Conheça livros para ler em um dia

(4.2 Estrelas - 5 Votos)

Que tal aproveitar o momento em casa para atualizar leituras? Selecionamos dez obras curtas, mas intensas e inesquecíveis!

Mesmo em casa, continuamos a ter sempre mil tarefas e questões a resolver. Trabalhos, estudos, afazeres domésticos, tudo parece se multiplicar nesse momento. Mas, em meio às nossas rotinas atribuladas, é muito importante reservar um tempinho para botar as leituras em dia. Para ajudar você a escolher o seu próximo livro, preparamos uma lista com títulos que podem ser lidos de uma vez só.

Mas pode ficar tranquilo: tamanho não é documento! Escolhemos títulos curtos, mas intensos e inesquecíveis. São obras para todos os gostos, desde os clássicos até os de poesia e de equilíbrio pessoal. Confira a lista e boa leitura!!


A Parte Que Falta, Shel Silverstein

A Parte Que Falta mergulha na conversa sobre a busca do autoconhecimento e da completude através da história de um ser circular a quem falta uma parte. Otimista, ele se lança no mundo à procura de preencher esta lacuna, mas percebe que as relações interpessoais são muito mais complexas do que pensava. Além disso, descobre que a felicidade quase sempre está dentro de nós mesmos e não nos outros.


As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, Haemin Sunim

O livro é ideal para quem quer tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Com delicadas ilustrações, As coisas que você só vê quando desacelera pretende nos ajudar a compreender aspectos dos nossos relacionamentos, trabalho e aspirações, bem como a nossa espiritualidade a partir de um novo prisma.


As mais belas coisas do mundo, Valter Hugo Mãe

Em As mais belas coisas do mundo, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, bem como os seus ensinamentos e a maneira como ele provocava a curiosidade do garoto na investigação dos sentimentos das pessoas. O conto de Valter Hugo Mãe examina a partir da perspectiva infantil o que seriam as mais belas coisas do mundo.


Coisas nossas, Luiz Antonio Simas

Em Coisas Nossas, Luiz Antonio Simas compartilha com os leitores um conjunto de crônicas que celebram a cultura de rua do Rio de Janeiro, sobretudo, da Zona Norte e do subúrbio da cidade. Em narrativas curtas narrativas, o autor explora a trajetória de personagens lendários e de causos que envolvem desde Gerson, um dos maiores pipeiros do Rio, ao nada comum funcionário exemplar de Dom João.


Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, Jarid Arraes

Em Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, a escritora Jarid Arraes resgata a memória de quinze mulheres negras que foram verdadeiras heroínas brasileiras em suas trajetórias marcadas pela luta por liberdade e direitos, pela reivindicação de seus espaços na política e nas artes e por levantarem as suas vozes contra a injustiça e a opressão


O Sol na Cabeça, Geovani Martins

Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra em cores e ambientes vivos a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades típicas da idade são somadas à violência de crescer no lado menos favorecido do Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI, também conhecido como “Cidade Partida”.


O Peso do Pássaro Morto, Aline Bei

O Peso do Pássaro Morto acompanha a trajetória de uma mulher, dos 8 aos 52 anos, percorrendo desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. No romance de estreia de Aline Bei conhecemos uma mulher que, com todas as forças, tenta resistir à dor de que é feita.


Tudo nela brilha e queima – Poemas de luta e amor, Ryane Leão

O livro de estreia de Ryane Leão expõe as vivências da professora e poeta em um mundo que insiste em silenciar as vozes de mulheres negras. Em Tudo Nela Brilha e Queima, Ryane compartilha com os leitores as suas experiências com o amor, a rotina, a cidade, as transições, os recomeços, os tropeços, as partidas e as contrapartidas.


Um carinho na alma, Bráulio Bessa

Com ilustrações de André Nódoa, Um carinho na alma é o último livro de Bráulio Bessa e a companhia ideal para aconchegar o coração. Na obra, o poeta cearense oferece uma poesia que finca raízes no cordel tradicional, mas vai além, explorando também outras referências literárias. Os versos de Bessa falam sobre temas como amor, infância, esperança e amizade, mas também sobre seca, injustiça e falsidade.


Quais livros você acrescentaria à lista?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *