7 professores inesquecíveis na literatura

(0 Estrelas - 0 Votos)

No Dia do Professor, nós preparamos uma lista com professores que marcaram para sempre o mundo dos livros. Confira!

Anualmente, 15 de outubro é marcado pelo Dia dos Professores. Dentro ou fora das salas de aula, os professores são personagens fundamentais na construção da nossa sociedade. Isso porque, ao dedicarem as suas trajetórias à transmissão de conhecimentos e informações, os educadores nos ensinam a viver e a agir no mundo.

Em homenagem aos professores e professoras que nos acompanham durante a vida, nós preparamos uma lista com sete educadores que marcaram o mundo da literatura, seja pelo o seu modo de ser, pelos métodos de suas aulas ou pela forma como cuidam dos seus alunos. Conheça os personagens!


  • Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore é um dos personagens mais famosos da série Harry Potter, de JK Rowling. Durante a sua vida, Dumbledore foi professor e diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwart e foi considerado o bruxo mais poderoso de seu tempo.

Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


  • Cate

A personagem de Ziraldo, Catarina, mais conhecida como Cate, é uma professora de Minas Gerais que encanta os alunos com o seu jeito de ser e com o modo cativante e maluquinho com que conduz as suas aulas.

Uma Professora Muito Maluquinha, Ziraldo

Uma Professora Muito Maluquinha conta a história de Cate, uma professora com métodos e uma didática muito diferentes do normal. Humana, compreensiva e maluquinha, a professora oferece aos seus alunos a oportunidade de aprenderem com alegria e cultivarem um grande amor pela leitura.


  • Otto Lidenbrock

Otto Lidenbrock é um professor e cientista alemão que, depois de decifrar um manuscrito do século XVI, segue em uma viagem em busca com o objetivo de encontrar o centro da Terra.

Viagem ao Centro da Terra, Julio Verne

Considerado como um dos grandes clássicos da ficção científica, Viagem ao Centro da Terra se passa em 1863 e acompanha o professor e mineralogista Otto Lidenbrock. Depois de descobrir uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra, Otto convoca o sobrinho e colega de profissão Axel e o guia Hans, para se lançarem com ele em uma aventura pela Terra.


  • Quíron

Quíron é um professor de Mitologia e se tornará o mentor do jovem Percy Jackson no Acampamento Meio-Sangue.

Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan

A série de livros de Rick Riordan narra a trajetória de jovens semideuses que são treinados no acampamento de verão Colina Meio-Sangue. Entre eles está Percy Jackson, um jovem de 12 anos que enfrenta problemas nos lugares por onde passa. Mas a sua vida mudará completamente quando o menino descobrir que é filho de Poseidon, o deus dos mares. A partir desse momento, Percy inicia a sua trajetória heroica, enfrentando missões importantes para a sobrevivência da humanidade.


  • Sr. Bowne

O professor Sr. Bowne ensina a Auggie e seus colegas de classe a importância de cultivarmos coisas boas no nosso dia a dia e que nos inspirem a fazer escolhas certas ao longo da vida.

Extraordinário, R. J. Palacio

Em Extraordinário, conhecemos a história de Auggie, um menino que nasceu com uma deformidade facial e, aos 10 anos, vai precisar frequentar a escola pela primeira vez. Nessa nova experiência, o menino tentará vencer seus medos e se integrar em um mundo completamente novo. Mas a sua presença deve gerar as mais diferentes reações, algumas boas, outras nem tanto — todas profundamente transformadoras.


  • Srta. Honey

Jennifer Honey é a professora da jovem Matilda Wormwood. Srta. Honey é uma mulher gentil que adora o que faz e cuida muito bem de sua classe. A professora adora a personalidade de Matilda, que apesar de ser geniosa, tem uma natureza humilde e gentil.

Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


Qual dos professores da lista é o seu preferido?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses