Conheça 7 livros sobre crítica literária
As críticas são fundamentais para analisar e avaliar o conteúdo das obras. Veja alguns títulos sobre o assunto!
As críticas literárias são fundamentais para a literatura, já que criticam e avaliam os livros dos escritores. Por meio desses textos, é possível analisar o conteúdo estético de cada obra, seja clássica ou contemporânea, de acordo com o contexto histórico.
Quando a crítica literária surgiu?
Os primeiros registros de crítica literária no mundo surgiram ainda na Antiguidade. Naquele período, os textos eram marcados, principalmente, pelo tom filosófico de Platão e Aristóteles. Depois, na Idade Média, as análises eram feitas por integrantes da Igreja. Já na Modernidade, as críticas literárias tornaram-se um conceito, a partir da investigação científica.
No Brasil, as críticas ganharam mais notoriedade a partir das publicações nos grandes veículos de comunicação. Um dos precursores foi o escritor Machado de Assis, que costumava escrever artigos para jornais. Hoje, com o avanço da internet, há outras formas de divulgar análises dos livros, como redes sociais, vídeos no Youtube e blogs.
Que tal conhecer mais sobre crítica literária? Selecionamos sete obras sobre o assunto. Confira a lista e boa leitura!
O que é crítica literária?, de Fábio Akcelrud Durão
Este livro de Fábio Akcelrud Durão aborda a prática da crítica literária em diversos de seus aspectos. A obra chama atenção, principalmente, para os desacordos, as contradições e as zonas de conflito nela existentes.
Crítica da razão pura, de Immanuel Kant
A filosofia crítica kantiana tenta responder às questões “Que podemos conhecer?”, “Que podemos fazer?”, “Que podemos esperar?”, e remete a razão ao centro do mundo, como Copérnico remetia o Sol ao centro do sistema planetário. Kant põe em movimento a revolução copernicana no domínio prático.
Métodos de crítica literária, de Elisabeth Ravoux Rallo
Neste livro, a escritora Elisabeth Ravoux Rallo trabalha com textos críticos que são escolhidos em função de seu caráter exemplar, quer representem um ‘tipo’ de crítica, quer um questionamento novo sobre uma forma de crítica, sobre a relação entre texto literário e história, sobre autor e/ou texto literário, crítica e leitor. Ao mesmo tempo que indica as técnicas de abordagem e de leitura dos textos, a autora os comenta no intuito de evidenciar pressupostos, métodos e limitações das diversas críticas.
Machado de Assis: crítica literária e textos diversos, organizado por Silvia Maria Azevedo
Este livro reúne textos da obra crítica de Machado de Assis, extraídos de jornais da época, revistas e primeiras edições, muitos deles nunca publicados em livro.
Teoria da literatura, de Roberto Acízelo de Souza
A literatura (por meio das histórias de ficção, dos ritmos da poesia e dos enredos teatrais) sempre representou uma fonte de prazer, comoção e encantamento. Também constitui tema privilegiado da especulação intelectual, mobilizando a atenção de pensadores de todas as épocas e das mais diversas especialidades. Este livro apresenta e estuda o campo da teoria da literatura através da história, de sua constituição e da discussão dos problemas conceituais e metodológicos que lhe são próprios.
Escrever ficção: Um manual de criação literária, de Luiz Antonio de Assis Brasil
O escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil registrou neste livro sua experiência ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também no programa de pós-graduação em escrita criativa na mesma universidade. Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, ele apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Avesso à fórmulas, Assis ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem ser se tornar autor de ficção — e são essas obras as grandes referências de seus cursos e deste manual indispensável.
Crítica literária contemporânea, de Alan Viola
Nesta antologia, Alan Flávio Viola se propõe a apresentar ao público alguns dos novos nomes da crítica literária brasileira. O que direciona a organização é a ideia da crise da teoria, da crítica e da própria produção literária na contemporaneidade. Destaque para o texto de abertura, um ensaio atemporal de Machado de Assis sobre o papel da crítica. Uma oportunidade para autores e leitores analisarem quem os pensa e avaliar se os críticos respondem hoje às grandes questões da literatura brasileira
Qual livro você incluiria na lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022
Obrigado pelo artigo Mari, muito boa seleção!
Abraços literários!
Obrigada por proporcionar novos livros de literatura.