Qual foi o primeiro livro que você leu na vida?

(5 Estrelas - 1 Votos)

É a primeira leitura que nos insere no mundo literário. Por meio das redes sociais, os leitores contaram qual foi a primeira obra que eles leram. Confira!

Cada livro provoca uma emoção diferente nas fases da nossa vida e nos oferece uma infinidade de histórias, sensações, conhecimentos e viagens por meio das narrativas. No entanto, é a primeira leitura que nos apresenta e nos insere no mundo literário. Crescemos, amadurecemos e sempre guardamos com carinho nas lembranças a primeira obra lida.

Prepare-se, então, para a sessão nostalgia. Por meio das redes sociais, os nossos leitores recordaram-se dos primeiros livros que eles leram. A lista inclui, principalmente, clássicos, como O guarani, de José de Alencar, e A droga da obediência, de Pedro Bandeira. Veja a lista e boa leitura!


Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho reúne as 11 histórias que Monteiro Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve e o Gato Félix.


Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling

Esta saga marcou gerações. Até os dez anos, o magricela e desengonçado Harry Potter era maltratado pelos tios Dursley, que o criavam. No dia do seu aniversário de 11 anos, descobriu que não era um garoto qualquer, e sim um bruxo, símbolo de poder e sabedoria. Precisava, portanto, iniciar com urgência a trajetória no cotidiano da magia e do sobrenatural.


A droga da obediência, de Pedro Bandeira

Este livro narra a história de uma turma de adolescentes que enfrenta o mais diabólico dos crimes. Com mistério e suspense, cinco estudantes – os Karas – enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga.

droga da obediencia

A ilha perdida, de Maria José Dupré

A ilha perdida é um dos principais clássicos da literatura infantojuvenil da Coleção Vaga-Lume. Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.


O guarani, de José de Alencar

Considerada a obra-prima do Romantismo brasileiro, O Guarani foi o primeiro livro de uma sequência de romances histórico-indianistas escritos por José de Alencar. O título reforça a visão do “bom-selvagem” com o intuito de valorizar e preservar a cultura nacional.


Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

A clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. É uma obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca.


Um certo capitão Rodrigo, de Erico Veríssimo

Quando Rodrigo Cambará surge no povoado de Santa Fé, a cavalo, chapéu caído na nuca, cabeleira ao vento, violão a tiracolo, parece chamar encrenca. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto. Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia.


Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Um comentário em “Qual foi o primeiro livro que você leu na vida?

  • 22.01.2019 a 1:43 pm
    Permalink

    Bonequinho doce – Alaíde Lisboa de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *