7 perfis no Instagram para quem é viciado em ler

(2.7 Estrelas - 45 Votos)

Páginas oferecem dicas literárias e resenhas a leitores. Quer ficar por dentro desta nova tendência? Confira a lista completa!

O hábito da leitura sofreu significativas mudanças nos últimos anos, principalmente com o surgimento das redes sociais. O Instagram, por exemplo, se tornou a ferramenta ideal para os leitores viciados. Por meio de perfis literários, os internautas têm acesso a resenhas e dicas de livros. Normalmente, os instagrammers (como são chamados os administradores das páginas) são jovens e utilizam uma linguagem mais informal do que nas tradicionais críticas publicadas na grande imprensa, o que torna o assunto mais atraente ao público.

Boa parte deles também tem um canal no Youtube e uma página no Facebook, como Mell Ferraz, do Literature-se, e a jornalista Manu Mayrink, do Alguém viu meus óculos?. Para anunciar um livro, eles fazem parcerias com editoras e autores. Com as editoras, os instagrammers literários recebem as obras e têm um prazo para ler e fazer as resenhas. Já no caso dos autores, os próprios escritores os procuram para divulgar os livros.

Que tal se inserir nessa nova tendência de leituras? Selecionamos sete páginas para te ajudar a conhecer melhor os instagrammers literários. Veja a lista completa!


Tatiana Feltrin

Leitora voraz, a tradutora Tatiana Feltrin publica dicas de livros para todos os gostos em seu perfil. Atualmente, a instagrammer tem 75,5 mil seguidores. Formada em Letras, Tatiana ficou conhecida após criar seu canal no Youtube, em 2007, que hoje reúne 293 mil seguidores e contabiliza mais de 29 milhões de visualizações. Ela já é quase uma celebridade no meio literário.

O vídeo de domingo já está no canal \o/ #12livrospara2018

Uma publicação compartilhada por Tatiana Feltrin (@tatianafeltrin) em


Jornal Rascunho

A lista não poderia deixar de fora o perfil do principal jornal literário brasileiro. Conhecido por disponibilizar todo conteúdo da versão impressa de forma gratuita, o Rascunho também está presente no Instagram com dicas de livros e de eventos relacionados à literatura. No perfil, os internautas ficam ainda por dentro das próximas edições do jornal.


Literature-se

Este é um dos perfis mais bombados do Instagram. Administrada por Mell Ferraz, estudante de Estudos Literários da Unicamp, a página reúne mais de 33 mil seguidores. Nela, a jovem fala sobre livros e interage com os internautas. Ela também tem um canal no Youtube, com 84 mil seguidores.

Em mais uma biblioteca (dessa vez, trabalhando). #library #studygram ou #workgram? 😅 #books

Uma publicação compartilhada por Mell Ferraz (@blogliteraturese) em


Livrada

Criada por Yuri Al’Hanati, a página Livrada reúne mais de 18,3 mil seguidores no Instagram. No perfil, ele posta dicas sobre livros e anuncia os próximos vídeos de seu canal no Youtube. Na bio, Yuri se define como “lutando contra a ignorância e contra o esnobismo intelectual ao mesmo tempo. Sempre selvagem”.

 


LiteraTamy

Com mais de 12 mil seguidores, a página LiteraTamy compartilha “experiências literárias”. A página é ideal para os leitores que procuram resenhas de livros. Entre as obras indicadas por Tamy estão “Hibisco roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie, e “Verão no aquário”, de Lygia Fagundes Telles. LiteraTamy também está presente no Youtube e Facebook.

“Fui até a janela. E fiquei a olhar os quintais que se aninhavam ao redor do edifício. […] Senti um certo alívio: assim do alto não se veem as nódoas das roupas e não se reconhecem os bichos que estão sendo torturados. Nem repugnância nem piedade.” . . . Pensem em um livro que cresce imensamente na releitura. Dessa vez Raíza e suas imagens me pegaram de jeito e eu fiquei completamente submersa nesse aquário sufocante — logo eu, que nem sei nadar! Tem vídeo no canal e texto no site sobre o segundo romance de Lygia Fagundes Telles, parte do projeto #euleioLygiaFTelles em parceria com a @bibliotecalygiana. O próximo a ser (re)lido é “Antes do baile verde”. Lembrando que quem comprar qualquer livro da autora paulistana na @luminarioslivraria com o promocode LITERATAMY ganha 20% de desconto. Link para a resenha na bio! . . . #veraonoaquario #lygiafagundestelles #lygiaftelles #leiamulheres #luminarioseliteratamy

Uma publicação compartilhada por LiteraTamy (@literatamy) em


Alguém viu meus óculos?

Criado pela jornalista Manu Mayrink, o Alguém viu meus óculos? é um perfil voltado para literatura, entretenimento e cultura de um modo geral. A profissional dá dicas de livros e de eventos culturais, principalmente no Rio de Janeiro.


Livros e pessoas

Esta página se dedica, principalmente, a publicar belas fotos de livros. Com 35,5 mil seguidores, o perfil conquista os internautas pelas imagens e sugestões de obras. Entre as fotos mais populares estão as que mostram o “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa, e a que exibe um exemplar de “Mindset – A nova psicologia do sucesso”.

Foto linda da @poesiaeamorelivros com essa obra incrível!

Uma publicação compartilhada por Livros e Pessoas (@livrosepessoas) em


Já conhecia os perfis? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *