7 livros para as crianças mergulharem na história do mundo

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal conversar com as crianças sobre as suas origens? Conheça sete livros que falam sobre a história dos continentes, povos e culturas

“De onde eu vim?” Essa é uma das perguntas que atravessam a existência humana e, para muita gente, ela surge ainda na infância. Os adultos, quando questionados pelas crianças sobre isso, geralmente, respondem: “você veio da mamãe”. Mas de onde será que a mamãe veio? E a mamãe da mamãe? Afinal, de onde todos nós viemos?

O conhecimento do passado, alinhado com a busca pelas raízes e ancestralidades, é um movimento fundamental para a compreensão e desenvolvimento do eu e a formação das identidades. Por isso, é fundamental que, desde pequenas, as crianças mantenham contato com as histórias, lendas e fábulas que são formadoras de nossa sociedade e, em sua maioria, podem ser encontradas nos livros.

Aqui, nós selecionamos sete obras literárias que vão ajudar você a apresentar aos pequenos as histórias dos continentes, povos e culturas que compõem o mundo onde vivemos. Confira a lista e boa viagem!


A África Recontada Para Crianças, Avani Souza Silva

A África Recontada Para Crianças convida os leitores a embarcarem em uma viagem pelos países africanos onde também se fala português, como Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Com histórias bem-humoradas, atravessadas por adivinhas, músicas e detalhes sobre a cultura de cada país, o livro de Avani Souza e Silva é um tributo à África, à língua portuguesa e aos contadores de história do mundo.


Contos da Natureza, Dawn Casey

No livro Contos da Natureza, a escritora e professora primária Dawn Casey compartilha sete histórias tradicionais de diferentes lugares do mundo, como Nigéria e Bali, relacionadas ao modo como os seres lidam com a natureza e, ressaltando a importância dos cuidados com ela. Além das histórias, Dawn também propõe atividades típicas daquela cultura – fazer uma pintura inspirada nos aborígenes australianos, por exemplo.


Mundo: Uma Introdução Para Crianças, Alexander Heather

Mundo: Uma Introdução Para Criança apresenta diferentes lugares, pessoas e culturas, compartilhando detalhes sobre os continentes, países e climas que os compõem. Além disso, o livro de Alexander Heather explica fatos curiosos sobre animais, esportes, alimentos, invenções e feriados do mundo todo.


Mapas: Uma Viagem Deslumbrante pelas Terras, Mares e Culturas do Mundo, Aleksandra Mizielinska e Daniel Mizielinscy

No livro Mapas: Uma Viagem Deslumbrante pelas Terras, Mares e Culturas do Mundo, os autores Aleksandra Mizielinska e Daniel Mizielinscy apresentam mais de 4 mil ilustrações, além de 55 mapas de 46 países e 6 continentes que levarão os leitores a viajarem pelo mundo, conhecendo desde as múmias do Egito, às cidades maias do México e os pinguins da Antártida.


Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, Adriana Carranca

Em Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, acompanhamos a trajetória de Malala Yousafzai, uma jovem que nasceu no vale do Swat, no Paquistão. Aos 10 anos, Malala viu sua região ser dominada por um grupo extremista chamado Talibã. No novo regime, a menina quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Mas Malala não só resistiu como tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, além de um grande exemplo para crianças do mundo inteiro.


Onde Está Wally? – A indispensável coleção de viagens, Martin Handford

Em Onde Está Wally? – A indispensável coleção de viagens, Martin Handford reúne os sete livros dessa série clássica em um só volume. Na obra, mergulhamos em uma busca por Wally, seus quatro amigos e seus pertences perdidos em lugares que começam ainda na pré-história, passam pela Roma antiga, pelos vikings, por salas de concertos e quadros, pelo espaço sideral e por florestas de gigantes.


O Primeiro Homem e Outros Mitos dos Índios Brasileiros, Betty Mindlin

Integrante da coleção Mitos do Mundo, O Primeiro Homem e Outros Mitos dos Índios Brasileiros apresenta nove histórias contadas por seis povos indígenas, que falam línguas diferentes e explicam de maneira distinta temáticas que vão desde a criação do mundo à relação que o homem mantém com a natureza.


Você já conhecia algum dos títulos da lista?


Yasmin Lisboa



Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “7 livros para as crianças mergulharem na história do mundo

  • 09.10.2020 a 4:21 pm
    Permalink

    Para o pequeno leitor, entrar em contato com os livros certos na hora certa pode fazer toda a diferenca. Existem livros infantis voltados para bebes, para criancas na pre-escola, ate para as mais velhas e aos pre-adolescentes. Desde a linguagem e vocabulario usados ate a relacao do texto com as ilustracoes sao elementos que podem tornar a leitura uma experiencia inesquecivel ou um momento frustrante. Por isso essa escolha e tao importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *