7 professores inesquecíveis na literatura

(5 Estrelas - 1 Votos)

No Dia do Professor, nós preparamos uma lista com professores que marcaram para sempre o mundo dos livros. Confira!

Anualmente, 15 de outubro é marcado pelo Dia dos Professores. Dentro ou fora das salas de aula, os professores são personagens fundamentais na construção da nossa sociedade. Isso porque, ao dedicarem as suas trajetórias à transmissão de conhecimentos e informações, os educadores nos ensinam a viver e a agir no mundo.

Em homenagem aos professores e professoras que nos acompanham durante a vida, nós preparamos uma lista com sete educadores que marcaram o mundo da literatura, seja pelo o seu modo de ser, pelos métodos de suas aulas ou pela forma como cuidam dos seus alunos. Conheça os personagens!


  • Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore é um dos personagens mais famosos da série Harry Potter, de JK Rowling. Durante a sua vida, Dumbledore foi professor e diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwart e foi considerado o bruxo mais poderoso de seu tempo.

Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


  • Cate

A personagem de Ziraldo, Catarina, mais conhecida como Cate, é uma professora de Minas Gerais que encanta os alunos com o seu jeito de ser e com o modo cativante e maluquinho com que conduz as suas aulas.

Uma Professora Muito Maluquinha, Ziraldo

Uma Professora Muito Maluquinha conta a história de Cate, uma professora com métodos e uma didática muito diferentes do normal. Humana, compreensiva e maluquinha, a professora oferece aos seus alunos a oportunidade de aprenderem com alegria e cultivarem um grande amor pela leitura.


  • Otto Lidenbrock

Otto Lidenbrock é um professor e cientista alemão que, depois de decifrar um manuscrito do século XVI, segue em uma viagem em busca com o objetivo de encontrar o centro da Terra.

Viagem ao Centro da Terra, Julio Verne

Considerado como um dos grandes clássicos da ficção científica, Viagem ao Centro da Terra se passa em 1863 e acompanha o professor e mineralogista Otto Lidenbrock. Depois de descobrir uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra, Otto convoca o sobrinho e colega de profissão Axel e o guia Hans, para se lançarem com ele em uma aventura pela Terra.


  • Quíron

Quíron é um professor de Mitologia e se tornará o mentor do jovem Percy Jackson no Acampamento Meio-Sangue.

Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan

A série de livros de Rick Riordan narra a trajetória de jovens semideuses que são treinados no acampamento de verão Colina Meio-Sangue. Entre eles está Percy Jackson, um jovem de 12 anos que enfrenta problemas nos lugares por onde passa. Mas a sua vida mudará completamente quando o menino descobrir que é filho de Poseidon, o deus dos mares. A partir desse momento, Percy inicia a sua trajetória heroica, enfrentando missões importantes para a sobrevivência da humanidade.


  • Sr. Bowne

O professor Sr. Bowne ensina a Auggie e seus colegas de classe a importância de cultivarmos coisas boas no nosso dia a dia e que nos inspirem a fazer escolhas certas ao longo da vida.

Extraordinário, R. J. Palacio

Em Extraordinário, conhecemos a história de Auggie, um menino que nasceu com uma deformidade facial e, aos 10 anos, vai precisar frequentar a escola pela primeira vez. Nessa nova experiência, o menino tentará vencer seus medos e se integrar em um mundo completamente novo. Mas a sua presença deve gerar as mais diferentes reações, algumas boas, outras nem tanto — todas profundamente transformadoras.


  • Srta. Honey

Jennifer Honey é a professora da jovem Matilda Wormwood. Srta. Honey é uma mulher gentil que adora o que faz e cuida muito bem de sua classe. A professora adora a personalidade de Matilda, que apesar de ser geniosa, tem uma natureza humilde e gentil.

Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


Qual dos professores da lista é o seu preferido?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *