FLEV: Os livros de música indicados por Chris Fuscaldo

(0 Estrelas - 0 Votos)

É fã de literatura e de música? Conheça os seis livros musicais sugeridos pela escritora, cantora e compositora Chris Fuscaldo

O mês de agosto passou voando, mas por aqui o Festival Literário da Estante Virtual (FLEV) continua. Na quinta-feira (20), o evento recebeu a jornalista, cantora, compositora e escritora dos livros “Discobiografia Legionária” e “Discobiografia Mutante”, Chris Fuscaldo, para falar sobre como a música influencia os livros.

Durante o papo, Chris Fuscaldo ressaltou que as relações entre música e literatura são muito antigas e podem ser observadas ainda na Idade Média a partir da presença e atuação dos trovadores. De acordo com a escritora, por mais que determinados setores da sociedade ainda se mantenham resistentes a esses diálogo, os livros e as canções são universos que caminham mais juntos do que se pode imaginar.

Durante a live, Chris deu dicas de seis livros que vão fazer você mergulhar ainda mais no universo da música. Confira a lista!


A divina comédia dos Mutantes, Carlos Calado

Em A divina comédia dos Mutantes, Carlos Calado recorre a pesquisas e a mais de duzentas entrevistas para reconstituir os caminhos da banda brasileira “Os Mutantes”. Além de contar em detalhes a história do grupo considerado por muita gente como o maior fenômeno do rock nacional, o livro é ilustrado com mais de cem fotografias e reúne a discografia completa da banda.


Carmen – Uma Biografia, Ruy Castro

Carmen – Uma Biografia acompanha a trajetória da maior estrela do Brasil. A biografia de Ruy Castro fala desde o nascimento da jovem Maria do Carmo aos seus últimos de vida e a sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que acabaram com o seu organismo.


Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira, Gustavo Alonso

Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira fala sobre o crescimento do sertanejo e do sertanejo universitário dentro do universo da música caipira. O livro de Gustavo Alonso aponta para a modernização dessa música, a partir das transformações que aconteceram no Brasil, do interior às capitais, nos últimos 50 anos.


Discobiografia Legionária, Chris Fuscaldo

A Discobiografia Legionária resgata histórias presentes na gravação dos discos da banda que, sob a liderança de Renato Russo, tornou-se parte do imaginário cultural e afetivo do país. O livro da jornalista Chris Fuscaldo revela curiosidades por trás de canções como Eduardo e Mônica, Pais e Filhos e outros clássicos atemporais da Legião Urbana.


Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar, Paulo Cesar de Araújo

O livro de Paulo César de Araújo aborda a trajetória de ícones da música brega no Brasil como Odair José e Waldik Soriano. Por mais que aparecessem no topo da lista dos mais vendidos e frequentassem as rádios e programas de auditório, esses artistas foram desconsiderados pela historiografia da música popular brasileira por supostamente se associarem à ditadura militar.


Tropicália – a História de uma Revolução Musical, Carlos Calado

Em Tropicália – a História de uma Revolução Musical, Carlos Calado narra a trajetória da Tropicália. Com entrevistas, pesquisas em arquivos e imagens em grande parte inéditas, o livro faz uma reconstituição histórica no interior do movimento musical que transformou a música brasileira nos anos 1960.


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas