[De mãe para filho] Como estimular o bebê antes do nascimento?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Interagir com o neném ainda no útero ajuda a desenvolvê-lo. Confira as nossas dicas!

Os nove meses de uma gravidez são marcados por muita expectativa para as mães. Você sabia que é possível começar estimular seu filho antes do nascimento? Além de criar um forte laço com a mãe, o bebê consegue perceber elementos e sensações do mundo externo ainda no útero. Para ajudar você, selecionamos algumas dicas para auxiliar na sua interação com o pequeno.

  • Faça massagem na barriga

Esta é uma das principais dicas para estimular seu filho. Com o carinho e massagem na barriga, o neném já reconhece o toque e a proximidade da mãe. Por causa dessa prática, os bebês se sentem mais amados e seguros. Vale destacar que há também benefícios para as mulheres, que sentem mais tranquilas até o parto.

  • Converse com o bebê

Conversar com seu filho antes do nascimento também é uma das dicas mais essenciais. O bebê cria um vínculo com as vozes dos pais e pode, em muitos casos, reagir com algum movimento dentro do útero. Aproveite ainda para contar histórias para seu filho. Ajuda no desenvolvimento do raciocínio e na percepção dos sentidos, já que ele sente as vibrações e as emoções nas falas dos pais.

  • Ouça músicas

As músicas são fundamentais, principalmente, a partir da 16ª semana de gravidez. As melodias auxiliam no desenvolvimento cognitivo e sensorial do bebê. Há mãe até que usam um fone de ouvido ao redor da barriga, para ajudar ainda mais na propagação do som.

  • Faça exercícios físicos

Além de aumentar a resistência da mãe, os exercícios físicos relaxam o bebê. O mais indicado é fazer algo na água, pois o movimento geram mais tranquilidade no neném. De qualquer forma, o ideal é sempre pedir a melhor indicação de exercícios para seu médico.

  • Interação de outros parentes

É importante que a interação ultrapasse a relação de mãe e filho. O pai, os irmãos e outros parentes podem ajudar nesse relacionamento. Desta forma, o pequeno fica familiarizado com as vozes e cria laços com outros entes queridos.

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas