FLEV: Confira os livros indicados por Clara Alves

(0 Estrelas - 0 Votos)

Escritora participou da penúltima live no 1º Festival Literário da Estante Virtual no Instagram, em conversa sobre literatura young adult

Essa é para os jovens! Nesta quinta-feira (27), conversamos com a escritora Clara Alves sobre “O young adult na literatura brasileira”, durante o 1º Festival Literário da Estante Virtual (FLEV), no Instagram. Esta foi a última live do evento online, que desde o início de agosto trouxe diversos debates sobre literatura e educação aos leitores.

A autora do livro Conectadas falou sobre seu processo criativo, a relação com a literatura e deu sugestões para os jovens escritores. “O primeiro passo para quem quer escrever é: escreva. Além disso, leia todos os tipos de livros e não tenha pressa para publicar algo caso ainda não se sinta seguro para isso”, sugere.

Na live, Clara indicou ainda suas obras favoritas e aquelas que a inspiraram. Que tal conhecer os títulos sugeridos por Clara Alves? Confira a lista e boa leitura!


Conectadas, de Clara Alves

Ser uma garota gamer não é fácil. Principalmente quando um romance está em jogo. Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina. Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente.


Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid

Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, esta é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama. Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes — seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar 80 anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso.


Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling

A saga Harry Potter foi a porta de entrada da escritora Clara Alves para o mundo da literatura. Ao completar 11 anos, Harry Potter descobre que não é um menino qualquer. Nessa história, o jovem vai encontrar um caminho de muita magia e um mundo de mistérios que jamais imaginara, vivendo aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.


As desventuras de Arthur Less, de Andrew Sean Greer

Uma divertida sátira da vida no livro vencedor do Pulitzer de ficção de 2018. Arthur Less é um escritor medíocre prestes a completar 50 anos. Certo dia, recebe um convite de casamento: o homem com quem teve um relacionamento não tão sério assim nos últimos nove anos está com data marcada para se casar. Ele não pode dizer que vai, pois seria estranho demais, e não pode dizer que não vai, já que seria o mesmo que admitir a derrota. Less pensa: “O que eu posso fazer para não estar na cidade na época do casamento?” Então, em sua mesa, vê vários convites para eventos literários menores no mundo inteiro. O que ele faz? Aceita todos! O que poderia dar errado?


Vermelho, branco e sangue azul, de Casey McQuiston

O que pode acontecer quando o filho da presidente dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra? Quando sua mãe foi eleita, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado. O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar.


O diário da princesa, de Meg Cabot

A escritora Clara Alves também é fã de Meg Cabot. Este livro conta a história de Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, que descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono.


Quinze dias, de Vitor Martins

Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos 15 dias, enquanto os pais dele estão viajando.


Sol em Júpiter, de Lola Salgado

Sol Leão tem uma vida invejável. Bonita e autoconfiante, ela mora em um apartamento de frente para a praia e seu canal no YouTube, Delírios de Juba, acabou de atingir a marca de 6 milhões de inscritos. Para completar, acaba de ser pedida em casamento pelo homem dos seus sonhos. Mas será que seus dias são tão perfeitos quanto parecem ser nos vídeos e nas fotos do Instagram? Em um momento catastrófico, Sol conhece Júpiter, um rapaz de sorriso fácil e olhos incrivelmente azuis. Com o coração balançado, ela começa a questionar a vida que tem levado até agora e a imagem que se sente obrigada a manter para seus fãs. Quando, durante uma transmissão ao vivo para milhares de pessoas, Sol faz uma terrível descoberta, ela vê a muralha que tinha construído ao seu redor desmoronar e é obrigada a encarar medos e inseguranças do passado.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira