Flashback literário: 7 livros para você conhecer o mundo geek

(5 Estrelas - 1 Votos)

Quer conhecer obras geeks? Selecionamos livros incríveis, tanto clássicos quanto contemporâneos, para você mergulhar nesse universo

Maio é um mês especial para os amantes da literatura geek. Os fãs desse universo comemoram duas datas no período: o Dia de Star Wars, em 4 de maio, e o Dia da Toalha, em 25 de maio. Enquanto a primeira data refere-se a uma brincadeira com a frase “May the fourth be with you”, a segunda está relacionada à série de livros O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams. Na saga, a toalha é um elemento importante da narrativa, pois os personagens a utilizam em situações difíceis.

Para comemorar, fizemos um flashback literário e montamos uma lista especial para quem quer mergulhar no universo geek. A seleção inclui tanto livros clássicos, como Duna, de Frank Herbert, quanto contemporâneos, como a graphic novel de O conto da Aia. Confira a lista completa e escolha sua próxima leitura!


Duna, de Frank Herbert

A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Fundação, de Isaac Asimov

Publicada em 1966, a Trilogia da fundação, do escritor russo Isaac Asimov, é considerada uma das melhores séries de ficção científica. A saga conta a história do cientista Hari Seldon, que prevê o fim do “império humano” e de todo o conhecimento já adquirido ao longo dos milênios. O personagem não consegue impedir a destruição, então tenta reconstruir a glória da humanidade.


Naruto – Volume 1, de Masashi Kishimoto

Naruto é essencial para quem quer conhecer mais sobre o universo dos mangás e HQs. A série conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que procura constantemente por reconhecimento. Ele sonha em tornar-se Hokage, o líder de sua vila.


Laranja mecânica, de Anthony Burgess

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex – soberbamente engendrada pelo autor – empresta uma dimensão quase lírica ao texto..


O conto da aia: Graphic Novel, de Margaret Atwood

Tudo o que as Aias usam é vermelho: como a cor do sangue, que nos define. Offred é uma aia da República de Gilead, um lugar onde as mulheres são proibidas de ler, trabalhar e manter amizades. Ela serve na casa do Comandante e de sua esposa, e sob a nova ordem social ela tem apenas um propósito: uma vez por mês, deve deitar-se de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque em uma época de declínio da natalidade, Offred e as outras Aias têm valor apenas se forem férteis. Nessa nova versão em graphic novel, com arte arrebatadora de Renée Nault, a aterrorizante realidade de Gilead é trazida à vida como nunca antes.


Sandman – Entes queridos, de Neil Gaiman

Entes Queridos é o nono e penúltimo volume da saga de Sandman – onde finalmente a história do Lorde Morpheus chega ao seu clímax. Escrito na estrutura de uma tragédia grega, traz um elenco que reúne personagens de todos os arcos de Sandman: o deus nórdico Loki, Hippolyta Hall, Lúcifer, Rose Walker e inclusive as Fúrias no papel de coro grego. Daniel, filho de Hippolyta Hall que foi reclamado por Morpheus, foi seqüestrado, e a mãe culpa Sonho pelo sumiço do garoto. Buscando vingança, ela apela às três Fúrias, que, no dever de punir aqueles que derramam sangue do próprio sangue (no caso do filho Orpheus), começam a enredar Morpheus em uma trama fatal que envolve a todos os personagens.


O corvo em quadrinhos, de Edgar Allan Poe e Luciano Irrthum

O Corvo, de Edgar Allan Poe, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica em âmbito mundial, ganhou nova versão em HQ em 2009, ano em que se completou 200 anos de nascimento de seu autor. Publicado pela primeira vez em 1945, o poema renasce das mãos do quadrinista Luciano Irrthum, que expressa sua reverência pela obra imprimindo-lhe o lirismo, a força e a visceralidade de seu traço.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *