Respire fundo e conheça o mindfulness

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Técnica de meditação tem como foco o momento presente. Quer ficar por dentro deste método? Confira a nossa seleção de livros!

Todos os dias, milhares de pensamentos invadem nossa mente e somos cada vez mais suscetíveis a distrações na rotina. São tantos compromissos – trabalhar, cuidar da casa, ver as centenas de notificações no celular, ir à academia, sair com os amigos, colocar as leituras em dia -, que às vezes fica difícil de se concentrar em apenas uma atividade por vez.

Por isso, diversas técnicas de meditação ajudam a acalmar o turbilhão de pensamentos diários. Uma delas é o mindfulness, também conhecido como atenção plena. O principal objetivo deste método é focar no momento presente, de forma observadora e sem julgamento. Faz com que as pessoas saiam do “modo automático” e resolvam uma coisa de cada vez.

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O mindfulness é indicado para qualquer pessoa, especialmente quem sofre de ansiedade e estresse. Estudos mostram ainda que a técnica influencia na frequência cardíaca e na pressão arterial. Ao contrário de meditação tradicional, este método pode ser praticado em qualquer momento dia, sem uma ocasião especial.

Uma das situações pode ser apenas escovar os dentes, uma ação que fazemos no dia a dia quase sem pensar. Tente reparar em todos os movimentos e sensações, e foque apenas nesta atividade. Isso vai ajudar você a sair do “piloto automático”. Quer se aprofundar no assunto? Confira alguns dos principais livros sobre mindfulness!


Atenção plena: Mindfulness, de Mark Williams e Danny Penman

Este livro reúne uma série de práticas simples para expandir a consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas.


Mindfulness para uma vida melhor, de Eduardo Elias Farah

Esta obra apresenta técnicas descomplicadas para aumentar o foco e a clareza mental, reduzir o estresse e a ansiedade, mostrando os efeitos positivos que a prática de mindfulness/meditação traz no dia a dia. Abordando os benefícios da atenção plena na empresa, no desempenho profissional, nos relacionamentos, na sexualidade, no autoconhecimento e no bem-estar, ele mostra como desligar o piloto automático e tomar consciência de nossos sentimentos, pensamentos e reações.


Mindfulness para quem não tem tempo, de Osho e Magda Lopes

O que você está fazendo? Sua vida tem sido uma grande oportunidade perdida? Questionamentos como esses são vitais para nossa busca pessoal por significado e propósito. Em Mindfulness para quem não tem tempo, Osho, um dos mais provocativos mestres espirituais do século XX, convida o leitor a refletir sobre a natureza da mente moderna e a importância de se manter atento, consciente e meditativo ao longo de todo o dia, e não apenas durante a prática da meditação.


Atenção plena – Mindfulness, de Padraig O’Morain

Você provavelmente já leu sobre os benefícios da atenção plena para sua vida, mas até agora não conseguiu encontrar tempo para encaixá-la no seu dia a dia. Este livro traz diversas sugestões de como você pode, enfim, diminuir o ritmo, mudar o foco e praticar mindfulness sem ter que mudar sua rotina e reservar um momento específico para isso. São dicas e exercícios práticos e breves que não vão tomar seu tempo, mas vão mudar sua vida e ajudá-lo.


Mindfulness e psicoterapia, de Christopher K. Germer, Ronald D. Siegel e Paul R. Fulton

Este livro é uma ferramenta acessível a profissionais e estudantes que buscam compreender a técnica de mindfulness, considerada uma das que mais evoluem na área da psicoterapia hoje. Os autores, renomados especialistas, apresentam ao leitor os procedimentos para sua implementação, abordando, entre outros tópicos: Os fundamentos de mindfulness e psicologia budista; Como a atenção plena pode aumentar a aceitação e a empatia; As novas aplicações da técnica para problemas clínicos e populacionais específicos, como tratamento da depressão, transtornos de ansiedade, dores crônicas, traumas e adições.


A revolução mindfulness, de Sarah Silverton

A revolução Mindfulness é uma excelente introdução à prática que tem mudado a vida de milhares de pessoas. Inspirada nas práticas meditativas do Oriente, o Mindfulness, ou a Atenção Plena, é uma ferramenta poderosa que nos ensina a viver conscientemente no momento presente, dominar os pensamentos negativos e deixar de reagir a tudo no piloto automático. Neste livro, o leitor encontrará os principais exercícios explicados passo a passo, orientações de como usar a prática para lidar com o estresse, a ansiedade, a depressão e doenças crônicas.


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Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
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Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

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