Como estimular a criatividade?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Para ajudar você, fizemos uma seleção especial com dicas e livros sobre o assunto. Confira a lista completa!

Você se considera uma pessoa criativa? Segundo o dicionário, a criatividade é a “capacidade de inventar, criar e compor a partir da imaginação”. Ao ser criativo, você consegue tomar decisões, resolver problemas e construir ações inovadoras no trabalho. Mas nem sempre é fácil, né? Para ajudar você a não ter bloqueios e desenvolver essa habilidade, selecionamos algumas dicas e livros sobre o assunto.

  • Obtenha mais conhecimento e exercite seu cérebro: Pessoas criativas buscam muita informação e conhecimento de diferentes áreas, até mesmo sobre aquelas que não são tão próximas do seu dia a dia. É fundamental também conhecer novos lugares e alimentar o cérebro com novidades.
  • Pratique o ócio: Ao mesmo tempo que é importante obter cada vez mais conhecimento, é essencial que você tenha um momento de ócio. Segundo especialistas, as divagações podem ajudar a aumentar a capacidade de ser criativo. Ter um sono de qualidade ajuda a repor as energias e a dar mais disposição. É preciso equilibrar as duas situações.
  • Valorize suas ideias: Nossas cobranças podem ser maléficas para a criatividade. Não fique com dúvida, tenha confiança e coloque suas ideias em prática. Só tentando que a gente consegue descobrir inovações.
  • Tenha boas referências: Além de livros, profissionais de cada área podem ajudar no processo criativo. Histórias inspiradoras são fundamentais para desenvolver a capacidade de criação.

Confira a nossa seleção de livros e pratique a criatividade!


Criatividade e processos de criação, de Fayga Ostrower

Com o referencial da arte, mas temática interdisciplinar, a autora encara a criatividade como um potencial próprio de todos os humanos. Nos processos criativos em geral importam: percepção, formas, intuição e imaginação, assim como o crescimento e a maturidade das pessoas. Os pensamentos são ilustrados com obras de arte e análises de seu conteúdo expressivo.


Não leia este livro: Gestão do tempo para pessoas criativas, de Donald Roos

Somos pessoas criativas, temos ideias. Ideias boas, ideias ruins, ideias estranhas e às vezes ideias brilhantes. Mas a maioria delas, até mesmo as grandes ideias, nunca se concretizam. Por quê? A resposta geralmente envolve a questão do tempo. Nós precisamos de tempo para executar bem uma ideia, mais tempo do que dispomos. Quando você diz “não” para algo que está na lista de afazeres, para um projeto ou para uma ideia, você tem mais tempo para executar outra coisa. Quanto mais você elimina, mais ganha em tempo e foco.


Roube como um artista, de Austin Kleon

Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times. O livro coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI. Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo. Austin Kleon desfila novas verdades sobre criatividade: nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho.


Criatividade S. A., de Ed Catmull

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.


Criatividade – Abrindo o lado inovador da mente, de José Predebon

Este livro desmistificador demonstra que a criatividade não é um dom de poucos, mas uma característica humana, que todas as pessoas podem desenvolver e aproveitar. A obra revela um acesso fácil ao nosso potencial criativo, que ao ser usado torna o cotidiano mais colorido e facilita o sucesso em todos os campos de atividade.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *