[Tecnologia] Você sabe o que é EVA?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Desenvolvida dentro da Estante Virtual, fábrica de inovação da Livraria Cultura leva no nome uma homenagem a Eva Herz

Inovação e tecnologia estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. É dentro deste contexto que surge o EVA. Desenvolvido dentro da Estante Virtual, no Rio de Janeiro, o laboratório de inovação da Livraria Cultura tem o objetivo de desenvolver e entregar soluções inovadoras com base nas estratégias do mercado tecnológico, como mobile, internet e inteligência aplicada.

Com um nome que homenageia Eva Herz, pioneira da Livraria Cultura, o EVA é formado por uma equipe ágil e multidisciplinar, que fornece inovação para as três marcas – Estante Virtual, Livraria Cultura e Fnac – e colabora para o mercado de tecnologia. O grupo é agente de transformação cultural e prepara o terreno para encarar os desafios futuros na área.

Eventos de tecnologia

Antes mesmo da criação do EVA, a Livraria Cultura começou a se fortalecer no mercado tecnológico com frequentes eventos relacionados ao setor. Na segunda-feira (20), será realizado o 16º Product Arena, no Teatro Eva Herz, na Rua Senador Dantas, nº45, na Cinelândia, Centro do Rio. O encontro discutirá os diferentes caminhos do mobile e a criação de soluções a partir de experiências que engajam e retêm públicos distintos.

A nova edição do Product Arena receberá o líder de Mobile da Ingresso.com, Alexandre Marones; o líder Técnico e de Produto da Tilt, Allan Marques Baptista; a gerente de Produto do Passei Direto, Maíra Amelia, e o líder de Produto da Koin, Otávio Souza.

Co-fundador do Product Arena, Horácio Soares enaltece o formato de como esses eventos são realizados e diz que os encontros são fundamentais para discutir conteúdos que normalmente não são debatidos em cursos de tecnologia.  Ele lembra que mais da metade das pessoas que usam a Internet só acessam via celular.

“Os profissionais têm oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de outras empresas. Nesse evento de segunda, vamos discutir os caminhos do mobile e de que forma podemos aplicar os novos modelos. É preciso discutir essa mudança de paradigma”, explica.

Data Bootcamp

Na última segunda-feira (13), aconteceu o primeiro Data Meetup Brasil na Livraria Cultura. O evento apresentou ao público participante a área de data science ou ciência de dados. Uma área interdisciplinar voltada para extração do conhecimento e insigths para tomadas de decisão estratégicas e compartilhamento de informações.

O primeiro palestrante da noite, Renan Oliveira, pioneiro no uso de Big Data no Brasil, abordou exemplos de Machine Learning no mercado e as vantagens para empresas que utilizam essa análise. Além da crescente buscas por profissionais capacitados. “A ciência de dados reduz o custo da empresa, auxilia na credibilidade para tomada de decisões e facilita o conhecimento do produto”, explica.

Andre Lobato Ramos, data scientist e estatístico, na globo.com, apresentou projetos em mineração de texto (Text Mining), extração de dados não estruturados para análise de padrões e associações. “As pessoas acham que é mágica, mas é possível”, brinca.

Por fim, a desenvolvedora e data scientist Jessica Temporal, integrante do podcast Pizza de Dados dividiu com o público o projeto Serenata de Amor, inteligência artificial para controle e fiscalização de gastos públicos para compartilhamento do público. “A Serenata criou a Rosie: uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, feitos em exercício de sua função, identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los”, conta. O projeto aceita doações e apoio de novos parceiros para continuar atuando.

Com colaboração de Natália Figueiredo

[wysija_form id=”5″]

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses