[Especial Dia das Mães] 8 livros para mamães de primeira viagem

(3.5 Estrelas - 2 Votos)

Longe de romantizar o ciclo e as etapas da maternidade, conheça autores e autoras que nos ajudam a desvendar o processo de forma saudável!

Maternidade é um presente divino. Um privilégio de se viver em todas as suas etapas e fases que se constitui. É entrega, é cumplicidade, é dedicação, é sintonia. Difícil desvendar esse mistério! Só quem vive é capaz de descrevê-lo em sua completude.

Em maio, dedicamos nossa curadoria às obras que falam sobre maternidade em todos os sentidos da palavra – mães, avós, tias, amigas. Em especial, hoje queremos falar das mães de primeira viagem. Aquelas que ainda são “calouras” nesse processo e a cada dia aprendem algo novo.

Pensando em vocês – que, todo mês, enfrentam um novo desafio e se encantam com uma nova descoberta -, fizemos uma lista de 8  livros com dicas e histórias inéditas sobre a aventura da maternidade de primeira viagem. Aproveitem para presentear alguém no Dia das Mães!


Mãe em construção – reflexão, angústias e desafios, de Isabel Coutinho

A autora apropria-se da sua própria vivência de maternidade para dividir a complexidade desse momento tão único e tão desafiador. Mãe de dois filhos, Isabel coloca no papel suas reflexões diárias – entre dúvidas, culpabilizações, contradições de sentimentos, frustrações e imperfeições – que visitam as mães na tentativa de cuidar e criar seus filhos. Em uma linguagem direta e bastante sincera, a obra é indispensável para ensinar segredos às mulheres (e aos homens também!) que NÃO desejam romantizar essa etapa. É um refúgio de leitura!

Mãe em construção - reflexão, angústias e desafios, de Isabel Coutinho


Bela maternidade, de Bela Gil

Conhecida como uma das autoras de culinária, Bela Gil decidiu registrar também sua experiência de ser mãe. Em seu primeiro livro com a temática de maternidade, começando pela decisão de ter um filho ate a fase da introdução alimentar. Gravidez, a expectativa pelo parto, os dilemas da amamentação e os cuidados com o bebê e consigo mesma. A obra é quase um manual com dicas, receitas e informações para atravessar o período de uma forma saudável.

Bela maternidade, de Bela Gil


Parto Ativo – guia prático para o parto natural, de Janet Balaskas

A hora final do parto, embora tenha sua carga de boas expectativas, é também um fantasma que assombra muitas mulheres. Para viver essa experiência com intensidade é preciso, antes de mais nada, preparar o psicológico. Se você tem convicção de que deseja um parto totalmente natural, há um caminho de preparação na contramão das negatividades, distrações e focando a atenção em si mesma. Neste livro, Janet apresenta exercícios de yoga para a gravidez, aperfeiçoando nas gestantes sentimentos de empoderamento, calmaria, relaxamento e harmonia entre o corpo e a mente.

Parto Ativo - guia prático para o parto natural, de Janet Balaskas


Gestos de amor, gestos de cuidado, de André Trindade

Cuidar de um bebê demanda mais que amor e instinto. Exige precisão. Este livro encantador ensina pais, mães, professores e cuidadores em geral a lidar com seu filho ou filha de maneira coerente nas mais diversas situações: o banho, a amamentação, a massagem, o sono e muito mais. Belamente ilustrado e impresso em quatro cores, aborda ainda o desenvolvimento motor e cerebral das crianças desde o nascimento até os três anos

 Gestos de amor, gestos de cuidado, de André Trindade


Mãe de primeira viagem, de Kevin Leman

Saber da chegada do primeiro filho deixa as futuras mamães um tanto atordoadas e cheias de dúvidas, afinal de contas, o bebê não vem com um manual de instruções! Mas, sem dúvidas, esse é o melhor presente que você poderia ganhar: ser mãe. Há uma longa jornada à frente, repleta de grandes descobertas e marcada por muito amor e carinho. Mas o que realmente a espera? Como adaptar-se a esta nova fase com rapidez e segurança? Conte com Kevin Leman para ajudá-la a entender a dinâmica de sua nova vida como mãe de primeira viagem, a conhecer as necessidades de seu filho e a tomar as decisões mais acertadas, que favorecerão toda a família.

Mãe de primeira viagem, de Kevin Leman


125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê, de Jackie Silberg

Um livro cheio de ideias divertidas para desenvolver a capacidade cerebral dos bebês – os tijolos do aprendizado futuro. A obra apresenta as oportunidades pelo cotidiano para estimular o desenvolvimento cerebral durante o período crítico que vai do nascimento aos 12 meses. Toda brincadeira tem informações sobre a última palavra em pesquisa cerebral e uma discussão sobre a forma como a atividade em pauta promove a capacidade cerebral.

125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê, de Jackie Silberg


Uma pergunta por dia para mães, de Potter Style

A primeira edição da “novidade” do livro-diário ganhou uma nova versão exclusiva para mães. Para manter o dinamismo do ciclo da maternidade sempre vivo, funciona assim: são 365 perguntas diferentes, uma para cada dia do ano. Você começa qualquer dia e, percorridos doze meses, volta para o início. E é aí que reside o ponto alto do diário, porque cada novo ano é um convite a rever as respostas anteriores, revisitar as mais diversas lembranças e refletir sobre como tudo já mudou e se transformou.

 Uma pergunta por dia para mães, de Potter Style


Como as leituras podem ajudar no período da gestação e maternidade? Comente!

[wysija_form id=”5″]
Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares