7 livros para conhecer a obra de Jean-Paul Sartre

(2.4 Estrelas - 51 Votos)

Conhecido pela corrente existencialista, filósofo francês faria 113 anos no dia 21 de junho. Selecionamos alguns dos principais títulos do pensador

Nascido em Paris, no dia 21 de junho de 1905, Jean-Paul Sartre foi um dos principais filósofos franceses. Com grande repercussão na literatura, teatro e cinema, a corrente existencialista do pensador se destacou na França entre as décadas de 1950 e 1960. A obra do intelectual, considerado engajado, influenciou de forma política, social e cultural o país. Ele dizia que o homem é um tipo diferente de ser, já que pode pensar sobre o mundo e também a própria existência.

Criado pela mãe e avô, Sartre estudou na Escola Normal Superior e cursou mestrado na Universidade de Sorbonne, onde conheceu a escritora Simone de Beauvoir, com quem manteve um relacionamento até o fim da vida. Durante 14 anos, o pensador deu aulas de filosofia em diversas escolas. No entanto, em 1939, ele foi recrutado para a Segunda Guerra Mundial, onde foi prisioneiro dos alemães por um ano. Após ser solto, Sartre lecionou novamente e fundou o Movimento Socialismo e Liberdade.

Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem.”

A partir da fundação do movimento, Sartre se aproximou ainda mais do comunismo. Ele criou a revista Les Temps Modernes, em 1945, e foi o primeiro diretor do jornal Libération. Onze anos depois, ele rompeu com o modelo socialista russo por causa da intervenção das tropas soviéticas na Hungria e adotou o comunismo maoísta. Para ele, o marxismo era a “filosofia inevitável de nosso tempo”. À época, ele se posicionou a favor da libertação da Argélia, dos movimentos estudantis de 1968 e da Revolução Cultural da China.

Sartre morreu no dia 15 de abril de 1980, aos 74 anos, no Hospital Broussais, em Paris. Mais de 50 mil pessoas acompanharam o funeral no Cemitério de Montparnasse. Para homenagear os 113 anos do nascimento do pensador, selecionamos sete obras para quem quer conhecer a obra do autor. Ficou curioso? Confira a lista completa!


 A náusea

Publicado em 1938, o livro A náusea é fundamental para entender os princípios do existencialismo de Sartre. O primeiro romance do pensador reúne todos os conceitos da corrente existencialista e é escrito sob a forma de um diário íntimo. O autor constrói o romance filosófico a partir dos sentimentos e da observação de ações banais do protagonista Antoine Roquentin. Ao andar por uma cidade desconhecida, o personagem é confrontado com o absurdo da condição do ser humano.

A náusea, Jean-Paul Sartre


O muro

O muro reúne cinco contos escritos por Jean-Paul Sartre às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Em todas as histórias, o pensador discute questões relacionadas à consciência política e filosófica. O apelo é feito a causas como valores burgueses, preconceitos sexuais e raciais. A obra é indicada a todos os humanos inconformados com a forma que a realidade do mundo é imposta.

Jean-Paul Sartre, O muro


O existencialismo é um humanismo

Este é mais um livro para quem quer conhecer a fundo a corrente existencialista de Sartre. O existencialismo é um humanismo foi o título da conferência proferida pelo filósofo, em Paris, na França, em outubro de 1945. O objetivo do pensador era defender a teoria das críticas que estava recebendo. O texto foi transcrito diretamente das falas na palestra e pouco retocado por Sartre.

O existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre


A idade da razão

Contextualizado em Paris, na década de 1930, o romance A idade da razão gira em torno da vida do professor de filosofia Mathieu, que procura dinheiro para pagar por um aborto para sua amante, Marcelle. Mais uma vez, a noção existencialista está presente nesta obra de Sartre. O livro retrata também o perfil psicológico dos personagens e mostra como a concepção do pensador sobre liberdade está relacionada à existência humana.

A idade da razão, Jean-Paul Sartre


O diabo e o bom Deus

Em O diabo e o bom Deus, Sartre adota um diálogo que transmite uma mensagem ao mesmo tempo crítica e realista. O texto desta peça teatral tem como pano de fundo o período da Alemanha renascentista, entre os séculos 15 e 16, e discute as noções de bem e mal por meio do existencialismo. Naquela época, havia a presença forte da Igreja Católica, principalmente do clero, militares, pobres e campesinos.

 

O diabo e o bom deus, Jean Paul Sartre


A imaginação

A imaginação é uma obra fundamental para conhecer Sartre antes da corrente existencialista e pré-Segunda Guerra Mundial. Os conceitos apresentados neste livro ainda são embriões de um novo pensamento. Ele apresenta as contradições intrínsecas sobre o costume de se pensar a natureza da imagem a partir de uma experiência reflexiva. Na introdução, o filósofo afirma que uma folha em branco não é apenas uma folha em branco, e propõe uma teoria única para analisar a imagem sem renegar os estudos anteriores.

A imaginação, Jean-Paul Sartre


Com a morte na alma

Escrito em 1949, Com a morte na alma é o terceiro romance da trilogia Os caminhos da liberdade. A obra tem como pano de fundo a queda da França, em 1940, e retrata os sentimentos angustiantes de um grupo de franceses. No lugar da apatia pré-guerra, eles começam a ter uma consciência da dignidade da resistência individual e de solidariedade com outros povos oprimidos.


Sentiu falta de algum livro nessa lista? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]
Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Um comentário em “7 livros para conhecer a obra de Jean-Paul Sartre

  • 14.12.2018 a 10:05 am
    Permalink

    O Ser e o Nada; impactante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares