Tiago Ferro ganha prêmio de melhor romance no Jabuti 2019

(0 Estrelas - 0 Votos)

Premiação divulgou os vencedores na noite desta quinta-feira (28). Veja a lista com os principais ganhadores!

O escritor Tiago Ferro é um dos grandes destaques da literatura brasileira em 2019. Depois de conquistar o Prêmio São Paulo de Literatura, ele conquistou a categoria de Melhor Romance do Prêmio Jabuti 2019, com O pai da menina morta, seu livro de estreia. Na obra, ele tenta compreender a devastação de um pai que perde sua filha, aos oito anos, após ela morrer subitamente. O título discute diferentes temas, como sexualidade, confissão e memória.

A lista completa dos vencedores de 19 categorias foi divulgada, na noite desta quinta-feira (28), em São Paulo, durante cerimônia que homenageou a escritora Conceição Evaristo. Além de Tiago Ferro, outro grande destaque foi o livro Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil 1926-2013, de Pedro H.G. Ferreira de Souza, que conquistou as categorias de Livro do Ano e Humanidades.

Confira a lista com os principais vencedores!


Pós-F: Para além do masculino e do feminino, de Fernanda Young

Em sua primeira obra de não ficção, Fernanda Young se insere no acalorado debate sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens femininas às quais deu voz, sempre independentes e a quem a inadequação é um sentimento intrínseco. E esse constante deslocamento faz com que Fernanda seja capaz de observar o feminino e o masculino em todas as suas potencialidades.


A avó amarela, de Júlia Medeiros e Elisa Carareto

Este livro venceu na categoria de Infantil no Jabuti 2019. Assim como diz a sinopse, esta obra “não é sobre a Avó Azul (embora ela também dormisse sem boca). Também não é sobre a sua avó (porque eu nem sei qual é a cor dela). É sobre a minha Avó Amarela (de quem, às vezes, fico roxa de saudade)”.


Jorge Amado – Uma biografia, de Joselia Aguiar

Um dos mais populares autores de todos os tempos, Jorge Amado foi lido com igual satisfação nos cinco continentes. Marcou não só as letras latino-americanas, mas também a politica, os costumes, a TV e o cinema nacional. A primeira, mais completa e atualizada biografia do grande escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001), com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a vida emocionante de um dos mais populares escritores universais do século XX.


O que você achou da lista de vencedores do Jabuti?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas