5 livros para investir na alimentação saudável

(0 Estrelas - 0 Votos)

Que tal aproveitar o momento para repensar o modo como nos alimentamos? Confira dicas de livros sobre alimentação saudável

Nas últimas décadas, especialistas têm falado com frequência sobre a importância da alimentação para a dimensão física e mental da saúde humana. Os alimentos saudáveis, além de garantirem bem-estar e longevidade, são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema imunológico e da circulação sanguínea, e atuam na prevenção de doenças graves como o câncer, o diabetes e a depressão. Além disso, pesquisas apontam que a mudança nos hábitos alimentares também é essencial para a garantia da vida no planeta nos próximos anos.

De acordo com um relatório publicado pela revista científica Lancet, o planeta não será capaz de alimentar a população mundial, caso não haja uma profunda reavaliação no consumo de alimentos, que opte principalmente por uma alimentação mais saudável e com menos desperdícios. Caso realizada, essa mudança, segundo o levantamento, poderá evitar a morte prematura de 11 milhões de pessoas por ano, reduzindo a mortalidade de adultos entre 19% e 23,6%.

Por que não começar agora a reavaliar os seus hábitos alimentares? Aqui, nós preparamos uma lista com cinco dicas de livros que apresentam caminhos para uma alimentação mais saudável e menos prejudicial ao planeta. Confira!


Arte Fundamental da Vida, Bernadette Kikuchi

Arte Fundamental da Vida aborda os benefícios da alimentação saudável a partir da culinária macrobiótica. No livro, a autora Bernadette Kikuchi fala sobre como a microbiótica atua no bem-estar físico e psicológico das pessoas e apresenta receitas saudáveis e práticas para serem inseridas na alimentação do dia a dia.


Comida de Verdade, Yotam Ottolenghi

Em Comida de Verdade, Yotam Ottolenghi apresenta mais de 150 receitas preparados com alimentos vegetais, que vão desde saladas à sobremesas. Com técnicas inovadoras, novos temperos e sabores exóticos, o chef londrino apresenta pratos que prometem revolucionar o preparo dos alimentos e o paladar de pessoas no mundo inteiro.


Em Defesa da Comida, Michael Pollan

Considerado como um manifesto da alimentação de verdade, Em Defesa da Comida debate o consumo de produtos processados e investiga os motivos para que grande parte dos alimentos da dieta ocidental seja comercializada dando destaque aos seus benefícios à saúde. Além disso, a obra aponta caminhos para uma transformação na compreensão sobre o que significa ser saudável, garantindo um aumento no prazer ligado às refeições.


Bela Cozinha: Ingredientes do Brasil, Bela Gil

Bela Cozinha: Ingredientes do Brasil traz uma diversidade de receitas veganas e sem glúten. Dividida em capítulos separados por ingredientes da culinária brasileira, como cogumelos, abacaxi e castanha de cajú, a obra aborda aspectos sobre cada um dos alimentos, bem como as particularidades do seu cultivo.


Alimentação Saudável, Carla Yamashita e Karin Sedó Sarkis

O livro de Carla Yamashita e Karin Sedó Sarkis explica de que maneira o consumo de alimentos saudáveis pode aumentar a qualidade de vida e atuar na prevenção de uma diversidade de doenças. Em Alimentação Saudável, os leitores vão conhecer também o potencial dos alimentos na resistência contra infecções e na garantia do bem-estar físico e mental.


O que você achou das dicas?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses