[De mãe para filho] Como estimular uma criança a ler mais

(0 Estrelas - 0 Votos)

Saiba porque é importante que os pais estimulem seus filhos a ler

Criar o hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e de conhecimento das crianças, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção. Um livro, ainda, ajuda os pequenos a despertar a curiosidade para o mundo.

Hoje, estimar a leitura não é uma tarefa simples.  Um bom livro é facilmente substituído por uma televisão ou por um smartphone. Mas como fazer para que a criança desenvolva esse hábito saudável e prazeroso? Fizemos uma lista de dicas para te ajudar nessa missão.

  • Crie um momento de leitura

Leia para os seus filhos, por exemplo, na hora de dormir. Esse hábito cria na criança memórias que nunca serão esquecidas. Deixar a criança escolher a história a ser contada também ajuda a despertar o interesse pela leitura. 

  • Ofereça diferentes textos

Deixe que a criança escolha o gênero que vai gostar de ler. Oferecer diferentes textos exclui a ideia de que “livro é tudo igual”. Além disso, respeitar o gosto do leitor é essencial, mesmo que ele gostei de ler apenas um gênero, estimule a leitura desses títulos e apresente novos de acordo com as preferências da criança.

  • Frequente livrarias e bibliotecas

Apresentar um ambiente aconchegante e acolhedor como uma livraria ou biblioteca é importante para que a criança entenda o universo literário por meio dessa experiência. É preciso permitir que ela circule por esses espaços e crie vínculos. Por isso, leve seu filho para visitar uma biblioteca e deixe que ele escolha um título para levar para casa, por exemplo. Estar imerso nesse ambiente cheio de livros pode ser um grande divertimento.

  • Use a tecnologia a favor dos livros

Há muito sobre literatura na internet. Uma sugestão é apresentar youtubers que falam sobre livros de forma a incentivar a criança a conhecer determinado título. Além disso, navegar pelos sites das editoras pode ampliar as atividades e despertar o interesse pela leitura.

  • Não deixe ser uma obrigação

É importante que a leitura se torne um hábito para a vida toda, então, não deixe que isso vira uma obrigação. Ler não é castigo. 

  • Dê o exemplo

As crianças costumam seguir os exemplos que tem em casa. É essencial que os adultos desenvolvam o hábito da leitura para incentivar a criança, e fazer com que eles percebam que é uma atividade divertida e prazerosa. 

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas