Você já ouviu falar no Dia de Star Wars?

(5 Estrelas - 1 Votos)

No dia mundial da saga Star Wars, conheça as obras que formaram um dos universos mais famosos do cinema. Boa viagem!

Você já ouviu falar no Dia de Star Wars? O feriado não-oficial é comemorado no dia 4 de maio por fãs de vários países do mundo. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, a data não marca o aniversário de algum dos filmes ou livros que fazem parte do universo criado por George Lucas.

Na verdade, a comemoração surgiu a partir de uma brincadeira com a frase “Que a Força esteja com você”. Isso porque, descobriu-se que, ao ser dita em inglês, a expressão mais famosa da série soava parecida com “May the Fourth be with you”, traduzida para o português como “Que o 4 de maio esteja com você”. Mas por que será que o Dia de Star Wars é celebrado por tanta gente?


A história da saga

O universo criado pelo diretor e roteirista norte-americano George Lucas surgiu com o filme Star Wars, em 1978, e logo se tornaria um fenômeno da cultura pop mundial. A obra de fantasia inaugura uma história que se passa em tempo e galáxia distantes, com planetas de diferentes tipos, mas de atmosferas igualmente habitáveis.

Em 10 filmes, o universo de Star Wars desenvolve uma história atravessada por uma grande disputa política: de um lado se posiciona um império tirano e ditatorial, e de outro, um grupo libertário. A narrativa aborda a tragédia pessoal vivida por Anakin Skywalker, um jedi (do bem) que ao sucumbir ao Lado Sombrio da Força (do mal), se transforma no vilão Darth Vader, um dos líderes do Império Galático.

No ano de 2013, a Lucasfilm, produtora de George Lucas, foi comprada pela Walt Disney Company. Desde então, a franquia “Star Wars” tem sido uma das mais lucrativas para empresa e, nas bilheterias, já gerou mais do que os US$ 4,05 bilhões pagos pela Disney ao estúdio.


Star Wars IV: Uma Nova Esperança (1977, 2h 01min)

A história de Star Wars começa com Luke Skywalker (Mark Hammil) desejando ir para a Academia com os amigos. No entanto, o rapaz não esperava que iria se envolver em uma guerra intergalática, comandada pela princesa Leia Organa (Carrie Fisher), que planeja construir a Estrela da Morte. Desse modo, Luke se une a Hans Solo (Harrison Ford) e os cavaleiros jedi do lado da resistência para combater esta terrível ameaça.


Star Wars V: O Império Contra-Ataca (1980, 2h 04min)

Diante de um ataque vindo das forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse), os membros da resistência serão obrigados a fugir dali. Nesse momento, Luke Skywalker (Mark Hamill) procura Mestre Yoda para aprender a dominar a “Força” e tornar-se um cavaleiro jedi. Luke não imagina, mas Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da “Força”.


Star Wars VI: O Retorno de Jedi (1983, 2h 13min)

Enquanto o imperador (Ian McDiarmid) monitora a construção de uma nova Estrela da Morte, Luke Skywalker (Mark Hamill) salva Han Solo (Harrison Ford) e Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o bandido mais perigoso das galáxias. No filme, Luke só se tornará um cavaleiro jedi ao destruir Darth Vader, porém a luta entre os dois vai revelar um segredo inesperado.


Star Wars I – A Ameaça Fantasma (1999, 2h 13min)

Neste episódio, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o pacífico planeta Naboo, ameaçado pela Federação Comercial. Junto com eles, irá a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), forçada pela Federação a assinar um tratado político. Além disso, durante a viagem Qui-Gon Jinn conhece um garoto e deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi. Mas o tempo mostrará a ele que as coisas nem sempre são como aparentam.


Star Wars II – Ataque dos Clones (2002, 2h 22min)

Passaram-se dez anos desde a frustrada tentativa de invasão do planeta Naboo. Agora, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão juntos novamente. Neste período, Obi-Wan tornou-se professor de Anakin e ambos serão convocados a proteger Amidala, agora senadora e ameaçada por facções separatistas da República. Logo Anakin e Amidala irão desenvolver uma paixão proibida, já que cavaleiros jedi não têm permissão para se apaixonarem.


Star Wars III – A Vingança dos Sith (2005, 2h 20min)

Nesse momento, As Guerras Clônicas são uma realidade no universo Star Wars e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) se intensificam ainda mais. Embora se mantenha leal à Palpatine, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) tem sede de poder e está cada vez mais próximo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o futuro e temível Darth Vader.


Star Wars: O Despertar da Força (2015, 2h 15min)

Após a queda de Darth Vader e do Império, a ameaça agora é a Primeira Ordem. A organização, que tem tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais representantes, deseja acabar com o poder da República. Ao ser capturado por ela, Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, terá que lutar para escapar dos domínios da Primeira Ordem.


Star Wars: Os Últimos Jedi (2017, 2h 32min)

Ao encontrar Luke Skywalker (Mark Hammil) recluso em uma ilha isolada, Rey (Daisy Ridley) deseja compreender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Por outro lado, o Primeiro Império, comandado por Kylo Ren (Adam Driver), se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.


Star Wars IX: A Ascensão Skywalker (2019, 2h 22min)

Com o retorno do Imperador Palpatine, todos voltam a temer seu poder e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey (Daisy Ridley) ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir a partir de sua complexa ligação com Kylo Ren (Adam Driver), que também se encontra em conflito pela Força.


Universo expandido

Além dos filmes, o universo Star Wars também reúne uma série de livros que desenvolvem a história criada por George Lucas para além da telona. Embora ainda não sejam tão conhecidas pelo grande público, as obras ajudam os fãs de Star Wars a mergulharem ainda mais fundo nos lados da Força.

Aqui, nós preparamos uma lista com algumas das principais obras literárias que pertencem ao universo expandido de Star Wars. Confira e boa leitura!


Star Wars: Um Novo Amanhecer, John Jackson Miller

A história criada por John Jackson Miller se passa após a morte dos Jedi no Episódio III. O futuro Cavaleiro Jedi, Kanan Jarrus, terá de lutar contra as forças imperiais. Nesse percurso, Jarrus conhecerá Hera Syndulla, identificada depois na série Star Wars Rebels.


Star Wars: Estrelas Perdidas, Claudia Gray

O livro de Claudia Gray narra acontecimentos que posteriores ao episódio VI, “O Retorno de Jedi”. Thane e Ciena desejam ficar juntos, porém, estão em lados opostos da guerra: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Será que o amor dos dois será possível? A partir dos pontos de vista de Ciena e Thane, o leitor ficará sabendo tudo sobre os principais acontecimentos da batalha, que vão desde o surgimento da Rebelião à queda do Império.


Star Wars: Marcas da Guerra, Chuck Wendig

Star Wars: Marcas da Guerra é o primeiro livro a mostrar o que acontece após o Episódio VI: O Retorno de Jedi. Na obra, o leitor descobrirá que a guerra ainda não chegou ao fim e que os traumas gerados pelo conflito ainda serão sentidos por lá. Agora, o capitão Wedge Antilles, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir e outros personagens conhecidos pelos fãs da saga deverão escolher o seu lado na história.


Star Wars: Herdeiro do Império, Timothy Zahn

No primeiro volume da trilogia Thrawn, Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa terão de enfrentar uma nova ameaça. Passaram-se cinco anos desde a destruição da Estrela da Morte, mas a República continua tentando restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. Além disso, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, seguirá com sua luta para reconquistar o poder perdido.


Star Wars: Provação, Troy Denning

Star Wars: Provação marca a última aventura do trio Han, Luke e Leia. Quarenta anos após o Episódio VI, a luta contra dois grandes vilões movidos por vingança e ambição, fará com que o ex-contrabandista e sua esposa, agora cavaleira Jedi, se unam novamente à Luke em um embate que explora novas dinâmicas da Força.


Star Wars: A Armadilha do Paraiso, A. C. Crispin

A primeira obra da trilogia Han Solo, o jovem Han deseja
entrar para a Academia Imperial e tornar-se piloto. Porém, alguns obstáculos tornarão difícil a realização de seu sonho. Nesse momento, o jovem terá que usar de toda a sua malícia e astúcia para sobreviver aos percalços em seu caminho, sejam eles contrabandistas inescrupulosos ou falsos profetas.


Star Wars: A Princesinha de Vader, Jeffrey Brown

A premiada história em quadrinhos de Jeffrey Brown narra as aventuras de um vilão sombrio que precida encarar a desafiadora missão de cuidar de uma pré-adolescente. Nessa obra, Darth Vader é um pai como qualquer outro e terá de ensinar a jovem princesa Leia a escovar os dentes, dirigir um caça TIE e até mesmo a fazer os trabalhos da escola.


Star Wars: Canalhas, Timothy Zahn

Depois de ajudar a Aliança Rebelde a destruir a Estrela da Morte, Han Solo vai precisar pagar a sua dívida com Jabba, o Hutt. Mas para isso terá de enfrentar a difícil missão de roubar os cofres da Sol Negro, maior organização criminosa da galáxia. Esse, definitivamente, é um trabalho a ser feito por especialistas, loucos ou um pouco dos dois.


Star Wars: Kenobi, John Jackson Miller

Em Star Wars: Kenobi, a República foi destruída e, a partir de agora a galáxia será governada pelos terríveis Sith. Após perder tudo, Obi-Wan Kenobi, precisa proteger aquela que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Para isso, ele precisa se manter no completo anonimato. No entanto, o grande cavaleiro Jedi ainda pode ser descoberto pelo perigoso Povo da Areia.


Você é fã da saga?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *