores com a espontaneidade de suas rimas espontâneas e a diversidade de temáticas. Escrito pelo ator e autor Lázaro Ramos e ilustrado por Mauricio Negro, o livro apresenta aos leitores diferentes assuntos investindo no colorido e na diversão de cada um dos conteúdos.


A Princesa e a Costureira, Janaina Leslão

A Princesa e a Costureira conta a história de Cíntia, uma princesa que nasceu prometida a Febo, o príncipe do reino vizinho. Às vésperas do casamento, Cíntia vai encomendar o seu vestido de noiva e conhece a costureira Isthar e se apaixona por ela. Ao saber que a Cíntia não se casaria mais com Febo, o pai da princesa manda que a prendam imediatamente na torre do castelo. Mas a jovem terá a ajuda de muita gente para conseguir viver esse amor.


Flicts, Ziraldo

Flicts, uma cor rara, frágil e triste, vive em um mundo cheio de cores, mas nenhuma dessas cores é parecida com ela. Sozinha, ela tenta procurar amigos entre as outras colorações, mas segue deslocada do resto do mundo. Um dia, Flicts olhou ao longe e, finalmente, consegue se encontrar.


Monstro Rosa, Olga de Dios

No livro de Olga de Dios, conhecemos um monstro que nasceu muito diferente dos seus irmãos de espécie: em um lugar onde tudo era branco, o Monstro Rosa nasceu grande, peludo, desengonçado e colorido. Mas, depois de passar anos se sentindo deslocado, ele decide seguir em busca de um lugar onde possa ser aceito do jeito que é.


O Cabelo de Lelê, Valéria Belém

O Cabelo de Lelê conta a história de uma menina que, ao se olhar no espelho, parece não gostar muito de seus cabelos. Lelê vive a se perguntar de onde vieram todos aqueles cachinhos em sua cabeça. Mas a sua percepção sobre si mesma irá mudar quando ela descobrir detalhes sobre a sua história e a beleza da herança africana em um livro.


Olivia Tem Dois Papais, Márcia Leite

No livro da escritora Márcia Leite acompanhamos Olívia, uma menina esperta que adora chamar a atenção de seus pais, Raul e Luís. Olívia adora brincar com os dois e, com eles, aprende ensinamentos super importantes. A sua família é diferente, porém é totalmente “encantadora”, como ela mesma gosta de dizer.


Rodrigo Enxerga Tudo, Markiano Charan Filho

O livro de Markiano Charan Filho conta a história de Rodrigo, um menino que é deficiente visual e precisa mudar-se de escola. No novo colégio, ele fará amigos como o inseparável André. Aos poucos, as crianças de sua classe vão perceber que Rodrigo não as enxerga, mas é capaz de ver todas as coisas do mundo — só que de uma maneira diferente.


Tapajós, Fernando Vilela

Em Tapajós, conhecemos Cauã e Inauê, dois irmãos que vivem com a família em uma casa de palafitas às margens do Jari, pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no estado do Pará. O livro de Fernando Vilela narra a trajetória da família, mas, na verdade, o protagonista da história é o próprio cenário da pequena vila onde a família mora.


Tudo Bem Ser Diferente, Todd Parr

Em Tudo Bem Ser Diferente, o autor e ilustrador norte-americano Todd Parr aborda temáticas como a adoção, o preconceito racial e a deficiência física de maneira simples e divertida e ensina às crianças que as diferenças fazem parte da vida.


E aí, gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *