[De mãe para filho] Como estimular o bebê antes do nascimento?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Interagir com o neném ainda no útero ajuda a desenvolvê-lo. Confira as nossas dicas!

Os nove meses de uma gravidez são marcados por muita expectativa para as mães. Você sabia que é possível começar estimular seu filho antes do nascimento? Além de criar um forte laço com a mãe, o bebê consegue perceber elementos e sensações do mundo externo ainda no útero. Para ajudar você, selecionamos algumas dicas para auxiliar na sua interação com o pequeno.

  • Faça massagem na barriga

Esta é uma das principais dicas para estimular seu filho. Com o carinho e massagem na barriga, o neném já reconhece o toque e a proximidade da mãe. Por causa dessa prática, os bebês se sentem mais amados e seguros. Vale destacar que há também benefícios para as mulheres, que sentem mais tranquilas até o parto.

  • Converse com o bebê

Conversar com seu filho antes do nascimento também é uma das dicas mais essenciais. O bebê cria um vínculo com as vozes dos pais e pode, em muitos casos, reagir com algum movimento dentro do útero. Aproveite ainda para contar histórias para seu filho. Ajuda no desenvolvimento do raciocínio e na percepção dos sentidos, já que ele sente as vibrações e as emoções nas falas dos pais.

  • Ouça músicas

As músicas são fundamentais, principalmente, a partir da 16ª semana de gravidez. As melodias auxiliam no desenvolvimento cognitivo e sensorial do bebê. Há mãe até que usam um fone de ouvido ao redor da barriga, para ajudar ainda mais na propagação do som.

  • Faça exercícios físicos

Além de aumentar a resistência da mãe, os exercícios físicos relaxam o bebê. O mais indicado é fazer algo na água, pois o movimento geram mais tranquilidade no neném. De qualquer forma, o ideal é sempre pedir a melhor indicação de exercícios para seu médico.

  • Interação de outros parentes

É importante que a interação ultrapasse a relação de mãe e filho. O pai, os irmãos e outros parentes podem ajudar nesse relacionamento. Desta forma, o pequeno fica familiarizado com as vozes e cria laços com outros entes queridos.

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *