FLEV: Os livros de música indicados por Chris Fuscaldo
É fã de literatura e de música? Conheça os seis livros musicais sugeridos pela escritora, cantora e compositora Chris Fuscaldo
O mês de agosto passou voando, mas por aqui o Festival Literário da Estante Virtual (FLEV) continua. Na quinta-feira (20), o evento recebeu a jornalista, cantora, compositora e escritora dos livros “Discobiografia Legionária” e “Discobiografia Mutante”, Chris Fuscaldo, para falar sobre como a música influencia os livros.
Durante o papo, Chris Fuscaldo ressaltou que as relações entre música e literatura são muito antigas e podem ser observadas ainda na Idade Média a partir da presença e atuação dos trovadores. De acordo com a escritora, por mais que determinados setores da sociedade ainda se mantenham resistentes a esses diálogo, os livros e as canções são universos que caminham mais juntos do que se pode imaginar.
Durante a live, Chris deu dicas de seis livros que vão fazer você mergulhar ainda mais no universo da música. Confira a lista!
A divina comédia dos Mutantes, Carlos Calado
Em A divina comédia dos Mutantes, Carlos Calado recorre a pesquisas e a mais de duzentas entrevistas para reconstituir os caminhos da banda brasileira “Os Mutantes”. Além de contar em detalhes a história do grupo considerado por muita gente como o maior fenômeno do rock nacional, o livro é ilustrado com mais de cem fotografias e reúne a discografia completa da banda.
Carmen – Uma Biografia, Ruy Castro
Carmen – Uma Biografia acompanha a trajetória da maior estrela do Brasil. A biografia de Ruy Castro fala desde o nascimento da jovem Maria do Carmo aos seus últimos de vida e a sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que acabaram com o seu organismo.
Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira, Gustavo Alonso
Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira fala sobre o crescimento do sertanejo e do sertanejo universitário dentro do universo da música caipira. O livro de Gustavo Alonso aponta para a modernização dessa música, a partir das transformações que aconteceram no Brasil, do interior às capitais, nos últimos 50 anos.
Discobiografia Legionária, Chris Fuscaldo
A Discobiografia Legionária resgata histórias presentes na gravação dos discos da banda que, sob a liderança de Renato Russo, tornou-se parte do imaginário cultural e afetivo do país. O livro da jornalista Chris Fuscaldo revela curiosidades por trás de canções como Eduardo e Mônica, Pais e Filhos e outros clássicos atemporais da Legião Urbana.
Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar, Paulo Cesar de Araújo
O livro de Paulo César de Araújo aborda a trajetória de ícones da música brega no Brasil como Odair José e Waldik Soriano. Por mais que aparecessem no topo da lista dos mais vendidos e frequentassem as rádios e programas de auditório, esses artistas foram desconsiderados pela historiografia da música popular brasileira por supostamente se associarem à ditadura militar.
Tropicália – a História de uma Revolução Musical, Carlos Calado
Em Tropicália – a História de uma Revolução Musical, Carlos Calado narra a trajetória da Tropicália. Com entrevistas, pesquisas em arquivos e imagens em grande parte inéditas, o livro faz uma reconstituição histórica no interior do movimento musical que transformou a música brasileira nos anos 1960.
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022