Por que ler é importante para as crianças?

(5 Estrelas - 3 Votos)

Selecionamos dicas de como e porque a leitura é tão necessária para os pequenos. Confira!

A leitura é uma prática fundamental na vida humana. Porém, no caso das crianças, o contato com os livros torna-se mais importante ainda. Mas por que será que isso deve acontecer? Para ajudar você, selecionamos 5 dicas sobre o incentivo à leitura na infância. Confira!


Quando devo começar a ler para os meus filhos?

O estímulo da leitura é essencial ainda na primeira infância, mais especificamente no período que vai dos 0 aos 5 anos. Isso porque é nesse momento em que o desenvolvimento cognitivo das crianças mostra-se mais intenso.


Qual é o impacto da leitura na formação das crianças?

Ao lerem um livro, as crianças entram em contato com um diversificado vocabulário. Isso faz com que a sua fala e a capacidade de se expressar se desenvolvam, à medida que elas vão aprendendo novas palavras.

A leitura atua no desenvolvimento cerebral, estimulando também a criatividade e construção de uma sensibilidade artística e cultural nas crianças. Além disso, os livros são importantes ferramentas no exercício da concentração, do raciocínio lógico e da compreensão de mundo dos pequenos.


Como inserir a leitura na educação infantil?

A leitura deve servir como um momento de relaxamento e de conexão entre a criança e os seus responsáveis. Nesses momentos, além de descobrirem uma nova história juntos, pais e filhos constroem um laço de amorosidade, já que criam um laço de amorosidade que será reforçado com o tempo.


Como incentivar a leitura na educação infantil?

É importante que os professores reservem um tempo de suas aulas para lerem com as crianças. A leitura deve ser encarada como um momento lúdico, com estímulos que podem ser feitos a partir de encenações, músicas e brincadeiras. A escolha do livro deve levar em conta a faixa etária e o tema escolhido, que deve ser do interesse dos alunos.


O que a leitura desenvolve na educação infantil?

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Itaú Social, ler ajuda bastante no desempenho escolar das crianças. O estudo mostra que crianças que foram estimuladas à leitura desde os primeiros anos de vida têm muito mais facilidade para aprender a ler, escrever e interpretar textos.

Além disso, a pesquisa revela que o incentivo da capacidade de leitura na faixa entre os 7 e 11 anos de idade torna os indíces de repetência menores a partir dos 14 anos e terá impacto positivo no nível de escolaridade que aquela criança alcançará no futuro.


O que achou das dicas?

Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *