Como manter o foco no trabalho?

(5 Estrelas - 2 Votos)

Nós preparamos algumas dicas que vão ajudar você a manter o foco e a melhorar o desempenho em suas tarefas diárias. Confira!

Quem nunca se percebeu totalmente distraído no meio de uma entrega para o trabalho, sem saber muito bem como os seus pensamentos o levaram a um lugar tão distante? Nos últimos anos, manter o foco e a concentração no trabalho têm se tornado habilidades cada vez mais difíceis de serem cumpridas diante da multiplicidade de estímulos que atravessam a atenção dos indivíduos.

Porém, quando bem trabalhada, a atenção pode funcionar como uma ferramenta de grande eficiência na elaboração das tarefas, contribuindo, inclusive, com o aumento da produtividade, a eficiência nas entregas e uma melhoria nos resultados. Além de técnicas, como a da atenção plena (mindfulness) e a Pomodoro, algumas práticas são importantes para quem deseja otimizar o foco e a concentração em suas atividades:

  • Cuidar da saúde é sempre o primeiro passo. Durma bem, beba bastante água, opte sempre que possível por refeições saudáveis e invista nos exercícios físicos.
  • Se possível, medite. A prática da meditação traz diversos benefícios para a consciência, o autocontrole e a atenção, habilidades fundamentais para quem deseja desenvolver o foco e a concentração.
  • Mantenha-se organizado e planeje as suas tarefas. Uma boa dica é criar listas com as atividades do dia e os horários em que você planeja se dedicar a elas.
  • Evite estímulos que podem lhe distrair. A internet e as redes sociais são excelentes ferramentas de socialização, mas também podem atrapalhar bastante na concentração necessária à resolução das suas tarefas.
  • Faça pausas. Durante o horário de trabalho, é fundamental alternar momentos de concentração e relaxamento. Experimente passar 20 em plena atenção a alguma tarefa e depois permita-se levantar para esticar as pernas.

Aqui, nós selecionamos cinco livros que apresentam diferentes técnicas e métodos úteis para quem deseja manter o foco e a concentração nas suas atividades. Boa leitura!


A Técnica Pomodoro, Francesco Cirillo

A Técnica Pomodoro trata da técnica criada por Francesco Cirillo para melhorar a produtividade. O método consiste na divisão do tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles. Com apenas papel, caneta e um timer, você vai aprender a fazer o tempo agir a seu favor, gerenciar as distrações, se sentir com mais energia e ter uma vida equilibrada.


Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


A Única Coisa, Gary Keller

Best-seller no The New York Times, A Única Coisa afirma que o foco e a dedicação são dois fatores essenciais para quem deseja dar forma a sonhos, desejos e aspirações. No livro, Gary Keller afirma que focando em sua ÚNICA coisa, é possível alcançar mais, fazendo bem menos.


Foco, Daniel Goleman

No livro Foco, Daniel Goleman defende a importância do exercício da atenção no aprendizado e no aprimoramento do nosso foco. Para o autor, o foco é uma ferramenta essencial para o alto rendimento e, portanto, a atenção plena exerce um papel fundamental para o sucesso em uma atividade.  


Trabalho Focado, Cal Newport

Em Trabalho Focado, Cal Newport discute o impacto da era digital e das tecnologias nas distrações que surgem ao longo do trabalho. Dividida em duas partes, a obra fala sobre a ética do trabalho, as profissões e aponta caminhos para um trabalho mais focado, a partir de um treinamento baseado em uma série de regras que levam o seu corpo e mente a apoiarem essa habilidade.


E aí, gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *