[Tecnologia] Você sabe o que é EVA?
Desenvolvida dentro da Estante Virtual, fábrica de inovação da Livraria Cultura leva no nome uma homenagem a Eva Herz
Inovação e tecnologia estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. É dentro deste contexto que surge o EVA. Desenvolvido dentro da Estante Virtual, no Rio de Janeiro, o laboratório de inovação da Livraria Cultura tem o objetivo de desenvolver e entregar soluções inovadoras com base nas estratégias do mercado tecnológico, como mobile, internet e inteligência aplicada.
Com um nome que homenageia Eva Herz, pioneira da Livraria Cultura, o EVA é formado por uma equipe ágil e multidisciplinar, que fornece inovação para as três marcas – Estante Virtual, Livraria Cultura e Fnac – e colabora para o mercado de tecnologia. O grupo é agente de transformação cultural e prepara o terreno para encarar os desafios futuros na área.
Eventos de tecnologia
Antes mesmo da criação do EVA, a Livraria Cultura começou a se fortalecer no mercado tecnológico com frequentes eventos relacionados ao setor. Na segunda-feira (20), será realizado o 16º Product Arena, no Teatro Eva Herz, na Rua Senador Dantas, nº45, na Cinelândia, Centro do Rio. O encontro discutirá os diferentes caminhos do mobile e a criação de soluções a partir de experiências que engajam e retêm públicos distintos.
A nova edição do Product Arena receberá o líder de Mobile da Ingresso.com, Alexandre Marones; o líder Técnico e de Produto da Tilt, Allan Marques Baptista; a gerente de Produto do Passei Direto, Maíra Amelia, e o líder de Produto da Koin, Otávio Souza.
Co-fundador do Product Arena, Horácio Soares enaltece o formato de como esses eventos são realizados e diz que os encontros são fundamentais para discutir conteúdos que normalmente não são debatidos em cursos de tecnologia. Ele lembra que mais da metade das pessoas que usam a Internet só acessam via celular.
“Os profissionais têm oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de outras empresas. Nesse evento de segunda, vamos discutir os caminhos do mobile e de que forma podemos aplicar os novos modelos. É preciso discutir essa mudança de paradigma”, explica.
Data Bootcamp
Na última segunda-feira (13), aconteceu o primeiro Data Meetup Brasil na Livraria Cultura. O evento apresentou ao público participante a área de data science ou ciência de dados. Uma área interdisciplinar voltada para extração do conhecimento e insigths para tomadas de decisão estratégicas e compartilhamento de informações.
O primeiro palestrante da noite, Renan Oliveira, pioneiro no uso de Big Data no Brasil, abordou exemplos de Machine Learning no mercado e as vantagens para empresas que utilizam essa análise. Além da crescente buscas por profissionais capacitados. “A ciência de dados reduz o custo da empresa, auxilia na credibilidade para tomada de decisões e facilita o conhecimento do produto”, explica.
Andre Lobato Ramos, data scientist e estatístico, na globo.com, apresentou projetos em mineração de texto (Text Mining), extração de dados não estruturados para análise de padrões e associações. “As pessoas acham que é mágica, mas é possível”, brinca.
Por fim, a desenvolvedora e data scientist Jessica Temporal, integrante do podcast Pizza de Dados dividiu com o público o projeto Serenata de Amor, inteligência artificial para controle e fiscalização de gastos públicos para compartilhamento do público. “A Serenata criou a Rosie: uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, feitos em exercício de sua função, identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los”, conta. O projeto aceita doações e apoio de novos parceiros para continuar atuando.
Com colaboração de Natália Figueiredo
[wysija_form id=”5″]- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022