9 livros para ficar por dentro do mundo das celebridades
Que tal conhecer biografias daquelas personalidades que você mais admira? Confira a nossa seleção completa!
As biografias têm conquistado cada vez mais espaço entre os leitores. Além das que falam sobre fatos históricos, há aquelas que destrincham a vida e a carreira de celebridades. Por meio desses livros, descobrimos detalhes do dia a dia dos famosos, lemos entrevistas inéditas e até vemos fotos pessoais dos biografados. As narrativas nos envolvem e nos aproximam das celebridades.
Atualmente, algumas biografias ocupam as listas de lançamentos e dos mais vendidos. Entre os mais recentes títulos estão Aprendizados – Minha caminhada para uma vida com mais significado, de Gisele Bündchen, e Elza, de Zeca Camargo. Que tal conhecer mais sobre a vida das celebridades? Veja a nossa lista completa!
Aprendizados – Minha caminhada para uma vida com mais significado, de Gisele Bündchen
A caminhada de Gisele Bündchen começou no Rio Grande do Sul, numa casa com cinco irmãs, jogando vôlei e resgatando cães e gatos de rua. Nessa época, a carreira dos sonhos de Gisele estava bem longe das passarelas e mais próxima das quadras de vôlei. Mas, aos 14 anos, numa viagem a São Paulo, o destino interveio e colocou um olheiro em seu caminho. Gisele se tornou um ícone, deixando uma marca permanente na indústria da moda. Porém, até hoje, poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira Gisele, uma mulher cuja vida privada é o oposto de sua imagem pública.
Na minha pele, de Lázaro Ramos
O ator Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Em Na minha pele, Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, o artista nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos.
Elza, de Zeca Camargo
Elza é a biografia definitiva de uma das maiores cantoras de todos os tempos e ícone cultural brasileiro. No livro, Zeca Camargo narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira e, mais recentemente, nos ovacionados e premiados a mulher do fim do mundo e Deus é mulher. A obra foi construída a partir de muita pesquisa do autor e ao longo de dezenas e dezenas de encontros entre Elza e Zeca no apartamento da autora, no Rio de Janeiro.
Se não eu, quem vai fazer você feliz?, de Graziela Gonçalves
Neste livro, Graziela Gonçalves conta sua relação de quase 20 anos com Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., que morreu em março de 2013. Ela conheceu o cantor antes do grupo fazer sucesso e ser um dos mais populares do país. A mulher teve participação importante na construção da banda e foi a grande musa inspiradora de Chorão. Passou com ele os piores momentos e o ajudou a enfrentar a dependência química.
Vira-lata de raça – Memórias, de Ney Matogrosso e Ramon Nunes de Mello
O cantor Ney Matogrosso, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lembra de momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, dos anos 1970, quando despontou no cenário nacional com a banda Secos & Molhados, até agora. Ele ressalta a importância de sua formação familiar – principalmente a relação conturbada com a autoridade do seu pai –; os lugares onde viveu pelo país; a forte conexão espiritual com a natureza; a experiência com as drogas; a certeza e o desejo de ser um artista realizado e o combate a censura e transgressão estética.
Minha história, de Michelle Obama
Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama consolidou-se como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos, ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, posicionou-se como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país.
Elis Regina – Nada será como antes, de Julio Maria
Este livro narra a vida da cantora Elis Regina desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava ‘Fascinação’ ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos. No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme o autor foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar.
Hebe – A biografia, de Artur Xexéo
O escritor Artur Xexéo foi indicado na categoria Biografias com o livro Hebe, a biografia. No livro, o jornalista dedica-se a contar toda a trajetória da cantora e apresentadora que marcou a história do rádio e da televisão no Brasil. Com depoimentos de artistas que acompanharam de perto a carreira de Hebe e relatos dos familiares da apresentadora, este livro vai encantar tanto aos fãs dessa mulher que deixou sua marca na TV brasileira e os aficionados pela história da televisão e do rádio.
Bowie – A biografia, de Marc Spitz
O astro de rock/pop inglês David Bowie possui uma legião de fãs e marcou não somente a música como o comportamento de várias gerações. Sua biografia vai desde a infância até a recente (e aparente) aposentadoria. O artista decolou para o sucesso com sua imagem andrógina no álbum Ziggy Stardust e ganhou ainda mais espaço com sua participação em filmes como “Fome de Viver” e “Furyo”. Além da carreira, o livro traz detalhes de sua vida pessoal, especialmente sobre a bissexualidade e o vício em cocaína.
Qual livro você incluiria na lista? 🙂
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022