Tiago Ferro ganha prêmio de melhor romance no Jabuti 2019
Premiação divulgou os vencedores na noite desta quinta-feira (28). Veja a lista com os principais ganhadores!
O escritor Tiago Ferro é um dos grandes destaques da literatura brasileira em 2019. Depois de conquistar o Prêmio São Paulo de Literatura, ele conquistou a categoria de Melhor Romance do Prêmio Jabuti 2019, com O pai da menina morta, seu livro de estreia. Na obra, ele tenta compreender a devastação de um pai que perde sua filha, aos oito anos, após ela morrer subitamente. O título discute diferentes temas, como sexualidade, confissão e memória.
A lista completa dos vencedores de 19 categorias foi divulgada, na noite desta quinta-feira (28), em São Paulo, durante cerimônia que homenageou a escritora Conceição Evaristo. Além de Tiago Ferro, outro grande destaque foi o livro Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil 1926-2013, de Pedro H.G. Ferreira de Souza, que conquistou as categorias de Livro do Ano e Humanidades.
Confira a lista com os principais vencedores!
Pós-F: Para além do masculino e do feminino, de Fernanda Young
Em sua primeira obra de não ficção, Fernanda Young se insere no acalorado debate sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens femininas às quais deu voz, sempre independentes e a quem a inadequação é um sentimento intrínseco. E esse constante deslocamento faz com que Fernanda seja capaz de observar o feminino e o masculino em todas as suas potencialidades.
A avó amarela, de Júlia Medeiros e Elisa Carareto
Este livro venceu na categoria de Infantil no Jabuti 2019. Assim como diz a sinopse, esta obra “não é sobre a Avó Azul (embora ela também dormisse sem boca). Também não é sobre a sua avó (porque eu nem sei qual é a cor dela). É sobre a minha Avó Amarela (de quem, às vezes, fico roxa de saudade)”.
Jorge Amado – Uma biografia, de Joselia Aguiar
Um dos mais populares autores de todos os tempos, Jorge Amado foi lido com igual satisfação nos cinco continentes. Marcou não só as letras latino-americanas, mas também a politica, os costumes, a TV e o cinema nacional. A primeira, mais completa e atualizada biografia do grande escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001), com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a vida emocionante de um dos mais populares escritores universais do século XX.
O que você achou da lista de vencedores do Jabuti?
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022