8 livros para cuidar da saúde mental e espiritual

(3.3 Estrelas - 19 Votos)

Cada pessoa cuida de sua espiritualidade de uma forma, mas o importante é separar um tempo para cuidar de si mesmo

Em meio a tanto estresse do dia a dia, às vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde mental e espiritual. No entanto, separar um tempo para dar atenção a si mesmo é essencial para ajudar a enfrentar os percalços da vida com mais estabilidade, segurança e paz.

Cada pessoa cuida de sua espiritualidade e do autoconhecimento de uma forma. Por isso, fizemos uma lista com livros que vão auxiliar você neste processo de encontrar a paz interior e com os outros.

A seleção inclui títulos para você conectar-se consigo mesmo, como Zen para distraídos, de Monja Coen e Nilo Cruz, Espiritualidade para corajosos, de Luiz Felipe Pondé, e aprender sobre religiões, eO livro essencial de umbanda, de Ademir Barbosa Júnior.

Veja a lista completa e escolha a obra que combina mais com você!


Zen para distraídos – Princípios para viver melhor no mundo moderno, de Monja Coen e Nilo Cruz

É possível viver de maneira zen no meio da distração moderna. Viver nos grandes centros urbanos é um convite diário à distração. Manter o foco em tarefas simples, por mais fácil que pareça, se torna impossível com o excesso de informações e afazeres diários. Zen para distraídos aplica conceitos do budismo para melhorar o nosso bem-estar.


Amar e ser livre, de Sri Prem Baba

Neste livro, Prem Baba fala sobre a qualidade amorosa e o desenvolvimento das relações amorosas, mostrando que um relacionamento feliz vai além da realização pessoal. A construção de relacionamentos amorosos, saudáveis e construtivos é determinante para a construção de um mundo melhor, com menos maldade. Iluminando a nós mesmos, iluminaremos o mundo.


A ciência da meditação, de Daniel Goleman e Richard Davidson

Um livro transformador que nos mostra o poder surpreendente da meditação em nosso cérebro. Quarenta anos atrás, Daniel Goleman e Richard Davidson, amigos e colaboradores na Universidade Harvard, eram dois dos poucos cientistas que defendiam os benefícios da meditação para o cérebro. Hoje, ela passou a ser estudada em diversos laboratórios. Com base nas mais recentes pesquisas, os autores desconstroem concepções equivocadas e revelam o que podemos aprender sobre a meditação a partir de um surpreendente conjunto de dados. Eles compartilham pela primeira vez descobertas que mostram como essa prática pode mudar de forma extremamente positiva nossa maneira de pensar, sentir e agir.


Jesus de Nazaré, de Joseph Ratzinger Bento XVI

Em Jesus de Nazaré, o autor Papa Bento XVI pretende aproximar o leitor da figura de Jesus, visando fazer com que o mesmo se encontre e acredite nele. O livro foi publicado inicialmente em 2007.


O livro essencial da umbanda, de Ademir Barbosa Júnior

A umbanda é uma das religiões que mais cresce no país. Segundo Ademir Barbosa Júnior, ela alia o culto a entidades e orixás com a prática da caridade e atendimento fraterno a milhares de pessoas que procuram diariamente terreiros em todo o país.


Atenção plena: Mindfulness, de Mark Williams e Danny Penman

Este livro apresenta uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. O método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente.


Violetas na Janela, de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Patrícia desencarnou aos 19 anos. No mundo dos espíritos, recorda que despertou tranquilamente no plano espiritual, sentindo-se entre amigos. Feliz com a acolhida, adaptou-se à nova vida auxiliada por espíritos benfeitores que a receberam na Colônia São Sebastião. Em Violetas na janela, Patrícia explica o que é a desencarnação. Descreve as belezas do plano espiritual, onde não faltam trabalho, estudo e diversão.


Espiritualidade para corajosos, de Luiz Felipe Pondé

Muito além da fé em qualquer religião, a espiritualidade é uma busca por uma conexão com algo maior, divino. Afinal, o ser humano não precisa de respostas para tudo – ou precisa? É a partir dessa busca pelo sentido do mundo de hoje que Luiz Felipe Pondé escreveu Espiritualidade para corajosos.


O que achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *