Os 7 melhores livros sobre liderança

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos algumas obras fundamentais para quem está no cargo de gestão. Confira a lista e bons estudos!

Um líder tem a responsabilidade de gerir uma equipe, de forma que mostre a cada profissional o objetivo em comum da empresa que deve ser atingido. Ao mesmo tempo, durante o processo, o ideal é que ele enfatize a importância de seus integrantes. Mas nem sempre é fácil começar em um cargo de gestão, né?

Uma das principais dicas aos gestores – tanto aqueles que já estão na função quanto quem almeja o cargo – é ler bastante sobre o assunto. Para ajudar você, selecionamos alguns dos principais livros sobre liderança. A nossa lista inclui os clássicos sobre o assunto, como os mais vendidos Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, e As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini.

Confira a seleção completa e bons estudos!


Geração de valor – Compartilhando inspiração, de Flávio Augusto da Silva

Desde que nascem, as pessoas são treinadas para agir de acordo com o senso comum. O ensino convencional as estimula a buscar segurança, e não liberdade. Com medo de se arriscar, a maioria segue o fluxo da boiada e sonha pequeno, optando por conseguir um emprego estável e passar anos financiando a casa própria. Flávio Augusto também sofreu todas essas pressões, mas conseguiu sair da conformidade bem cedo. De uma família simples da periferia do Rio de Janeiro, aos 23 anos, escolheu o caminho do empreendedorismo, criou uma escola de inglês que deu origem à bem-sucedida rede Wise Up e logo se tornou um dos mais jovens bilionários brasileiros.


Exercendo liderança, de Pedro Mandelli e Antônio Loriggio

Este livro oferece um conteúdo específico para o desenvolvimento dos líderes, desde o autodesenvolvimento e autocontrole, até empatia e articulação ao comandarem suas equipes. A obra utiliza uma linguagem clara e acessível para trabalhar diversos conceitos e ideias essenciais à liderança. Dá ainda dicas e truques práticos para os futuros líderes.


Comunicação não-violenta, de Marshall B. Rosenberg

Em um mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos, busca-se ansiosamente por soluções. Este livro é um manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg ensina o leitor a se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas.


Liderança – A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, de Daniel Goleman

Há mais de 20 anos, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman explora a vanguarda das ciências humanas em busca de ideias inovadoras na área de desenvolvimento pessoal e profissional. Liderança é uma compilação dos textos de Goleman para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios. O livro reflete a evolução do pensamento do autor, especialmente no que diz respeito às últimas pesquisas da neurociência sobre a dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma empresa.


Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Este é um dos clássicos. O livro de Dale Carnegie é um guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Na obra, o autor busca fornecer, de maneira direta, técnicas e métodos para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.


As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini

Este outro clássico também não poderia ficar de fora da lista. Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores. Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto e a experiência, Cialdini criou uma obra indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.


Pipeline da liderança, de Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel

Na economia do conhecimento, a liderança em todos os níveis da organização é requisito para a sobrevivência da companhia. Mesmo assim, na maioria das empresas o pipeline de liderança é escasso. Neste livro, três consultores que conceberam as mais inovadoras práticas em relação ao desenvolvimento de pessoas nas organizações mostram às companhias como desenvolver a liderança em todos os níveis organizacionais. A partir de sua experiência na General Electric, Goodyear, Citibank, Ford e outras companhias, eles apresentam um modelo para identificar futuros líderes, avaliar suas competências, planejar seu desenvolvimento e medir resultados. Além disso, eles integraram o processo de desenvolvimento de líderes com o plano de sucessão, dando às companhias a possibilidade de renovar os líderes em todos os níveis constantemente.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *