Para ouvir em casa: Veja músicas indicadas pela equipe da Estante Virtual

(5 Estrelas - 2 Votos)

Nossa equipe de colaboradores indicou artistas e músicas para você acompanhar nesse momento. Confira as dicas e solte o som!

Desde a sua criação, a música exerce um papel fundamental na formação e na evolução das sociedades pelo mundo. A partir dos seus gêneros e sonoridades, a música consegue determinar símbolos e ações que sejam compartilhados pelo grupo em que está inserida, sendo assim uma das ferramentas responsáveis pela formação da cultura.

Isso sem falar em todos os benefícios que a música é capaz de trazer à saúde humana. Pesquisas científicas comprovam que o consumo de música, além de tornar as pessoas mais felizes, atua no alívio de dores físicas e na melhoria da memória, deixa o coração mais forte e pode ajudar a prevenir doenças físicas e mentais.

Que tal ouvir música? Nossos colaboradores indicaram sons para você curtir nesse som. Confira!


  • Igor Defáveri, designer de produto

Alt-J

Alt-J é uma banda britânica considerada como um dos grupos de rock alternativo mais queridos atualmente. Em 2012, a banda lançou o seu trabalho de estreia, o álbum “An Awesome Wave”, que recebeu o prêmio Mercury Prize Awards. Na sequência, eles apresentaram trabalhos como os discos “This Is All Yours” (2014), “RELAXER” (2017) e “REDUXER”, disco lançado em 2018 e que estabelece diálogos entre o rock e o hip-hop.


Jaloo

Jaloo é um cantor, DJ e produtor musical paraense. O artista surgiu em 2010 fazendo remixes de músicas famosas e, em 2014, lançou o seu primeiro EP, “Insight”. O álbum “#1” veio no ano seguinte misturando elementos da música indie eletrônica do tecnobrega e do indie pop. Em 2019, Jaloo apresentou “ft (pt.1)”, seu mais novo trabalho de estúdio, que conta com parcerias com artistas como MC Tha, Lucas Santanna e Karol Conká.


  • Fernando Nascimento, Product Delivery Manager

Sonny Boy Williamson

Sonny Boy Williamson é o nome artístico do gaitista de blues John Lee Curtis Williamson. Nascido em 1914, Sonny Boy Williamson gravou pela primeira vez em 1937, com a canção “Good Morning, School Girl”, e tornou-se um sucesso fazendo apresentações até a sua morte, em 1948. Ainda hoje o artista é considerado como um dos maiores tocadores de harmônica da história do blues.


Chet Baker

Chet Baker foi um cantor, compositor e trompetista norte-americano. No início de sua carreira o artista trabalhou com Vido Musso’s Band e o músico Stan Getz, mas começou a fazer sucesso mesmo a partir de 1951 em uma série de apresentações que realizou com Charlie Parker pela Costa Oeste dos Estados Unidos. Um dos maiores ídolos do jazz, Chet Baker lançou diversos discos ao longo de sua carreira, até falecer em 1988. Especialistas no trabalho do artista dividem a sua obra em dois momentos: uma fase cool e mais virtuosa e um momento de maior sensibilidade nas interpretações, iniciado a partir de 1957.


Nicola Cruz

Nicola Cruz é considerado um DJs mais inovadores na nova geração damúsica eletrônica sul-americana. Francês, mas radicado no Equador, o DJ é conhecido pela mistura de batidas eletrônicas com elementos da sonoridade nativa da América Latina. Em 2015, Nicola lançou o seu primeiro álbum “Prender el Alma”. Em seguida, o artista apresentou ainda os discos “El Origen” (2017) e “Siku”, lançado em 2019.


Caetano Veloso

Nascido em 1942, Caetano Veloso é um cantor, compositor, produtor, arranjador e escritor baiano. Caetano foi um dos fundadores da Tropicália e participou ativamente do movimento de renovação da música popular brasileira desde a década de 1960. Em mais de 50 anos de carreira, o artista apresentou discos essenciais na música brasileira como o lendário álbum “Transa”, lançado em 1972. No ranking da revista Rolling Stone, Caetano foi eleito pcomo o 4º maior artista da música brasileira e 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.


  • Glaucia Albuquerque, estagiária de Design

Chaz Cardigan

Chaz Cardigan é o nome artístico do cantor e compositor norte-americano
Chaz McKinney. Em 2017, Cardigan lançou “I”, seu primeiro álbum de estúdio. Desde então, o artista tem apresentado diversos singles como “Medicine”, “Nerves” “Vulnerabilia” e “As’ll Ever Be”, que foi apresentada no filme da Netflix, “Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você”.


Illenium

Illenium é o nome artístico do música, DJ e produtor musical Nickolas Dee Miller. Considerado um dos nomes mais promissores na nova cena da música eletrônica, o artista americano lançou três álbuns de estúdio. O mais recente deles, “Ascend”, foi lançado em agosto de 2019 e percorre por ritmos como Electro House, Dubstep, Future Bass e Bass House.


James Bay

James Bay é um cantor, compositor e guitarrista inglês. Em 2015, o artista lançou o seu primeiro trabalho, Chaos and the Calm, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy. Conhecido pela marcante sonoridade pop, Bay deu um novo passo em sua carreira com o álbum Electric Light. Lançado em 2019, o trabalho apresenta um som repaginado e uma evolução do conceito iniciado em sua versão anterior.



  • Livia Briani, analista de produto

Taylor Swift

Taylor Swift, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Conhecida por narrar as suas experiências amorosas, a artista começou a compor aos 12 anos e lançou o seu primeiro disco, Taylor Swift, em 2006. Desde então, Taylor gravou sete álbuns e, no ano passado, apresentou o seu mais novo trabalho, “Lover”.


Harry Styles

O cantor, compositor e ator inglês Harry Styles mergulhou em sua carreira solo a partir de 2016, após o fim do grupo One Direction. De lá para cá, o artista lançou os álbuns Harry Styles, em 2017, e Fine Line, no fim de 2019. O seu último trabalho


Billie Eilish

Aos 18 anos, a norte-americana Billie Eilish se tornou a cantora mais nova a receber prêmios nas principais categorias do Grammy. Depois do EP Don’t Smile at Me (2017), liderou a Billboard de Álbuns Alternativos nos EUA, Billie apresentou no ano passado o disco When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, seu primeiro trabalho de estúdio. Com ele, a artista venceu o Grammy 2020 nas categorias Artista Revelação, Álbum do Ano, Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Álbum de Pop Vocal.


Emicida

Em 2019, o rapper paulista Emicida lançou o seu mais novo trabalho, o álbum “AmarElo”. Com participações de artistas como Majur, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar e Fernanda Montenegro, o disco fala sobre a importância do amor, da calma e do otimismo como formas de combates aos tempos sombrios que estamos vivendo.


  • Vinicius Xaxa, analista de tecnologia

System of a Down

System of a Down é uma banda de heavy metal armeno-americana composta pelos músicos Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan. Criado em 1994, o grupo é reconhecido pelas discussões políticas e sociais que atravessam as suas composições. Após lançar o aclamado álbum Toxicity (2001), a banda apresentou os seus últimos discos, “Mezmerize” e “Hypnotize”, no ano de 2005.


Robyn Adele Anderson

Robyn Adele Anderson é uma cantora de jazz, atriz e modelo norte-americana. Ex-integrante do coletivo musical Postmodern Jukebox, a artista tornou-se famosa nas redes sociais graças a interpretações originais de canções famosas publicadas em seu canal no YouTube, que já conta com mais de 600 mil inscritos.


Lady Gaga

Conhecida como “Mother Monster” pelos fãs, Lady Gaga é considerada um dos maiores ícones da música. Longe do pop desde 2016, a artista estava ocupada com projetos como os discos Joanne e Cheek to Cheek, álbum de duetos de jazz com Tony Bennett, e a sua participação como atriz no
longa-metragem Nasce Uma Estrela, que rendeu a ela uma indicação ao Oscar. Em 2020, a artista lançou “Chromatica”, sexto álbum de sua carreira, que marca a sua reconciliação com o pop, ritmo que a consagrou.


E você, o que tem ouvido por aí?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “Para ouvir em casa: Veja músicas indicadas pela equipe da Estante Virtual

  • 01.07.2020 a 12:57 pm
    Permalink

    Doreiiiiiiiiiiiii.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *