Volta às aulas universitárias: 8 livros essenciais para cada área

(5 Estrelas - 1 Votos)

Com o fim das férias, chegou o momento de começar o novo período na universidade. Veja algumas das obras fundamentais de cada curso

Férias acabando e, com isso, o início de um novo período na universidade. Todos prontos para o volta às aulas? Chegou o momento de muito estudo e dedicação. Mas, fique tranquilo, vamos ajudar você a selecionar algumas dos principais livros pedidos em diferentes cursos.

Ao todo, nossa lista inclui oito títulos, desde a área de Exatas, com o livro Contabilidade de custos, de Eliseu Martins, e de Humanas, com Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, até a de Biomédicas, com Microbiologia dos alimentos, de Bernadette D. Gombossy de Melo Franco e Mariza Landgraf .

Confira a nossa lista completa e bons estudos!


Administração de marketing, de Philip Kotler

Nos últimos anos, o marketing tem sofrido muitas influências, em especial nos ambientes econômico, natural e tecnológico. Neste livro, ideal para os estudantes de marketing e de administração, Philip Kotler aborda temas como o marketing em tempos de crises econômicas e recessões, o avanço da sustentabilidade e do marketing “verde” e o desenvolvimento crescente do marketing digital.


Vade Mecum – OAB

Voltado para os alunos de Direito, este Vade Mecum é baseado no edital mais recente do Exame da OAB. O livro inclui, entre outros temas, novidades como Código Penal Militar, Código Eleitoral e CLT de acordo com as reformas e novas súmulas do STJ E TST.


Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire

Esta é uma das principais obras pedidas aos estudantes de Pedagogia. Neste livro, Paulo Freire apresenta as relações da estrutura social e indica os caminhos para o entendimento da pedagogia, analisando os fatores que influenciam o aprendizado.


Contabilidade de custos, de Eliseu Martins

Essencial para os estudantes da área de Exatas, este livro é voltado para situações típicas observadas no Brasil, para seus institutos legais, para as condições organizacionais prevalecentes no meio empresarial. Ao tratar dos critérios técnicos e legais relacionados, à contabilização dos custos da mão de obra e dos impostos, o texto refere-se explicitamente às condições brasileiras, destacando os principais aspectos relacionados aos encargos sociais existentes no país.


Os meios de comunicação como extensões do homem, de Marshall McLuhan

Neste livro revolucionário e desmistificador, um dos grandes pensadores de nosso século mostra como os meios de comunicação de massa afetam profundamente a vida física e mental do homem. Com isso, o levam do mundo linear e mecânico da Primeira Revolução Industrial para o novo mundo audiotáctil e tribalizado da Era Eletrônica. Esta obra de Marshall McLuhan é fundamental para os estudantes de Comunicação Social.


Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Aliando uma reflexão ampla sobre as teorias da comunicação e uma preocupação extremada em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, o livro cobre uma lacuna entre os livros tradicionais de Design. Ellen Lupton, uma das mais renomadas autoras e educadoras na área de design gráfico dos Estados Unidos, alia teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente. 


O olhar do turista, de John Urry

Turismo não é somente um aspecto fundamental da vida moderna, mas uma indústria expressiva. Neste livro, John Urry se propõe a construir uma sociologia do turismo diferente. Ele demonstra que o turismo merece atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças culturais na sociedade contemporânea.


Microbiologia dos alimentos, de Bernadette D. Gombossy de Melo Franco e Mariza Landgraf

Microbiologia dos Alimentos é livro-texto básico dirigido a estudantes e profissionais da área de alimentos, principalmente de Nutrição. A obra oferece as mais atuais informações disponíveis.


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares