7 livros essenciais de Amós Oz

(3 Estrelas - 34 Votos)

Escritor israelense é fundador do Movimento Paz Agora. Premiado, ele reúne extensa obra com romances, ensaios e críticas. Confira a lista!

Um dos escritores israelenses mais traduzidos do mundo, Amós Oz ganhou mais espaço nas livrarias brasileiras e conquistou leitores no país nos últimos anos. Com uma extensa obra de romances, ensaios e críticas, o autor já conquistou os prêmios Israel, Goethe e Príncipe das Astúrias, e também foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura, em 2002. Em seus livros, Amós une a literatura com assuntos sociais. Ativista político, ele foi o fundador do Movimento Paz Agora, que defende a criação de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina.

O escritor, de 79 anos, adotou o sobrenome Oz, que significa “coragem” em hebraico, depois da morte de sua mãe. Amós viveu décadas no assentamento agrícola kibutz Hulda e participou das forças de defesa de Israel nos conflitos com a Síria. Após concluir o serviço militar, ele estudou Filosofia e Literatura na Universidade Hebraica, em Jerusalém. Além de atuar como professor, o israelense lutou na guerra dos Seis Dias, em 1967, e na de Yom Kippur, em 1973.

LEIA TAMBÉM: Segundo round: 18 melhores títulos de ficção

O livro Meu Michel, lançado em 1968, projetou o autor no cenário da literatura do Ocidente. Já em 2003, Amós lançou o livro autobiográfico De amor e trevas, que depois recebeu uma adaptação no cinema. Para homenagear o autor, selecionamos sete livros indispensáveis para conhecer a obra de Amós Os. Confira a nossa lista completa!


Meu Michel

Nada melhor do que começar a lista com o livro que projetou Amós Os no Ocidente. Meu Michel é o retrato magistral de uma mulher que desliza lentamente para a névoa do delírio esquizofrênico, em Jerusalém, na década de 1960. O livro conta a história da protagonista Hana Gonen, de 30 anos. Ela é casada com um geólogo calmo, trabalhador, sensível, o “meu Michel”. Ao contrário do marido, ela se apega à memória e às palavras como quem se agarra a um parapeito em um lugar muito alto. No entanto, ao longo do tempo, a lacuna entre o casal se expande.

Amós Oz, Meu Michel


Judas

O livro Judas retrata a história do jovem Samuel Ash, que se vê obrigado a procurar emprego após ser abandonado pela namorada e os pais declararem falência. Ele abandona a universidade e interrompe a escrita de sua tese de doutorado. Samuel encontra refúgio e emprego em uma antiga casa de pedra situada no extremo de Jerusalém, onde também mora Atalia Abravanel, uma mulher sensual e enigmática. O protagonista se vê diante de um dilema em relação a ela: desejo e curiosidade para saber quem é ela.


Como curar um fanático

A guerra em Jerusalém é retratada no livro Como curar um fanático, após o autor testemunhar as consequências perigosas do fanatismo. Esta obra reúne dois ensaios concisos e poderosos, nos quais Amós Os oferece uma visão única sobre a natureza do extremismo e propõe uma aproximação ponderada para solucionar o conflito entre Israel e Palestina. Lançado em 2016, o livro é ideal para quem quer procura uma contextualização ampla sobre o tema, envolvendo a morte de Yasser Arafat e a Guerra do Iraque.

Como curar um fanático, Amós Oz


O monte do mau conselho

O monte do mau conselho foi publicado pela primeira vez em 1976, quando o autor se preparava para vivenciar um momento de intensa militância política. Neste livro, Amós Os recria a sua infância em Jerusalém e entrecruza dados autobiográficos, personagens da “grande” história e as vidas de pessoas comuns. Os personagens desta obra, publicada em 1976, convivem com as feridas mal curadas de seus pais, que têm de assimilar o desligamento das raízes europeias.

 

 

Amós Os, O monte do mau conselho


A caixa preta

Romance epistolar, A caixa preta tem todos os vestígios de uma catástrofe: razões da queda, gritos de horror, pânico. No entanto, a caixa preta a que se refere o título não pertence a um avião, e sim a uma relação amorosa desfeita. Após anos do divórcio, a esposa rejeitada Ilana tenta passar a limpo seu casamento com o professor e escritor mundialmente famoso, Alex Guideon. Com dinheiro, ele tenta silenciar o passado que sangra, mas o ex-casal tem que lidar também com o filho Boaz, explodindo de juventude e violência, além do novo marido de Ilana, um burocrata medíocre.

Amós Oz, A caixa preta


Uma certa paz

Uma certa paz é um dos livros mais aclamados de Amós Oz. Publicada originalmente em 1982, a obra retrata a vida do jovem Ionatan Lifschitz, de 26 anos, frustrado com sua vida monótona e regrada. As difíceis relações familiares são o foco do autor neste livro. Ele leva para o seio familiar as contradições e dificuldades políticas que Israel enfrentava na década de 1960, às vésperas da Guerra dos Seis Dias. O escritor dá voz aos pensamentos de suas personagens, por mais rígidos que sejam.

 

Uma certa paz, Amós Oz


Mais de uma luz

A lista também não poderia deixar de incluir o livro mais recente de Amós Oz, Mais de uma luz. Nesta obra, o israelense se confirma como um dos mais poderosos ensaístas da atualidade. O livro reúne três ensaios: no primeiro, o autor amplia seu artigo clássico Como curar um fanático, argumentando em defesa da controvérsia e da diferença. Já o segundo ensaio foi inspirado no livro Os judeus e as palavras, no qual ele reflete sobre o judaísmo como eterno jogo de interpretação. E o texto final discute a questão da convivência em uma das regiões mais disputadas do mundo.

Amós Oz, Mais de uma luz


Sentiu falta de algum livro nessa lista? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *