Aproveite o momento em casa para arrasar na cozinha

(5 Estrelas - 2 Votos)

Nós selecionamos dicas de práticas, livros e conteúdos que vão ajudar você a aprimorar os seus conhecimentos culinários. Confira!

Após quase dois meses em um período de necessário isolamento social, a vida das pessoas vai lentamente se adaptando ao momento em casa. Desde o início da quarentena, muita gente tem procurado atividades lúdicas que agreguem conhecimento e garantam o bom funcionamento de sua saúde mental. A culinária é certamente uma delas.

A cozinha, além de uma prática muito prazerosa, é também uma excelente maneira de cuidar da saúde e de praticar o afeto, seja sozinho ou em família. Então, que tal aproveitar o momento em casa para aprender a cozinhar ou elaborar ainda mais os seus conhecimentos culinários? Antes, nós te damos algumas dicas.


  • Não tenha medo de errar. Aproveite o momento para usar a criatividade e se arrisque nas receitas.
  • Mantenha a calma e respeite os seus limites. Se você é iniciante na cozinha, vale começar por receitas mais simples e depois ir aumentando lentamente o grau de dificuldade dos pratos.
  • Antes de tudo, tenha uma boa lista de compras. Cheque a despensa e depois selecione ingredientes frescos e também aqueles que não estragam tão rápido. Mas evite desperdícios e compre somente o necessário.
  • Consuma conteúdos como livros, programas de TV e lives que falem sobre gastronomia. Além de excelentes fontes de aprendizado, esses conteúdos podem ajudar você a se inspirar na cozinha.

Além disso, nós preparamos uma lista com alguns e livros e conteúdos no Instagram que podem te ajudar ainda mais na cozinha.


Culinariade2

No perfil de Instagram Culinariade2, o chef Fagner Rodrigues faz lives periódicas onde oferece aulas de gastronomia abertas e gratuitas, ideais para quem deseja aprender a fazer pratos simples e saborosos.


Brasil a Gosto

No perfil de Instagram do Instituto Brasil a Gosto, a chef Ana Luiza Trajano compartilha às segundas uma dica de receita simples e saborosa para fazer em casa e às sextas um vídeo com detalhes sobre o modo de preparo desses pratos.


Na Cozinha da Helô

Em seu perfil no Instagram, a chef Heloisa Bacellar segue com a série “Sobrevivendo na Cozinha” onde ensina diariamente receitas “fáceis para ajudar nesses tempos difíceis”. Até agora, Heloisa já publicou pratos salgados, como farofinha de cinco minutos e quichê de alho poró, e opções doces, como mousse de chocolate e creme gelado de manga com coco.


Quitandarte

No perfil de Instagram do empório Quitandarte, Iara Rodrigues tem desenvolvido uma série de vídeos denominada “Cozinha de Quarentena”, onde compartilha o passo a passo de receitas caseiras e simples de fazer. Além disso, a cozinheira mineira ensina pratos das quitandas, como o famoso biscoito frito.


Carole Crema

Com a #receitasemfamiliacarolecrema, a apresentadora do programa Que Seja Doce, ensina diariamente uma receita em seu perfil do Instagram. Os pratos vão desde doces, como brownie de chocolate, a opções salgadas, como coxinha caseira.


400g: Técnicas de Cozinha, Betty Kovesi

Em 400g: Técnicas de Cozinha, quatro profissionais ensinam técnicas importantes na culinária brasileira e explicam tudo sobre as linguagens da gastronomia. Além disso, o livro oferece mais de 300 receitas que vão ajudar você a navegar pelos caminhos da cozinha.


Bela Cozinha: As Receitas, Bela Gil

Bela Cozinha: As Receitas é ideal para quem deseja investir em uma alimentação natural. No livro, Bela compartilha 50 opções de pratos preparados com ingredientes saudáveis, que se subdividem entre categorias e recebem uma sinalização que informa se a receita em questão é vegana, vegetariana ou sem glúten. Além disso, todos os pratos são acompanhados por comentários da autora a respeito da propriedade de seus ingredientes.


Comida Caseira, Jamie Oliver

No livro Comida Caseira, Jamie Oliver divide com os leitores 100 receitas de comfort food, que aprendeu com parceiros de gastronomia, amigos ou nas redes sociais. Além disso, o chef inglês compartilha relatos pessoais a respeito de sua experiência afetiva com pratos que desde a infância o fizeram se apaixonar pela cozinha.



Cozinha Prática, Rita Lobo

Inspirado no programa “Cozinha Prática”, do canal GNT, o livro de Rita Lobo oferece um curso de culinária dividido em 13 capítulos e ideal para quem deseja aprender a cozinhar. Além de compartilhar 60 receitas práticas, a chef oferece também dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica para os iniciantes na cozinha.


Dona Benta: Comer Bem, Dona Benta

Um dos livros de receita preferidos de quem cozinha, Dona Benta: Comer Bem é um livro que agrada a todos os paladares e contém mais de 1.500 receitas, que vão desde os clássicos da culinária brasileira, como caldinho de feijão, aos sabores da culinária contemporânea internacional, como risoto italiano de cogumelos secos e tiramisu.


Todo mundo na cozinha – Receitas para crianças e de família, Carol Fiorentino

Em Todo mundo na cozinha, Carol Fiorentino reúne as grandes receitas que marcaram a sua infância e apresenta algumas de suas criações de receitas simples e saborosas que podem ser feitas tanto pelos pais com o auxílio das crianças como pelos pequenos com o auxílio dos pais.


Você gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *