9 livros para conhecer H. P. Lovecraft

(5 Estrelas - 1 Votos)

Um dos principais escritores do gênero de terror morreu em 15 de março de 1937. Confira nossa seleção especial de obras!

O escritor H. P. Lovecraft revolucionou a literatura ao unir terror e ficção científica em seus livros. Nascido em 20 de agosto de 1890, ele passou boa parte da infância imerso na biblioteca do avô no interior dos Estados Unidos. Em 1917, começou a trabalhar como ghostwriter (quando uma pessoa escreve no lugar de outra sob um pseudônimo) e publicou o primeiro conto na revista Weird Tales.

Desde essa época, o escritor já mostrava habilidade em construir narrativas de terror e fantasia. Lovecraft definia o princípio de seus trabalhos como “Horror cósmico”. Nessa linha de pensamento, o autor dizia que “a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos seus interesses”. Por isso, os textos refletiam uma indiferença às crenças e desafiavam alguns valores, como os do Cristianismo e do Iluminismo.

A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.”

No entanto, Lovecraft só ficou conhecido no meio literário mundialmente depois de sua morte, em 15 de março de 1937. Dois anos depois, amigos do escritor fundaram a editora Arkhan, para divulgar e preservar os trabalhos do autor. Para homenagear H. P. Lovecraft, selecionamos alguns de seus principais livros. Confira a lista e boa leitura!


O caso de Charles Dexter Ward

O caso de Charles Dexter Ward é um dos principais livros de H. P. Lovecraft. Na obra, o escritor narra a história de um jovem interessado em arqueologia, que mergulha no passado de magia.


A tumba e outras histórias

Este volume reúne histórias exemplares dos variados estilos de narrativa que tornaram o escritor norte-americano H. P. Lovecraft um dos autores cult mais apreciados em todo o mundo. O leitor terá uma amostra do melhor da fantasia gótica, do flerte com o sobrenatural e com o oculto, de personagens que são jogados no coração da loucura. As horripilantes histórias de Lovecraft seduzem pelo crescente medo que inspiram e emergem, quase todas, num clímax surpreendente.


A cor que caiu do espaço

Os contos deste livro encerram estranhas sensações, prendendo o leitor que, fascinado e devorado pelo pavor que desprende das páginas, luta com as personagens na corda bamba da sanidade


O chamado de Cthulhu e outros contos

O chamado de Cthulhu reúne desde as primeiras produções de Lovecraft até obras escritas logo antes de sua morte, como O assombro das trevas. Traz ainda o clássico O chamado de Cthulhu e A música de Erich Zann. O volume é um passeio pelo universo de um dos mestres do horror.


Um sussurro nas trevas

O livro narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft.


A sombra vinda do tempo

A sombra vinda do tempo é uma das mais importantes contribuições de Lovecraft para o gênero da ficção científica. Após sofrer de amnésia por cinco anos, o professor Nathaniel Wingate Peaslee recobra a memória e começa a pesquisar os estranhos sonhos que passam a visitá-lo após a recuperação e a personalidade secundária manifestada durante a amnésia. As investigações levam-no até a Austrália Ocidental, onde imagina ter contato com a Grande Raça de Yith e se depara com um simples pedaço de papel que encerra a derradeira verdade sobre as viagens através do tempo.


O medo a espreita e outras histórias

Este volume é a porta de entrada perfeita para o universo do autor e reúne textos dos três tipos mais praticados por ele: contos macabros, do Ciclo dos Sonhos, passados nas Terras dos Sonhos, e contos que giram em torno dos mitos de Cthulhu. Uma perfeita amostra do grande talento que influenciou autores como Stephen King e Neil Gaiman.


A busca onírica por Kadath

Depois de sonhar três vezes com uma fabulosa cidade ao pôr do sol e de três vezes acordar sem ter contemplado a grandeza do maravilhoso panorama criado por sua fantasia, Randolph Carter resolve buscar a permissão dos deuses da terra para visitar a cidade resplandecente. Para tanto, mergulha no mundo dos sonhos e empreende uma longa jornada repleta de perigos em busca de Kadath na desolação gelada – embora nem mesmo as estranhas criaturas que habitam as terras oníricas tenham certeza quanto à existência do lugar.


A sombra de Innsmouth

Sentindo-se frustrado e insatisfeito após um difícil período em que viu sua liberdade artística cerceada pelas exigências conflitantes do mercado editorial, Lovecraft decidiu compor esta novela sem nenhuma pretensão comercial. A história resultante é o perturbador relato de um jovem que, durante uma viagem pela Nova Inglaterra, vê-se obrigado a passar uma noite em Innsmouth o vilarejo portuário em ruínas que não consta em nenhum mapa e esconde um mistério tão profundo quanto as águas que o banham.


Você já leu algum livro de H. P. Lovecraft?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Um comentário em “9 livros para conhecer H. P. Lovecraft

  • 12.03.2020 a 2:28 pm
    Permalink

    Ótimas dicas! Deu vontade de ler todas!! Até hoje, não li nada dele, mas agora fiquei instigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *